segunda-feira, 2 de novembro de 2026

Câmara de Sorocaba vota remuneração a cooperativas de catadores

Proposta está na pauta da 69ª sessão ordinária, nesta terça-feira (3)

Caroline Mendes, no Cruzeiro do Sul, com copidesque do DT


02/11/2026 às 14h04 |  A Câmara de Sorocaba analisa nesta terça-feira (3), a partir das 8h45, projeto de lei que trata da remuneração de cooperativas de catadores de materiais recicláveis pelos serviços prestados ao município. A proposta integra a pauta da 69ª sessão ordinária do Legislativo.

O projeto sobre a remuneração das cooperativas é de autoria do vereador Izídio de Brito (PT) e está apensado a outra proposta, apresentada por Fernanda Garcia (PSOL), que institui o Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais Urbanos (PSAU). Os textos buscam reconhecer formalmente o trabalho das cooperativas de reciclagem na gestão dos resíduos sólidos e estabelecer mecanismos de remuneração pelos serviços ambientais prestados.

A proposta de Izídio prevê a participação de cooperativas e associações de catadores na gestão da limpeza urbana e no manejo de resíduos sólidos. Entre os objetivos estão ampliar a coleta seletiva, fortalecer a estrutura das organizações e garantir sustentabilidade econômica à atividade.

Já o projeto de Fernanda Garcia propõe reconhecer as cooperativas de reciclagem como prestadoras de serviços ambientais urbanos e estabelecer critérios para o pagamento, com base em indicadores ambientais. A vereadora cita experiências de outros municípios que adotaram modelos de remuneração vinculados à quantidade de materiais triados e destinados corretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário