terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

Tatuí promove o Dia D de intensificação das vacinas contra sarampo e febre amarela

Ação acontecerá neste sábado, dia 7 de fevereiro, das 7h às 12h30, em sete polos de vacinação do município.


03/02/2026 às 9h34 |  A Prefeitura da Estância Turística de Tatuí, por meio da Secretaria de Saúde, realizará neste sábado (7/2), o Dia D da Campanha de Intensificação das Vacinas contra o Sarampo e a Febre Amarela. A ação tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e reforçar a proteção da população contra doenças imunopreveníveis.

A intensificação da vacinação acontecerá das 7h às 12h30, em polos estratégicos do município: CS1 (Postão), CDHU, Vila Angélica, Rosa Garcia, Santa Rita de Cássia, Vila Dr. Laurindo e Vila Esperança. Para receber a vacina, é necessário apresentar o cartão SUS e a carteira de vacinação.

Manter a vacinação em dia é fundamental para a proteção individual e coletiva, contribuindo para a redução do risco de surtos e epidemias. A imunização também protege pessoas que não podem receber vacinas, como indivíduos imunocomprometidos ou com contraindicações clínicas.

A iniciativa está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 - Saúde e Bem-Estar, da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas as pessoas, em todas as idades, especialmente por meio do fortalecimento da prevenção, do controle de doenças e da ampliação do acesso equitativo aos serviços de saúde pública.

Quem deve se vacinar contra o Sarampo

A vacinação contra o Sarampo integra o Calendário Nacional de Vacinação e segue as seguintes recomendações:

- Crianças: primeira dose aos 12 meses de idade (tríplice viral - Sarampo, Caxumba e Rubéola) e segunda dose aos 15 meses (tetra viral - Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela);

- Pessoas de 5 a 29 anos de idade: duas doses da vacina, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas. Quem comprovar duas doses da tríplice viral é considerado vacinado;

- Pessoas de 30 a 59 anos de idade: uma dose da vacina. Quem comprovar uma dose da tríplice viral é considerado vacinado;

- Trabalhadores da saúde: devem receber duas doses da tríplice viral, conforme a situação vacinal encontrada, independentemente da idade.

Os principais sintomas do Sarampo incluem manchas vermelhas no corpo (exantema) e febre alta (acima de 38,5°C), acompanhadas de tosse seca, irritação nos olhos (conjuntivite) e coriza.

Quem deve se vacinar contra a Febre Amarela

- Crianças: uma dose aos 9 meses de idade e um reforço aos 4 anos de idade;

- Pessoas que receberam apenas uma dose antes dos 5 anos de idade: devem tomar uma dose de reforço;

- Pessoas de 5 a 59 anos de idade que ainda não foram vacinadas: devem receber dose única.

Entre os sintomas da Febre Amarela estão febre de início súbito, calafrios, dor de cabeça intensa, dores musculares e no corpo, náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza.

Dados recentes reforçam a importância da vacinação. No ano passado, o Estado de São Paulo registrou dois casos importados de Sarampo. Já em relação à Febre Amarela, em 2025 foram confirmados 57 casos no Estado, com 34 óbitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário