sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Orquestra Sinfônica apresenta 6ª Sinfonia de Beethoven na tarde deste sábado

Concerto será neste sábado, dia 20, às 18 horas, com obras também de Charles Griffes e Tomaso Vitalli, além dos vencedores do concurso interno de solistas da instituição


19/10/2018 | A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí volta ao palco do Teatro Procópio Ferreira neste sábado, dia 20, às 18 horas. A primeira parte do concerto terá obras de Charles Griffes e Tomaso Vitalli, com participação dos vencedores do concurso interno de solistas da instituição. Na segunda parte, o grupo interpretará a 6ª Sinfonia do compositor alemão Ludwig van Beethoven, conhecida como “Pastoral”. A entrada é gratuita.

De acordo com o maestro Edson Beltrami, o programa começa com “Poem” para Flauta e Orquestra, do compositor americano Charles Tomlinsom Griffes, que terá participação solo de Abner Américo, aluno do Curso de Flauta Transversal do Conservatório que se destacou no concurso interno de solistas promovido pelo grupo. 

Em seguida, a Orquestra interpreta “Chacona”, do italiano Tomaso Vitali, com solo do jovem Rafael Sanches, de 14 anos, aluno do Curso de Violino do Conservatório, também vencedor do concurso interno de solistas. 

A Orquestra Sinfônica encerra o concerto com “Pastoral”, sexta obra da consagrada sequência de Sinfonias escritas pelo compositor alemão Ludwig van Beethoven. “Beethoven era um amante da natureza e sabe-se que ele passou grande parte de seu tempo em longos passeios pelo campo. A sinfonia começa com um movimento tranquilo e alegre, que retrata os sentimentos do compositor quando ele chega ao campo”, descreve o maestro.

O primeiro movimento, em forma de sonata, traz temas curtos que se repetem várias vezes, representando o padrão na natureza. O segundo movimento, também em forma de sonata, começa com os instrumentos de corda e uma melodia que imita a água corrente. Perto do final, há uma cadência para instrumentos de sopro de madeira que lembra o canto dos pássaros. “Beethoven identificou as espécies das aves na partitura: rouxinol (flauta), codorna (oboé) e cuco (dois clarinetes)”, destaca Beltrami.

O terceiro movimento retrata a dança folclórica do campo e a diversão, que passa sem pausa para o quarto movimento, remetendo o público a uma forte tempestade, com trovões, raios e ventos fortes. A tempestade finalmente passa, com um ocasional trovão ainda ouvido à distância e o movimento termina “com um tema de oito compassos, representando a canção de ação de graças dos pastores”, conclui o maestro.

A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí foi criada em 1985, é formada por professores e alunos bolsistas da instituição, que têm a oportunidade de aperfeiçoar o repertório sinfônico e adquirir a experiência para atuar em grandes grupos. É coordenada pelo maestro tatuiano Edson Beltrami, formado em Flauta Transversal no Conservatório de Tatuí e vencedor de mais de uma dezena de concursos. Já atuou em inúmeras orquestras do Brasil e do exterior, além de desenvolver intensa carreira como compositor. 

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de CCR SPVias e Coop.

SERVIÇO
Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Abner Américo, flauta transversal
Rafael Sanches, violino
Edson Beltrami, regência
Data: 20/10/2018
Horário: 18h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário