quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí faz homenagem a Almeida Prado

A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí faz, no próximo domingo, dia 5 de dezembro, concerto especial em homenagem ao compositor Almeida Prado, falecido recentemente. A regência será de Marcelo Maganha, com participações especiais de alunos do Conservatório de Tatuí. O concerto será às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira.

Fazem participações especiais no concerto o trompetista peruano Dan Yuri (recém-formado pelo Conservatório de Tatuí) e os alunos da classe de regência do professor Dario Sotelo Anderson Marques da Silva, Jéssica Maria da Conceição Cavalcante, Ricardo de Macedo Ghiraldi, Rodrigo Paulo de Jesus, Silas do Amaral e Silvaldes Aparecido Ferreira.

No programa, há obras de Gregory Fritze (“Kristinmark Overture”), Alexander Arutiunian (“Concert for Trumpet”), Ron Nelson (“Courtly Airs and Dances” – obra da qual participam os alunos de regência sendo que cada um regerá um movimento diferente), David Maslanka (“Give us This Day”) e Richard Wagner (“Tannhauser Overture”). O ponto alto do concerto será a apresentação da obra “Abertura - Festiva Tatuí”, composta por Almeida Prado sob encomenda do então diretor do Conservatório de Tatuí José Coelho de Almeida, em 1982.

José Antônio de Almeida Prado nasceu em Santos e consolidou-se como um dos principais compositores brasileiros. Falecido no último dia 21, foi aluno de Camargo Guarnieri e Osvaldo Lacerda, no Brasil, e de Olivier Messiaen e Nadia Boulanger, na França. Compôs mais de 400 obras desde formações camerísticas e solistas até grandes formações sinfônicas. Paralelamente às suas atividades de compositor, integrou durante anos o departamento de música da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e, mesmo aposentado, continuou lecionando composição em sua própria casa.
Marcelo Maganha
Formado em regência instrumental e trompete pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, teve aulas de trompete e regência no Brasil e exterior com nomes respeitados como Dario Sotelo, Edson Beltrami, Edgar Batista, Paulo Batista, Gilberto Siqueira, Daniel de Alcântara e Nahor Gomes (Brasil), Darawhith Sater White, Fred Mills, Sammy Nestico, Low Grahen, Arnold Gabriel, dr. Richard Miles (Estados Unidos) e Lazlo Marosi (Hungria), entre outros. Estudou Música com Habilitação em Regência na Universidade do Sagrado Coração de Bauru. Realizou vários trabalhos e estréias de obras nacionais e internacionais, com bandas e orquestras no Brasil, América Latina, América do Norte e Europa, regendo solistas de renome internacional como Adam Rappa (EUA – trompete), Gabrieli Cassone (Itália – trompete), Rex Richardson (Estados Unidos – trompete), Nailson Simões (trompete), Fernando Dissenha (trompete), Max Ferreira (clarinete), Fred Mills (Estados Unidos – trompete), Altamiro Rocha (Brasil/França – saxofone), Quinteto de Metais Expresso Brasil, Boston Brass, entre outros. Foi por 14 anos professor de violão, trompete e teoria musical na Casa da Cultura de Lençóis Paulista. Participou de várias conferencias e congressos nacionais e internacionais, destacando-se: Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, Festival de Férias de Tatuí, I Congresso Latino Americano de Compositores e Regentes de Banda Sinfônica, III Congresso Ibero Americano de Compositores e Regentes em Santa Cruz de Tenerife/Espanha, entre outros. Participou nos últimos anos do Midwest Clinic em Chicago (EUA). Atuou como trompetista em vários grupos do Estado de São Paulo. Desenvolveu vários trabalhos na área de arranjo, produção musical e gravação em vários estúdios, com grandes nomes da música brasileira. Foi, por seis anos, regente assistente da Orquestra Sinfônica da USC/Bauru, na qual também atuou como trompete solo. Foi professor do curso regular de regência instrumental no Conservatório de Tatuí e por cinco anos do projeto “Pró Bandas”, desenvolvido pela mesma instituição. Em dezembro de 2009 foi convidado a reger grupos em Nova Iorque e Miami, nos Estados Unidos. Em maio deste ano realizou a estreia da obra “Homenagem a Johnny Alf”, que teve como solistas os Quintetos de Metais Expresso Brasil e Boston Brass (EUA). Ainda neste mesmo ano regeu a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí e a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, dentro do Encontro Internacional de Trompetistas. Atualmente exerce a função de coordenador de música em Lençóis Paulista, é coordenador e professor de regência do programa Coreto Paulista no Conservatório de Tatuí, além de realizar vários trabalhos como convidado à frente da Banda Sinfônica e Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. É diretor artístico e regente titular da Banda Experimental Jovem e Orquestra Municipal de Sopros de Lençóis Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário