quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Dia a Dia

A Coop – Cooperativa de Consumo reinaugurou nesta terça-feira, 30, a unidade Industrial, em Santo André, e o maior destaque ficou por conta de quatro caixas automáticos self checkouts. um serviço que proporciona total autonomia para que o cliente registre sua compra e faça o pagamento - por meio de cartões de débito ou crédito - sem depender da ajuda dos operadores.

Uma quadrilha explodiu caixas automáticos do Banco do Brasil na área central de Tietê, na madrugada desta terça-feira (30). Ninguém foi preso. Segundo a Polícia Militar, os criminosos chegaram em um carro, explodiram os caixas da agência e em seguida atiraram contra um transformador da rua para que a energia elétrica fosse cortada. (G1)

O município de Torre de Pedra têm mais eleitores do que habitantes, segundo dados do TSE e de acordo com a estimativa populacional do IBGE. Torre de Pedra tem 2.394 moradores e 2.725 eleitores. Segundo a Justiça Eleitoral, é normal alguns municípios desenvolverem características específicas que levam a essa situação, o que não configura necessariamente fraude. 

Um caminhão afundou quando passava pela rua Major Antônio Arruda de Moraes, no bairro Olha d’Água, em Itapetininga, que está interditada para obras. O trecho serve de acesso para o shopping da cidade e está em reformas desde 17 de agosto. Na Vila Carolina, um caminhão carregado com grama afundou na rua Fraterno de Mello Almada, que não é pavimentada. Chovia no momento. O motorista estava sozinho e não se feriu.

Repertório festivo marca concerto da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí

Apresentação terá regência de João Maurício Galindo na próxima sexta-feira, dia 9



Um repertório festivo, exclusivamente selecionado pelo maestro João Maurício Galindo, marca o próximo concerto da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. A apresentação será na próxima sexta-feira, dia 9, no teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415). Os ingressos custam R$ 12 (R$ 6 meia entrada).

O concerto será iniciado com a abertura da ópera “Oberon”, do compositor alemão Carl Maria von Weber. Trata-se de uma ópera romântica inspirada no poema de Christoph Martin Wieland.

A segunda a ser apresentada será “Haffner – Sinfonia n. 35”, de Wolfgang Amadeus Mozart, em quatro movimentos. Em 1776, o compositor recebera, de Sigmund Haffner Filho, a encomenda de uma obra para celebrar o casamento de sua irmã. O pai de Sigmund, além de respeitado negociante, havia sido prefeito de Salzburgo. Mozart compôs uma serenata em oito movimentos que, por ter entrado para a história com o título de Serenata Haffner, acabou muitas vezes sendo confundida com a Sinfonia Haffner. Em julho de 1782, Sigmund Haffner foi elevado à posição de Cavaleiro do Reino pelo imperador José II. Leopold Mozart escreveu ao filho transmitindo o pedido, de Sigmund, de uma nova serenata para essa ocasião. Wolfgang vivia em Viena, na época, e estava sobrecarregado de trabalho. Mas, para não desapontar o pai, aceitou a encomenda, prometendo enviar a nova obra, parte por parte, assim que fosse sendo composta. O último movimento foi enviado pelo correio e não se sabe se a partitura chegou a tempo para as festividades, nem se a música foi alguma vez executada em sua forma original. Em dezembro do mesmo ano, Mozart pediu ao pai que lhe enviasse o manuscrito da “nova sinfonia composta para Haffner”. Sua intenção era apresentá-la em uma série de concertos em Viena. O manuscrito chegou em fevereiro de 1783. Embora fosse originalmente pensada como música de divertimento, e composta com muita pressa, a música era de qualidade ímpar. Mozart alterou a partitura e dos sete movimentos originais, retirou o primeiro e o sétimo e ainda um segundo minueto. A Sinfonia Haffner, em sua versão definitiva, possui quatro movimentos.

O concerto será encerrado com a obra “Capricho Espanhol, op.34”, de Nikolai Rimsky-Korsakov. A obra, em cinco movimentos, foi escrita em 1887 inspirada na publicação “Ecos de Espanha”, de José Inzenga.

A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, que tem João Maurício Galindo como regente titular, é formada por monitores e alunos bolsistas da instituição. O concerto abre a temporada do grupo no segundo semestre, com participação dos alunos aprovados no último teste de bolsas.

SERVIÇO
Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí
João Maurício Galindo, regência
Quando: 9 de setembro, sexta-feira, 20h00
Local: Teatro Procópio Ferreira – Rua São Bento, 415
Ingressos: R$ 12 (R$ 6 meia entrada) à venda de terça a sexta, das 14h às 17h30 e das 19h às 21h; ou uma hora antes do evento
Informações: 15 32058444 ou conservatoriodetatui.org.br

Coro do Conservatório de Tatuí apresenta ‘Magnificat’, em setembro

Concerto em conjunto com a Orquestra Sinfônica Jovem será realizado no teatro Procópio Ferreira


O Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí apresenta o musical “Magnificat” neste mês de setembro. O concerto, em parceria com a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí, será realizado na quarta-feira, 28 de setembro, às 20h, no teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415).

O repertório escolhido especialmente para a noite traz uma das principais obras vocais de Johann Sebastian Bach – “Magnificat em ré maior”, BWV 243. Ela foi composta para orquestra, um coro de cinco partes e solistas. Seu texto consiste do cântico de Maria, mãe de Jesus, tal como descrito pelo evangelista Lucas.

Bach compôs durante seis semanas (de 15 de novembro a 24 de dezembro) uma versão inicial em mi bemol maior em 1723, para as Vésperas do Natal em Leipzig, que continham diversos textos natalinos. Ao longo dos anos ele removeu os textos especificamente relacionados ao Natal, para torná-la uma obra mais apropriada a performances o ano todo, bem como a transpôs para o tom de ré maior, o que deu à obra, especialmente aos trompetes, uma melhor sonoridade. A nova versão, que é a costuma ser executada normalmente, teve sua estreia na Igreja de São Tomás de Leipzig, em 2 de julho de 1733, quarto domingo após o Domingo da Trindade, então o feriado da visitação (posteriormente foi movido para o fim de maio).

A obra se divide em 12 partes, que podem ser agrupadas em três movimentos; cada um começa com uma ária e é concluído pelo coro que desenvolve um tema em forma de fuga.

Sob regência de Robson Gonçalves, o Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí apresenta-se com Elidamaris Cortez ao órgão, e com solos de Luciane Barros e Ana Laura Theotônio de Almeida (sopranos); Luíza Girnos de Figueiredo (contralto); Felipe da Costa Pereira (tenor) e Sandro Pires (baixo).

A Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí, formada por alunos das áreas de cordas sinfônicas, percussão sinfônica, sopros-metais e madeiras, tem regência de Juliano de Arruda Campos.

Mais apresentações – Além da apresentação no teatro Procópio Ferreira, o Coro Sinfônico reapresenta o mesmo repertório sacro em duas igrejas locais, em outubro: dia 9, na Igreja São Judas Tadeu e dia 16, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Ambas as apresentações serão às 20h.

Sobre o Conservatório de Tatuí – O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí é uma instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado administrado pela Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí. Fundado em 1951, é uma das mais importantes ações na área de cultura no país. Oferece formação profissional em música, luteria e artes cênicas. Sua única extensão fora do município de origem é o Polo do Conservatório de Tatuí em São José do Rio Pardo.

Apoio Cultural – No ano de 2016, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
Coro Sinfônico convida Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí
Robson Gonçalves e Juliano de Arruda Campos, regência
Quando: 28 de setembro, quarta-feira, 20h00
Local: Teatro Procópio Ferreira – Rua São Bento, 415
Ingressos: R$ 12 (R$ 6 meia entrada) à venda de terça a sexta, das 14h às 17h30 e das 19h às 21h; ou uma hora antes do evento
Informações: 15 32058444 ou conservatoriodetatui.org.br

‘O Menino que Virou História’ terá reapresentação no Conservatório de Tatuí

Espetáculo terá sessão gratuita no próximo dia 15 de setembro, no teatro Procópio Ferreira


O espetáculo de teatro infantil “O Menino que Virou História” é atração no Conservatório de Tatuí neste mês de setembro. A apresentação integra a série de ações didáticas do Conservatório de Tatuí e é voltada a escolas, associações, entidades beneficentes e grupos que efetuem reservas prévias. Os ingressos são gratuitos.

“O Menino que Virou História” será apresentado no dia 15 de setembro (quinta-feira), a partir das 15h, no teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415). Os ingressos podem ser reservados pelo emaileventos@conservatoriodetatui.org.br ou telefone (15) 3205-8432. A reserva é efetuada por ordem de solicitação.

O espetáculo será apresentado pelo Grupo de Prática Teatral do Conservatório de Tatuí, com direção de Dalila Ribeiro. “O Menino que Virou História”, de Nanna de Castro, conta a história de Rafael, um menino que não gostava de ler, e de Zigoberta, uma traça que descobriu a magia dos livros. Um acidente faz com que o menino caia dentro do “Reino das Páginas”, que está prestes a ser extinto. Para salvar este reino e sua própria vida, Rafa vai passar por uma verdadeira aventura e encontrará os principais personagens dos contos infantis.

O elenco é formado por Fernanda Fernandes (Traça Zigoberta Zig), Adriana Afonso (Traça Ploft), Tatiane de Almeida Villega (Traça Ping), João Vítor de Camargo Barros (Traça Bonga), Rodrigo Cotrin (Rafael), Érica Andrade (Mãe), William Rocha Lemos (Bibliotecário), Washington da Silva Domingues (Espelho da Branca de Neve), Maiara Moreira da Silva (Bruxa da Branca de Neve), Beatriz Faria de Camargo Miguel (Princesa) e André Luiz Camargo (Lobo Mau). O espetáculo tem, ainda, cenografia de Jaime Pinheiro e Oficina de Cenografia, maquiagem dos alunos da Oficina de Maquiagem, figurinos de Carlos Alberto Agostinho e costura de Maria José Silva. A trilha sonora é de Hugo Muneratto, Ronaldo Almeida e Wellison Machado, com iluminação de Marcelo de Souza.

Apoio Cultural – No ano de 2016, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
Série Didática: “O Menino que Virou História”
Quando: Quinta-feira, 15 de setembro de 2016 - Horário: 15h00
Onde: Teatro Procópio Ferreira – Rua São Bento, 415
Apresentações exclusivas a escolas e grupos previamente agendados
Reservas: eventos@conservatoriodetatui.org.br Grátis!

Em 5 anos, 60% dos formados no Conservatório de Tatuí ingressam no mercado profissional

Músicos e atores formados nos últimos cinco anos obtiveram colocação profissional e acadêmica dentro e fora do país



Apesar da atual crise econômica que assola diferentes setores do país, apostar em formação profissional na área cultural ainda pode ser sinônimo de empregabilidade. Pelo menos é o que indica levantamento feito pelo Conservatório de Tatuí. Nos últimos cinco anos, 62% dos alunos que se formaram em música ou artes cênicas ingressaram no mercado de trabalho ou em respeitados centros acadêmicos.

O levantamento, realizado pelo setor de comunicação da instituição, levou em consideração os alunos que participaram das cerimônias de formatura nos últimos cinco anos (2010-2015), vindos das unidades de Tatuí e de São José do Rio Pardo. Desconsiderando-se os que finalizaram oficinas técnicas ou cursos de curta duração, como os de musicalização para educadores e oficinas de cenografia, maquiagem ou sonoplastia – parte da formação das áreas de educação musical e de artes cênicas -, em média 70 alunos finalizaram os cursos de música, luteria ou artes cênicas. Desses, 62% ou ingressaram em centros acadêmicos ou atuam profissionalmente em diversos pontos do Brasil e de outros países.

“O número indica que a missão da instituição, que é a de formar profissionais, vem sendo cumprida. E mais: apesar da profissão de músico muitas vezes ser ainda pouco valorizada, há cada vez mais espaço para bons profissionais no setor”, destacou o diretor executivo Henrique Autran Dourado. “Acreditamos que esse número possa ser ainda maior, uma vez que os músicos que atuam informalmente não puderam ser mapeados”, esclareceu.

Entre os formandos de 2010 a 2015, há alunos que ingressaram em respeitadas universidades do país como a Unicamp – Universidade de Campinas (cinco estudantes); Unesp (sete); USP – Universidade de São Paulo (sete); Universidade Federal de São Carlos (sete); Universidade Federal de Minas Gerais (1); Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1); além de outros centros como Unimes – Santos, Universidade Vale do Rio Verde – Unincor, FMU, UniRio, UFRJ, Unip, Uniso, Anhembi-Morumbi e Faculdade Cantareira. Há, ainda, os que seguiram em outros centros de música, como a Escola Municipal de Música em São Paulo e a Emesp Tom Jobim.

“Destacam-se, ainda, os alunos que ingressaram em respeitados centros acadêmicos nos Estados Unidos e França”, diz o diretor Dourado.

Nos Estados Unidos, há alunos na Universidade de Minnessotta (Giovani Briguente, flautista), Berklee College of Music (Lucas Amorim, percussionista) e Universidade do Arizona (Rafael Marques, trombonista). Da Universidade da Georgia, retornou o trompetista Samuel Proença. Na França, a flautista Gilonita Pedroso acaba de se formar pela Universidade de Paris – Vincennes Saint-Denis e Bruno Carneiro inicia seus estudos em saxofone neste ano. Na Alemanha, Felipe de Souza, depois de se formar pela Universidade Federal do Rio Grande do sul, inicia mestrado na Hochschule für Musik, em Karlsruhe. Na Suíça, a flautista Isaura Melo – que se formara no Conservatório de Tatuí e, depois, na França – faz mestrado na Zürcher Hochschule der Künste. Na Espanha, Marcus Toscano faz apresentações violonísticas com sucesso.

“Todos são alunos que foram destaques dentro do Conservatório de Tatuí e trilham, com o mesmo brilho, a carreira internacional, ampliando o que já era uma tradição na instituição: o envio de excelentes estudantes para os mais importantes centros acadêmicos”, destacou Autran Dourado.

Mercado profissional

No mercado profissional, os números são ainda mais expressivos. Embora o mapeamento de músicos autônomos não tenha sido realizado, a grande maioria dos formandos atua em escolas, organizações sociais, orquestras e bandas profissionalmente, contratados via CLT, o que demonstra estarem dentro de todos os benefícios trabalhistas.

Dos 218 formandos colocados no mercado de trabalho, 21 atuam como professores especificamente em polos do projeto Guri, sendo que há, entre os que ainda estudam na instituição, outra dezena de professores.

O grande polo empregador de músicos de música clássica são bandas e orquestras estaduais e municipais. Mais de 55, nos últimos cinco anos, ingressaram em grupos, em São Paulo, como Orquestra de Câmara da USP, Orquestra e Banda Jovem do Estado (11), Banda Sinfônica do Estado, Orquestra Experimental de Repertório (3), Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Sinfônica de Piracicaba, Sinfônica Municipal de São Paulo, Filarmônica de São Carlos, Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista, além de grupos em outros estados como Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas, Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica Brasileira do Rio de Janeiro e Orquestra Sinfônica do Espírito Santo.

“Dentre os músicos empregados, verifica-se que fagotistas e oboístas formados chegam a atuar em até três empregos, dada à carência no mercado desses profissionais”, enfatiza o diretor Autran Dourado.

Redes municipais e estaduais de ensino – incluindo conservatórios e escolas municipais de música – absorveram 45 alunos formados nos últimos anos, não somente no Estado de São Paulo mas, também no Paraná, como no Teatro Guaíra Escola de Dança, por exemplo. Há, ainda, dois que após a formatura foram aprovados em processos seletivos no próprio Conservatório de Tatuí e integram grupos pedagógico-artísticos. Escolas particulares de ensino e de música absorveram outros 27 agora profissionais da música.

Em outras organizações sociais, como a Academia da Osesp e a SP Escola de Teatro, ingressaram cinco alunos formados. Em universidades federais (como a Federal do Acre e de Goiás) lecionam dois alunos. Na área de artes cênicas, um aluno formado atua na importante Cia. Teatro de José Celso Martinez.

Outros 49 músicos e atores atuam profissionalmente em bandas de música popular e de choro, ateliês de luteria, estúdios de gravação e grupos independentes de teatro, vários deles premiados na cena nacional.

Internacionalmente, destacam-se Vinicius Masteguim, percussionista empregado pelo grupo Blue Man em Las Vegas (EUA) e Wellington Gabriel, integrante da Filarmônica de Israel. Há, ainda, o trombonista Wilder Gonzales, integrante da Sinfônica Nacional do Paraguai e seis peruanos e dois chilenos que regressaram a seus países de origem e hoje são professores em faculdades como a Católica do Peru, Universidade de Santiago e integrantes de grupos como a Sinfônica de Arequipa e Filarmônica de Lima. “É interessante notar que os estrangeiros retornam profissionais da música e trabalham em seus países com o aprendizado obtido no Conservatório de Tatuí”, diz Autran Dourado.

Embora não mensurado, um mercado crescente de emprego para músicos é de eventos. Enquanto músicos de orquestras ou grupos informais, muitos profissionais atuam como free-lancers em eventos como casamentos, área na qual já há várias empresas especializadas na prestação de serviços específico para música.

Sobre o Conservatório de Tatuí – O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí é uma instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado administrado pela Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí. Fundado em 1951, é uma das mais importantes ações na área de cultura no país. Oferece formação profissional em música, luteria e artes cênicas. Sua única extensão fora do município de origem é o Polo do Conservatório de Tatuí em São José do Rio Pardo.

Apoio Cultural – No ano de 2016, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

Ex-diretor de teatro do Conservatório de Tatuí é encontrado morto

A Polícia Civil de Tatuí investiga o caso de um homem encontrado morto no interior de sua residência, localizada na Avenida São Carlos, na Vila Dr. Laurindo. Por volta das 19h de terça-feira, 30, um familiar foi até a residência de Carlos Ribeiro, de 51 anos, e ao encontrá-lo caído acionou a Polícia Militar.

A Polícia acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Quando a equipe chegou ao local, o médico atestou que Carlos Ribeiro estava morto. A polícia informou que não existia marca de tiro ou lesão provocada por objeto perfuro contuso, no entanto o corpo apresentava lesão na boca da vítima, por esse motivo o caso está registrado como morte suspeita.

Carlos Ribeiro era ator, dramaturgo e diretor de teatro. Até o início de 2015, Carlos Ribeiro trabalhou como professor e diretor de artes cênicas no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí. 

Postado por Toni Silva 

Palestra e masterclass destacam ‘Expressividade da Palavra Cantada’

Atividades gratuitas serão ministradas por Juliana Starling, dia 21 de outubro



O Conservatório de Tatuí sedia no dia 21 de outubro palestra e workshop com o tema “A Expressividade da Palavra Cantada”. As ações serão ministradas por Juliana Starling, sob coordenação de Cristine Bello Guse, com entrada franca, a partir das 13h00, no Salão Villa-Lobos (rua São Bento, 415). As atividades são realizadas em parceria com o EVPM (Grupo de Estudos da Expressão Vocal na Performance Musical), do Instituto de Artes da Unesp.

A primeira parte da aula será um recital-palestra. Às 15h, haverá masterclass com alunos do curso de canto lírico do Conservatório de Tatuí. A entrada é aberta a qualquer interessado.

Juliana Starling é mestre em música e doutoranda, ambos pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e graduada em Canto, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Recebeu orientação vocal das professoras: Hermínia Russo; Martha Herr; Vânia Pajares, Elvira B. Crimi (Academia de Santa Cecília – Roma/Itália); Rita Patané e Maria Luisa Cioni, em Milão/Itália.

Destaca-se em sua carreira participação em recitais e concertos, e em óperas como “Psychè”, de J. B. Lully; “La Bohème” e “Turandot”; de G. Puccini; “Otello”, de G. Verdi; “Adriana Lecouvreur”, de F. Cilea; “O Barbeiro de Sevilha”, de G. Rossini e “Lohengrin”, de R. Wagner.

Apresentou-se em espaços como: Sala São Paulo; Theatro Municipal de São Paulo; Teatro Colón de Buenos Aires/Argentina; Kurhaus de Wiesbaden, Bad Schwalbach e Limburg (Alemanha), São Goar/Alemanha e no Palácio Foz (Lisboa/Portugal). Tem participado de trilhas sonoras das quais se destacam trabalhos para a MTV Brasil; para a DIESEL e para a Editora Abril. Desde 2008 integra o Coral Lírico do Theatro Municipal de São Paulo.
O workshop “A expressividade da palavra cantada” faz parte do projeto EVPM . Difusão, em que integrantes do grupo EVPM levam seu conhecimento a estudantes da área de música e outras áreas relacionadas à suas pesquisas. O EVPM, Grupo de Estudos da Expressão Vocal na Performance Musical, surgiu em 2005 durante a organização do 4º Encontro Brasileiro de Canto: O Português Brasileiro Cantado, evento de projeção internacional realizado em São Paulo com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Música da UNESP, do Centro Tom Jobim de Estudos Musicais (atual EMESP), do SESC São Paulo e da ABC – Associação Brasileira de Canto.

Na ocasião, o grupo estabeleceu como principal foco de trabalho a elaboração das Normas de Pronúncia para o Português Brasileiro no Canto Erudito, publicadas em colaboração com outros pesquisadores pela revista Opus, da ANPPOM – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (2008), e pelo Journal of Singing, da NATS – National Association of Teachers of Singing, EUA (2009).

Atualmente, além de manter o desenvolvimento das atividades sobre à questão do português brasileiro cantado, o grupo passou a desenvolver trabalhos no contexto de outros focos, tais como: Estudos Aplicados sobre Música e Linguagem Verbal, Técnicas, Estéticas e Pedagogias do Canto e Performance e Produção de Conhecimento.”

Sobre o Conservatório de Tatuí – O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí é uma instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado administrado pela Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí. Fundado em 1951, é uma das mais importantes ações na área de cultura no país. Oferece formação profissional em música, luteria e artes cênicas. Sua única extensão fora do município de origem é o Polo do Conservatório de Tatuí em São José do Rio Pardo.

Apoio Cultural – No ano de 2016, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
A Expressividade da Palavra Cantada – Recital, Palestra e Masterclass
Juliana Starling, palestrante
Cristine Bello Guse, coordenação
Evento integrante do Projeto EVPM Difusão – Unesp
Quando: 21 de outubro . quarta-feira . 13h00
Local: Salão Villa-Lobos
Rua São Bento, 415
Entrada franca

Cia. de Teatro estreia espetáculo em projeto sobre ‘Realismo Fantástico’

‘O Apocalipse ou o Capeta de Caruaru’ tem apresentações confirmadas em setembro e outubro


A Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí faz pré-estreia do espetáculo “O Apocalipse ou o Capeta de Caruaru”. A peça integra o projeto denominado “Realismo Fantástico”, objeto de pesquisas da Cia. de Teatro coordenada por Rogério Vianna, neste ano. A pré-estreia ocorre no dia 23 de setembro e a estreia oficial, em 6 de outubro. Ambas serão no teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415), às 20h, com ingressos vendidos a R$ 12 (R$ 6 meia entrada).

A pré-estreia do espetáculo integra a série de apresentações da Cia. de Teatro. Já a estreia oficial marcará a abertura da II Mostra Téspis de Teatro, evento que tem coordenação de Fernanda Mendes e Rogério Vianna e será realizado de 6 a 9 de outubro, em parceria com a SP Escola de Teatro.

“O Apocalipse ou o Capeta de Caruaru”, texto de Aldomar Conrado, tem direção de Dalila Ribeiro. Com indicação para maiores de 12 anos, o narra uma ação e o que era para ser um feitiço, que resvalam em um grande equívoco no qual irmãos gêmeos são separados de suas mães. Diante do equívoco, é em Caruaru, cidade do interior de Pernambuco, que a maldição das bruxas vai atingir seu ápice. Anos depois, antes do reencontro, uma série de fatos estranhos e fantásticos provoca a maior confusão na população local, entre eles, uma morta que volta a vida, uma mulher que não para de crescer, outra que não para de engordar e um cavalo que nasce com cabeça de gente.

O espetáculo integra o projeto intitulado “Realismo Fantástico”, que norteia a pesquisa realizada por meio da obra de Aldomar Conrado na qual a fusão entre a realidade narrativa se mistura com elementos fantásticos e fabulosos. “Não tanto para reconciliá-los como para exagerar sua aparente discordância”, antecipa o coordenador Vianna.

A Cia em 2015 desenvolveu um trabalho com obras de Plínio Marcos que trabalha com personagens que se apresentam à margem da sociedade. Em 2016, a pesquisa em torno da temática proposta pela Cia supõe uma noção comum de “realidade”, trazendo implícito um questionamento da “verdade”. “O Realismo Fantástico sempre esteve presente na literatura, mas foi desenvolvido com esplendor na literatura latinoamericana dos anos 60 e 70. Desta forma, ele surge como uma forma de reação, utilizando o elemento mágico como reforço das palavras contrárias aos regimes dos ditadores. Outro aspecto que influenciou o realismo mágico foi a discrepância entre cultura da tecnologia e cultura da superstição que havia na América Latina naquela época”, explica Vianna.

O texto crítico faz alusão à crítica social política brasileira escrita por Conrado entre os anos de 1967/68, que se apresenta recente no cenário político nacional. “Porém, a obra do dramaturgo homenageia a cultura nordestina, riquíssima em imaginação e na cultura popular”, diz ele sobre a obra que foi inspirada nas obras de William Shakespeare: “A Comédia dos Erros” e Macbeth”.

O elenco é integrado por Adriana Afonso, Carlos Alberto Agostinho, Catharina Boldt, Fernanda Késia, Fernanda Mendes, Isabela Alomba, Jeferson Rodrigues, Lilian Dallava, Maiara Moreira, Matheus Mendes, Rodrigo Cotrim, Douglas Anhaya, Tamy Carvalho, Tati Villega, Vinícius Oliveira, Welinton Rodrigues, Wellison Machado, William Rocha e William.

A direção e coordenação do grupo é de Rogério Vianna, com concepção e direção de Dalila Ribeiro. Figurinos são de Carlos Alberto Agostinho; maquiagem, de Tati Villega e Tamy Carvalho; sonoplastia de Betinho Sodré; cenários de Jaime Pinheiro com assistência de Nathalie Abreu; iluminação de Marcelo Souza e produção de figurinos de Maria José Silva.

Cia de Teatro do Conservatório de Tatuí – Reúne atores e atrizes profissionais – que atuam como professores no setor de artes cênicas da instituição – e alunos do curso de teatro adulto que atuam como bolsistas do grupo, selecionados a partir de processo seletivo.

A Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí foi fundada oficialmente no ano de 2009, ocasião em que estreou a montagem de “Rosa de Cabriúna”, de Luis Alberto de Abreu, premiada no 23º Festival de Teatro do Rio de Janeiro (2010) e no 38º FENATA – Festival de Teatro de Ponta Grossa (2010).

O grupo também desenvolveu montagens dos espetáculos “Como Fazer Teatro em Cinco Lições”, “Vereda da Salvação” e “Antígona”.

Junto a outros grupos pedagógico-artísticos do Conservatório de Tatuí, a Cia. de Teatro também atua em importantes espetáculos didáticos. Entre as montagens mais recentes estão “Um Chorinho para Dona Baratinha” (junto ao Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí); e “Villa-Lobos encontra Guarnieri”, “A Vinda da Família Real ao Brasil”, “MomoPrecoce”, “Sonho de Criança” e “Stravisnky e seu ballet Petrushka” e “As Estórias do Tião” (estes junto à Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí).

Em 2015, a Cia. de Teatro optou por pesquisa de obras de Plínio Marcos, trabalhando os textos “A Balada de um Palhaço” e “Goela Abaixo”, este último inspirado em personagens das obras de Plínio Marcos, além de protagonizar uma série de leituras dramáticas e saraus. Para o ano de 2016, o projeto em desenvolvimento leva o nome de “Realismo Fantástico”.

Vagas de emprego nos PATs da região de Tatuí

Tatuí
Costureiro (20 vagas)
Garçonete (uma vaga)
O PAT de Tatuí fica na Rua Professor Adauto Pereira, 352, Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3251-4766.

Itapetininga
Ajudante de açougueiro (uma vaga)
Auxiliar de cabeleireiro (uma vaga)
Auxiliar de frotas (uma vaga)
Costureira (uma vaga)
Gerente de restaurante (uma vaga)
Mecânico automotivo (uma vaga)
Promotor de vendas (uma vaga)
O PAT de Itapetininga fica na Rua Monsenhor Soares, 251, Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3271-8006.

Boituva
Designer com publicidade – com experiência (uma vaga)
O endereço do PAT de Boituva é Rua Expedicionário Boituvense, 2, Centro. Mais informações pelo telefone: (15) 3263-4854.

Tietê
Técnico mecânico (uma vaga)
Corretor de imóveis (uma vaga)
Auxiliar administrativo (uma vaga)
Auxiliar de produção (uma vaga)
Auxiliar de limpeza – masculino (uma vaga)
Montador/instalador de esquadrias (uma vaga)
Mecânico de empilhadeiras (uma vaga)
Coorte e modelagem (uma vaga)
Mecânico de veículos (uma vaga)
Mecânico de manutenção (uma vaga)
Coordenador comercial (uma vaga)
Vendedora (uma vaga)
O PAT de Tietê fica na Rua Domingos Aparecido Lazarin, 19, Centro.

Carro capota após pneu furar em rodovia de Itapetininga

Acidente deixou três pessoas feridas, afirma polícia (Foto: Maria Eliza Rosa/ TV TEM)
Foto: Maria Eliza Rosa/ TV TEM
Do G1 Itapetininga e Região

Três pessoas ficaram feridas após o carro em que estavam capotar pela rodovia Antônio Romano Schincariol (SP-127), na tarde desta segunda-feira (29), em Itapetininga (SP).

De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, o motorista trafegava sentido Itapetininga-Tatuí, quando um dos pneus do veículo furou. Ele perdeu o controle do veículo e capotou pela rodovia, vindo a parar no canteiro central.

Ainda conforme a polícia, o motorista foi socorrido e levado para a Santa Casa de Tatuí (SP) com ferimentos leves. Já os dois ocupantes foram atendidos no local. O acidente foi registrado na delegacia e as causas serão investigadas pela polícia.

Dupla é flagrada pela polícia com garrucha e cartuchos no Jardim Rosa Garcia II


Suspeito de 30 anos ficou preso; jovem de 22 pagou fiança (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
Foto: Divulgação/Polícia Militar
Do G1 Itapetininga e Região

Dois homens, de 22 e 30 anos, foram detidos após serem flagrados com uma garrucha e cartuchos no interior de uma casa, nesta segunda-feira (29).

De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Civil, uma equipe da Polícia Militar foi informada sobre armas e munições em uma residência, no Jardim Rosa Garcia II. Os policiais foram até o local e encontraram dois homens com a garrucha e quatro cartuchos de calibre 32.

Ainda segundo a polícia, os homens foram levados para a delegacia e indiciados por porte ilegal de armas. Um deles já era procurado e aguarda transferência para uma cadeia da região. O outro foi liberado após pagar fiança.

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Ladrão é capturado após sofrer acidente em Tatuí

Uma equipe da Polícia Militar foi informada de que haviam duas vítimas de acidente de carro pela Estrada do Bairro Americana, zona rural de Tatuí. 

Ao chegar no local do acidente, a policial encontrou o motorista apresentando sinais de embriaguez ao volante e o passageiro.

A polícia deteve o motorista por causa da embriaguez e ao realizar pesquisa sobre o passageiro soube que Alair de Menezes estava na condição de procurado pela Justiça desde 2011, acusado de ter cometido assalto artigo 157 do Código Penal.

Os dois foram levados à Delegacia. O motorista pagou fiança e fora posto em liberdade. Alair Menezes foi recolhido em prisão e seria encaminhado ao sistema prisional. O caso aconteceu no sábado, 27/08.

sábado, 27 de agosto de 2016

Eleições 2016: Quais os maiores problemas e virtudes de Tatuí no momento?

Eleições 2016: Como vê a questão do desemprego em Tatuí?

Eleições 2016: O que pretende fazer para aumentar a arrecadação?

Eleições 2016: Quais as propostas mais importantes de seu Plano de Governo?

Homem finge carona, rouba carro e bate veículo em rodovia em Tatuí

Ele conseguiu fugir e buscar atendimento no pronto-socorro da cidade.
No hospital ele disse que caiu de bicicleta antes de ser preso, afirma PM.

Do G1 Itapetininga e Região
Criminoso bateu de frente com a grade de proteção da pista (Foto: Divulgação/ PM Tatuí)
Um homem foi preso depois de fingir uma carona, roubar o carro da vítima e bater o veículo na grade de proteção de uma rodovia em Tatuí, na noite de sexta-feira (25). Segundo a Polícia Militar, depois do acidente o suspeito conseguiu fugir e ir até o pronto-socorro da cidade, onde afirmou aos profissionais que tinha se machucado porque caiu de bicicleta.

De acordo com a PM, o suspeito entrou no carro da vítima na Rodovia Antônio Romano Schincariol (SP-127) ao fingir querer uma carona. No trajeto, ele anunciou o roubo e deixou a vítima na pista. Porém, após pegar o veículo o suspeito bateu sozinho o carro na grade de proteção da pista.

Em seguida, conforme a polícia, ele saiu do veículo e foi até o pronto-socorro. Os policiais foram acionados, fizeram patrulhamento pela cidade até o encontrarem no pronto-socorro. A vítima foi ao local e reconheceu o suspeito, que ficou à disposição da Justiça. Ele responderá por crime de roubo.

Portal da Transparência

Novo repasse de recursos federais a Tatuí realizado por meio de convênio. O objetivo da divulgação desses dados é ampliar a transparência pública e estimular a participação e o controle social. Os dados foram extraídos do SIAFI, no dia 21/08/2016. Caso deseje saber o total liberado, consulte o detalhamento do convênio no Portal da Transparência.

O convênio do município de Tatuí/SP que recebeu seu último repasse no período de 08/08/2016 a 21/08/2016 foi o seguinte:

Número Convênio: 687051 
Objeto: CONCESSÃO DE PRÊMIO ADICIONAL DE RENDA NA FORMA DE APOIO FINANCEIRO EMPRESA EXIBIDORA SELECIONADA NO ÂMBITO DO PRÊMIO ADICIONAL DE RENDA PAR/2015. EDITAL Nº 05/2015. EMPRESA: REDE OESTE PAULISTA DE CINEMAS - LTDA. 
Órgão Superior: MINISTÉRIO DA CULTURA 
Convenente: REDE OESTE PAULISTA DE CINEMAS LTDA - ME 
Valor Total: R$ 39.250,20 
Data da Última Liberação: 09/08/2016 
Valor da Última Liberação: R$ 39.250,20

Mais tradicional grupo de percussão do país faz concerto, dia 2

Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí apresenta-se no teatro Procópio Ferreira

O Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí faz novo concerto de temporada na próxima sexta-feira, dia 2. O concerto será a partir das 20h, no teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415), com ingressos a R$ 12 (R$ 6 meia entrada).

Sob coordenação de Luis Marcos Caldana, o grupo apresentará obras de Jay Wanamaker, Camargo Guarnieri, Anthony Cirone, Mark Ford e Jared Spears. Conforme Caldana, o concerto unirá instrumentos tradicionais da família de percussão sinfônica com inovações possíveis neste universo musical. "Em uma das obras, fazemos uma interação com um vídeo", adianta ele.

O concerto é indicado para todas as idades. "A apresentação agrada a crianças, jovens e adultos. É uma ótima oportunidade de conhecer mais sobre o universo da percussão sinfônica", afirma Caldana.

O Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí é o mais antigo grupo de percussão sinfônica em funcionamento no país, atuando desde 1975.

Companhia de Teatro Atores em Conserva participa do “Encontro Regional de Teatro” realizado pelo Projeto Ademar Guerra

Durante o mês de agosto os grupos teatrais orientados pelo Projeto Ademar Guerra farão abertura de seus processos criativos junto à curadoria artística. Os compartilhamentos serão realizados durante o Encontro Regional, e o processo será por meio de mostras de recortes dos espetáculos entre os grupos orientados neste ano. A Cia de Teatro Atores em Conserva, do município de Tatuí, se reunirá com a curadoria para conversar sobre seus procedimentos criativos e apresentar um recorte do espetáculo em processo no dia 27 de agosto, em Campinas. O projeto faz parte do Programa de Qualificação em Artes da Secretaria da Cultura do Estado gerenciado pela organização social POIESIS.

O Encontro Regional é realizado anualmente pelo Programa de Qualificação em Artes e permite que a curadoria do projeto acompanhe de perto o trabalho dos grupos e seus orientadores artísticos. Ao longo do encontro os grupos farão reuniões com a curadoria para avaliar o processo de criação e fazer uma devolutiva a fim de potencializá-los. As atividades serão uma oportunidade de troca entre as companhias, grupos e coletivos teatrais do interior do estado de São Paulo orientados pelo projeto, um incentivo para trabalharem em rede e aprenderem a partir do ato de observar e escutar o outro. Confira o cronograma geral das atividades e os grupos que serão atendidos: