quarta-feira, 8 de julho de 2015

Filarmônica de Goiás realiza apresentação nesta quinta no Conservatório de Tatuí

 Sob regência do maestro Neil Thomson, a Orquestra Filarmônica de Goiás se apresenta no dia 9 de Julho no Conservatório de Tatuí, às 20h30. Serão apresentadas a Suíte para Metais e Tímpanos de Ficarelli e a Sinfonia nº 2 de Nielsen. A apresentação faz parte da 2º Turnê Nacional da Filarmônica, que, além de Tatuí, passa ainda por Campos do Jordão e São Paulo. 

O maestro - Neil Thomson é um dos mais respeitados e versáteis maestros britânicos de sua geração. O maestro assumiu em 2014 a regência titular e direção artística da Orquestra Filarmônica de Goiás.

Thomson fez atualmente estreias bem-sucedidas com a Orquestra Filarmônica de Tóquio, com as Orquestras Sinfônicas de Lahtu e de Oulu na Finlândia, a Royal Northern Sinfonia, a Orquestra Sinfônica de Israel, a Orquestra Sinfônica do Porto Casa da Música, a Orquestra da Rádio WDR, a Koln, Orquestra da Ópera Nacional de Gales, Orchestra of Opera North, a Royal Oman Symphony Orchestra, a Aurora Orchestra e a Nordic Youth Orchestra.

Recentemente, ele se especializou em regência de trilhas sonoras de filmes com apresentações de O Mágico de Oz, Casablanca e Psicose. Em março de 2013, regeu a estreia europeia de Cantando na Chuva com a Royal Philharmonic Concert Orchestra no Royal Albert Hall em Londres.

A Orquestra Filarmônica de Goiás é um programa cultural de iniciativa do Governo do Estado de Goiás e está dentro da estrutura do Centro Cultural Oscar Niemeyer, um amplo conjunto criado e administrado para democratizar o acesso do povo goiano à arte e à cultura.

A Filarmônica trabalha intensamente para inserir, de forma definitiva, a Música de Concerto no calendário cultural de Goiás. Até o final deste ano, a Filarmônica terá realizado mais de 60 apresentações em Goiânia e em outras diversas cidades. Neste ano, a OFG ampliará as atividades no âmbito do território nacional. Ocorrerão apresentações em outros estados como São Paulo, na consagrada Sala São Paulo e no renomado Festival de Inverno de Campos do Jordão. 

A temporada de concertos 2015 é marcada pela participação de músicos consagrados mundialmente, como Sônia Rubinky, Eduardo Monteiro, Fábio Zanon, Antônio Meneses, Catalin Rotaru, Isaac Karabtchevsky e outros.

O maestro britânico Neil Thomson continua como regente titular e diretor artístico da Filarmônica. Dono de grande experiência como professor de regência em escolas de música europeias, Neil estabelece um novo critério musical em Goiás, contribuindo de forma decisiva para a consolidação artística da OFG.

Além dos concertos nos principais teatros de Goiânia, a Orquestra realiza também apresentações em bairros de diversas regiões da capital e ainda concertos didáticos que são destinados para os alunos da rede pública e particular de ensino. O objetivo é fornecer, sempre, conhecimento e cultura por meio da música.

A Temporada 2015, pela sua diversidade, será incomparável no Brasil. Devido ao apoio do Governo de Goiás e do público fiel e entusiasmado, a Orquestra Filarmônica de Goiás cresce e se consolida no cenário nacional pela qualidade musical e pelo trabalho de democratização da música de concerto.

A Filarmônica possui três séries em sua temporada principal:  

CONCERTOS PARA A JUVENTUDE

O Centro Cultural Oscar Niemeyer é a casa da Filarmônica, onde ela se apresenta com o objetivo de resgatar a tradição de concertos nas manhãs de domingo. Em 2015, esta série acontece também no Teatro Escola Basileu França. As apresentações são dedicadas à família e ocorrem sempre às 11 horas.

QUINTA CLÁSSICA

Tradicional espaço cultural da cidade, o Teatro Goiânia é o palco onde a Filarmônica executa um amplo repertório da Música de Concerto, com a participação de convidados de renome. As apresentações acontecem sempre às quintas-feiras, às 20h30. 

CONCERTOS ESPECIAIS

Esta série apresenta concertos preparados especialmente para datas especiais de nosso calendário. Fazem parte o Concerto de abertura da Temporada, o Aniversário de Goiânia, Concerto de Natal e outros. A Filarmônica traz convidados consagrados mundialmente para se juntarem às nossas apresentações 

A Temporada complementar também abrange diversas atividades 

CONCERTOS DE CÂMARA 

Com a proposta de valorizar e promover os talentos individuais da Filarmônica, os Concertos de Câmara têm espaço reservado na Temporada 2015. Atuarão nessa série três formações clássicas de música câmara: quinteto de sopros, quarteto de cordas e quinteto de metais. 

ORQUESTRA NOS BAIRROS 

Esta série leva a Filarmônica a diversas localidades de Goiânia, privilegiando espaços alternativos para a prática da Música de Concerto. A iniciativa tem a dupla função de levar o repertório sinfônico para comunidades com pouco acesso a este tipo de arte e formar plateia para a Música de Concerto apresentada nos principais teatros da capital. 

FILARMÔNICA ITINERANTE 

A série Filarmônica Itinerante levará a Orquestra tanto a localidades que raramente têm oportunidade de contato com a Música de Concerto quanto aos principais palcos do nosso país. Serão realizadas a III Turnê Estadual, que passará por diversas cidades goianas e ainda a II Turnê Nacional, quando a Filarmônica poderá mostrar ao Brasil o trabalho de excelência realizado em Goiás, democratizando o acesso à cultura. 

CONCERTOS DIDÁTICOS 

Os concertos didáticos representam o compromisso da Orquestra Filarmônica de Goiás com o desenvolvimento intelectual dos alunos da rede pública e particular de ensino do Estado. O foco destes espetáculos é aproximar o estudante da linguagem musical. Nesta temporada realizaremos várias ações dentro desta série, como a Semana da Criança, o espetáculo “O Pedro e o Lobo” e ainda apresentações em universidades. 

ENSAIOS ABERTOS 

Os Ensaios Abertos permitem que o público contemple parte da preparação da Orquestra para o concerto oficial, sempre com a participação de todos os instrumentistas, regente e solista convidado. 

Projeto Opus 1, I Concurso de Composição de Música de Concerto

A grande novidade das ações profissionalizantes da Filarmônica em 2015 é o projeto Opus 1, do qual faz parte o I Concurso de Composição de Música de Concerto. O concurso é aberto a jovens compositores brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil. Quatro obras serão selecionadas para a final, que acontecerá no dia 12 de dezembro de 2015.

III Concurso Jovens Solistas

A Orquestra realiza em 2015 a terceira edição do Concurso “Jovens Solistas”, que tem a missão de incentivar e valorizar os jovens talentos da Música de Concerto. 

IV Workshop Internacional de Regência Orquestral

Ainda no propósito de valorizar e formar jovens músicos, a Filarmônica realiza dos dias 22 a 24 de abril de 2015 o IV Workshop Internacional de Regência Orquestral. Aberto a brasileiros e estrangeiros previamente selecionados, o workshop contará com aulas práticas, nas quais o jovem regente terá a oportunidade de estar à frente da Orquestra Filarmônica de Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário