quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Bombeiro orienta mãe por telefone e recém-nascido é salvo após engasgar

Do G1- Um bebê de aproximadamente 40 dias foi salvo por um bombeiro, por meio do telefone, depois de se afogar com leite materno em Tatuí, na noite de terça-feira (11). Segundo o Corpo de Bombeiros, a mãe ligou para a unidade e pediu socorro à corporação quando a criança ficou roxa. O bombeiro passou as orientações e conseguiu salvar o recém-nascido. A ambulância foi enviada até a casa da família, na Avenida Firmo Vieira de Camargo, e o menino foi encaminhado ao pronto-socorro, mas rapidamente teve alta.

De acordo com a corporação, o atendimento durou de três a quatro minutos. Enquanto a mãe Cristiane Marques de Oliveira, de 29 anos, executava as orientações, a avó da criança Ana Cristina Marques de Oliveira, de 49 anos, falava ao telefone com o bombeiro e repassava as informações.

“Senti que a situação era grave pelo desespero da avó”, relata o bombeiro Sandro Rogério Gregório, que atendeu a ocorrência. Ele também conta como orientou a avó da criança. “Pedi para que colocasse o bebê de bruços, virado de cabeça para baixo, preso sobre a perna do adulto. Assim que estivesse na posição adequada, falei para que a responsável fizesse a chamada tapotagem, que são tapas leves, de cima para baixo, nas costas da criança”, explica o bombeiro.

Ainda conforme Gregório, o sucesso do procedimento foi constatado quando ele conseguiu ouvir o choro da criança pelo telefone. A avó revela que a família pretende conhecer o responsável pela ajuda durante o susto. “Não deu nem tempo de agradecer”, fala.

Casos deste tipo são comuns e acontecem todos os meses na cidade, informou o Corpo de Bombeiros. Nestas situações, os profissionais pedem para que a corporação seja avisada o quanto antes.
(Foto: Arquivo Pessoal/Cristiane Marques)

Nenhum comentário:

Postar um comentário