domingo, 12 de julho de 2015

Site facilita contratação de deficientes para o mercado de trabalho em Tatuí

Do G1- A criação de um site tem facilitado a entrada de pessoas com deficiência no mercado de trabalho em Tatuí. Desenvolvida há três meses pelo Sindicato dos Metalúrgicos, a página já cadastrou aproximadamente 150 empresas da região. Segundo Ronaldo Mota, que é presidente da entidade, a demanda por pessoas com deficiência é grande, porém, a procura é pequena.

O professor universitário Marcos Bueno é um dos responsáveis pelo site e explica como o portal colabora no processo de contratação dos interessados. “Empresas cadastradas disponibilizam as vagas e o perfil do candidato que eles querem. Depois disso, nós cruzamos esses dados com as informações dos candidatos e colocamos as partes em contato”, esclarece.

Ainda segundo o professor, a estimativa é de que a cidade tenha aproximadamente quatro mil pessoas com deficiência. Ele diz que por meio do cadastro será possível mapear o grupo, o que ajudará na criação de políticas públicas destinadas a essa população. “A partir do momento em que sejam mapeados, será possível trazer até cursos específicos para cada setor”, aponta.

A gerente de recursos humanos Cláudia Franco relata que pesquisou mais de cinco meses até conseguir encontrar pessoas com deficiência que tivessem o perfil desejado para completar o quadro de funcionários. A empresa em que ela trabalha conta com 220 funcionários e sete deles são portadores de necessidades especiais. “Foi difícil pela falta de recursos. Não havia colaboradores, nem sites dedicados a isso. Tivemos que realizar consultorias até fora da região”, revela.

Para o jovem Daniel Donizete Vingler, de 18 anos, a deficiência auditiva não o impede de trabalhar como auxiliar de produção em uma multinacional que produz materiais elétricos. “Estar empregado é muito importante para mim”, finaliza. 
(Foto: Reprodução/TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário