quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Cantora ministra oficina teatral ‘Voz e Corpo: da Fala ao Canto’

Aula técnica será ministrada por Lala Nelly no dia 19 de setembro; inscrições gratuitas devem ser efetuadas previamente.

A cantora e violonista Lala Nelly, aluna do Conservatório de Tatuí,coordena no dia 19 de setembro a oficina “Voz e Corpo: da Fala ao Canto”. A aula técnica será realizada a partir das 13h30, no Salão Villa-Lobos, preferencialmente para atores ou pessoas com experiência na área de artes cênicas.

São oferecidas 50 vagas e as inscrições, gratuitas, devem ser efetuadas pelo email, eventos@conservatoriodetatui.org.br. É necessário enviar nome, email, telefone e mini-currículo que relate experiência em artes cênicas.

A oficina tem como objetivo entender os princípios da conexão corpo e voz no trabalho do artista cênico. A aula parte de exercícios específicos para o treinamento e como chaves de compreensão do movimento corporal e vocal, apontando para uma prática que busque a integração corpo e voz na criação cênica, considerando para isso a ação física, respiração, apoio respiratório, tonicidade, esforço e oposições, entre outros. A exploração da amplitude sonora para melhorar a capacidade de projeção e dicção do ator cênico também é abordada.

A aula técnica foi embasada a partir de trabalho de pesquisa realizado no processo de montagem do espetáculo “Cordel do Amor sem Fim”, da autora baiana Claudia Barral, da Companhia de Teatro Atores em Conserva no ano de 2012.

Convidada para participar como musicista do espetáculo, Lala Nelly detectou a necessidade do trabalho de consciência e preparação vocal para os atores da companhia. Os ensaios do grupo, além do corpo, também foram complementados com a técnica vocal necessária para o canto e a fala.

“Excelentes resultados foram obtidos para o espetáculo, assim como também aconteceu com o espetáculo ‘Devaneios poéticos em cenas de Agreste’”, diz Rose Tureck, diretora deste último. “Com base na experiência adquirida com os espetáculos acima surgiu a ideia da oficina para pessoas ligadas ao teatro. Com o apoio de Fernanda Fernandes, coordenadora do Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, nosso objetivo é repassar os conhecimentos adquiridos para o ator, oferecendo-lhe mais uma ferramenta e que este possa incorporá-la ao seu trabalho de criação cênica”, destaca ela.

Formada em Regência Coral com o professor Cadmo Fausto pelo Conservatório de Tatuí no ano de 2012, Lala Nelly atualmente cursa violão clássico na mesma instituição. Já participou de vários festivais nacionais e internacionais de canto coral, regência e violão, entre eles o Festival de Inverno de Queluz em 2004, Pró Bandas em Lorena em 2006, curso para maestros com Max Ferreira, 2º, 3º e 4º Encontro Nacional de Corais do Conservatório de Tatuí em 2010, 2012 e 2014, XI Festival de Música de Ourinhos em 2011 no curso de Regência Coral com Mara Campos, 2º Encontro Nacional de Canto do Conservatório de Tatuí em 2011, 4º e 5º Encontro Internacional de Violonistas do Conservatório de Tatuí em 2012 e 2014.

Atualmente, é musicista e preparadora vocal da Companhia de Teatro Atores em Conserva, além de ter sido convidada para atuar nessas mesmas funções na peça “Devaneios Poéticos em Cenas de Agreste”, espetáculo participante da Mostra de Direção Teatral do Conservatório de Tatuí do ano de 2014, com direção de Rose Tureck; e a convite da atriz e professora Dalila, musicista na peça “Dois Corações e Quatro Segredos”, espetáculo do Grupo Jovem de Teatro do Conservatório de Tatuí, direção Dalila Ribeiro.

SERVIÇO
Oficina Teatral: “Voz e Corpo: da Fala ao Canto”, com Lala Nelly
19 de Setembro . 13h30
Fernanda Mendes, organização
Oficina aberta a 50 pessoas, com atuação na área de artes cênicas
Inscrições pelo email: eventos@conservatoriodetatui.org.br, mediante envio de dados pessoais (nome, email e telefone) e mini-currículo
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário