quarta-feira, 8 de julho de 2015

Em Itapetininga, estátua de Teddy Vieira sofre segundo vandalismo em dois meses

Obra, inaugurada em maio, fica em uma das principais praças de Itapetininga.
Desta vez, cordas do violão da estátua foram danificadas.

Do G1, editado pelo DT -  A estátua do cantor e compositor Teddy Vieira, obra do escultor tatuiano Cláudio Camargo, sofreu a segunda ação de vandalismo depois de dois meses da inauguração no Largo dos Amores, no Centro de Itapetininga (SP). Desta vez, as cordas da viola da estátua foram danificadas – em 13 maio, dias antes de ser inaugurada no dia 17, a peça e o saco que a cobria foram queimados.

Além das cordas, parte do braço do instrumento musical ficou quebrada. A obra que custou R$ 24 mil foi idealizada pelo Museu da Imagem e do Som (MIS) da cidade e doada à Prefeitura de Itapetininga, em homenagem ao autor de músicas como O Menino da Porteira e Rei do Gado. Cláudio Camargo deve restaurar a obra nos próximos dias, mas para isso é necessário que não haja chuva, diz o presidente do MIS, Roberto Soares Hungira.

Segundo Hungria, além de ferir a imagem da obra, o vandalismo também é um crime contra a história do município. “Uma atitude lamentável, infelizmente é uma questão cultural de falta de respeito. O MIS planeja instalar câmeras de monitoramento em uma empresa perto da estátua, para que possa ajudar nas investigações e inibir atos futuros”, lamenta.

A prefeitura afirma que a Secretaria de Cultura e Turismo, responsável pela estátua, vai registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil. Ainda segundo o Executivo, a Guarda Municipal e a Secretaria de Trânsito estão estudando uma maneira de aumentar a proteção do monumento. Enquanto isso, segundo a prefeitura, um concurso público está em andamento para contratar novos guardas.

De acordo com o Código Penal Brasileiro, destruir, danificar ou inutilizar obras públicas pode levar a pena de 6 meses a 3 anos de prisão além de multa. (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário