terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Fatec e Salles Gomes ganham bolsas de estudo de inglês nos EUA

Do jornal O Progresso de Tatuí

O Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza vai oferecer 600 bolsas de estudo de inglês nos Estados Unidos. Quinhentos alunos e cem professores de inglês das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) serão beneficiados.

Em Tatuí, o programa selecionou dois alunos do sexto e último semestre do curso da Fatec de tecnologia em gestão empresarial com ênfase no comércio exterior, Cíntia Fernanda de Proença Oliveira e Lucas Aparecido Rodrigues, e uma aluna da Etec, Margarete Zanetti, do curso de administração. Já os docentes selecionados foram os professores de inglês Ademar Soares Castelo Branco e Vanderlei dos Santos.

O programa foi lançado na terça-feira, 14, pelo governador do Estado, Alberto Goldman. Estiveram presentes no evento, realizado no Palácio dos Bandeirantes, o secretário de Desenvolvimento, Luciano Almeida, e a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, entre outras autoridades. Também participam da cerimônia diretores, professores e alunos de Etecs e Fatecs, entre os quais, o diretor da Fatec de Tatuí, Mauro Tomazela.

Os cursos, que terão a duração de um mês, acontecerão em cidades de diversos Estados norte-americanos, como Chicago e Los Angeles. Eles têm o objetivo de incentivar o aprimoramento da formação acadêmica e o ingresso no mercado de trabalho. Para os docentes, tem foco no ensino e oferece uma importante oportunidade de aperfeiçoamento profissional.

Os bolsistas terão todas as despesas pagas, que incluem viagem, curso, alimentação, acomodação, passagem aérea, traslado, transporte interno nos Estados Unidos e seguro saúde. A empresa que ganhou a licitação e será responsável pela viagem e estadia dos estudantes e professores é a STB Student Travel Bureau, empresa brasileira do segmento de turismo.

Para o diretor da Fatec do município, este é um programa inédito no país, e os selecionados devem aproveitar ao máximo. “Os contemplados devem apresentar resultados para que o projeto se torne contínuo, eles devem ser os embriões. O Brasil ainda é muito defasado quanto ao ensino de segunda e terceira língua”, afirmou o diretor.

Na primeira etapa do programa, mais de 8.000 inscritos participaram do processo seletivo, realizado em outubro. Cinquenta professores viajam para os EUA em janeiro de 2011. Já a ida dos primeiros 250 alunos ocorre em março e abril. A segunda etapa será no segundo semestre de 2011.

O investimento total do governo do Estado será de R$ 5,8 milhões. “Esse benefício não é só para alunos e professores, é também para o país. Estamos preparando vocês para que possam contribuir para o desenvolvimento do Estado e do país”, ressaltou Goldman. “Essa é uma experiência muito importante tanto para a vida acadêmica quanto para o currículo desses alunos. Para os professores, é uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional”, afirmou a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.

CENTRO PAULA SOUZA

Autarquia do governo de São Paulo ligada à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas - unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec -, em mais de 200 cidades paulistas. As Etecs atendem a cerca de 200 mil estudantes no ensino médio e técnico, preparando-os para os setores industrial, agropecuário e de serviços. Nas Fatecs, mais de 46 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação tecnológica.

ESCOLAS DA REGIÃO

Na região de Sorocaba, à qual Tatuí pertence, foram selecionados estudantes das Fatecs de Tatuí, Botucatu, Capão Bonito, Itapetininga e Sorocaba, e de 15 Etecs: de Tatuí, Avaré, Botucatu, Cerqueira César, Itapetininga, Itapeva, Piedade, Piraju, São Manuel, São Roque, Sorocaba, Taquarituba, Taquarivaí e Votorantim.

2 comentários:

♥ Michele & Diassis ♥ disse...

Adoreei essa iniciativa principalmente porque meu irmão foi um dos escolhidoos!
quee sejaa sempre aberta essas oportunidasdes para os joveens !

valeeu!

Anônimo disse...

Como profissional de tradução simultânea vejo particularmente com bons olhos iniciativas de intercâmbio como estas. Eu já tive a oportunidade de realizar trabalhos em Tatuí e na oportunidade americanos, latinos e brasileiros compartilharam muitas informações, muitas experiências. Isso com certeza ajudou a região a se desenvolver ainda mais!

Postar um comentário