quinta-feira, 13 de agosto de 2015

MudaMundo chega a Tatuí no dia 27

Foto: Natália Utz
Depois de São José do Rio Preto e Bauru, o projeto MudaMundo chega à região com agenda nos municípios de Tatuí, Jaú, Rio Claro e Limeira (confira o cronograma abaixo). Serão oferecidas oficinas de sensibilização para professores e apresentações teatrais para alunos da rede pública dos municípios. Produzido e executado pela empresa Signi, a iniciativa é voltada para o resgate de valores em sala de aula, buscando contribuir para a transformação social tão necessária em nosso país. Em São Paulo, o projeto conta com o patrocínio da Pernambucanas. As atividades gratuitas são uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e contam com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

O MudaMundo tem como objetivo central disseminar conceitos e valores básicos para a formação de cidadãos críticos e comprometidos com suas comunidades. O projeto é destinado a professores e alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas, colaborando tanto para a educação, quanto para a formação de uma cultura de respeito ao próximo, de cuidados com o meio ambiente e com as cidades onde vivemos.

Baseado no livro homônimo ao projeto, escrito em forma de roteiro teatral e que narra quatro aventuras vividas pelo menino João para mudar o mundo, a estrutura do projeto se desdobra nas oficinas de Sensibilização para os educadores, com distribuição de kit (composto pelo livro, o caderno de sugestões para o professor e um bloco) para os participantes, e na apresentação do teatro MudaMundo para as crianças. O caderno de sugestões traz ideias de atividades para desenvolver em sala de aula, partindo de temas como inclusão, respeito às diferenças, cooperação e a importância do trabalho em grupo. Estão reunidas sugestões de jogos cooperativos, que também são trabalhadas com os personagens do livro.

“O objetivo da ação é reforçar a importância do professor como exemplo de ética para o aluno, propiciar a discussão de temas como cidadania, meio ambiente, bullying, entre outros, além de discutir sobre o papel da escola na formação do aluno e a importância da presença da família na educação das crianças”, comenta a coordenadora geral do projeto MudaMundo, Cristiane Ostermann.

Para apresentação do teatro MudaMundo, o grupo teatral Cuidado Que Mancha traz novidades. Com um novo cenário e novos bonecos, eles contam as histórias do menino João utilizando materiais recicláveis e naturais.

O projeto acontece desde 2006 em diferentes estados brasileiros e já percorreu 102 cidades, atingindo diretamente mais de 63 mil crianças e mais de 10 mil educadores, além de 4.251 escolas municipais e estaduais envolvidas. Mais de 259 mil exemplares do livro MudaMundo já foram doados para bibliotecas de escolas públicas. Informações sobre como participar das atividades do Projeto MudaMundo podem ser obtidas pelo telefone (51) 3019-3913 ou pelo e-mail mudamundo@mudamundo.com.br.

SERVIÇO
“Projeto MudaMundo”
Tatuí/SP
Local: Centro Cultural (Praça Martinho Guedes, nº 12 - Antiga Alvorada Clube)
Teatro para as crianças
27/08 – 9h e 15h
Oficina de Sensibilização para professores
27/08 – 18h30min

Nenhum comentário:

Postar um comentário