terça-feira, 10 de setembro de 2013

Literatura de Cordel: Encontro de Passa balaio resgata popular gênero literário

Isopor, tinta, papel, caneta e criatividade. Munidas desses elementos as educadoras integrantes do projeto "Passa balaio trançado de sonhos" foram convidadas a poetizar na última sexta-feira (06), em Tatuí. Com objetivo de trabalhar a 'contação' de histórias como forma de estímulo à literatura infantil, o projeto leva a cada semana uma nova história para trançar um balaio de sonhos.

A partir da obra "Catarina, a tartaruga poetiza", da escritora Sílvia Delázari Ferreira, Carmelina de Toledo Piza, que conduz os encontros, propôs às professoras a criação de histórias em versos e atividades que exaltassem a postura do contador de histórias. Um dos gêneros trabalhados no quinto encontro foi a Literatura de Cordel, tradicional manifestação popular. Foram criadas sextilhas e criativas isogravuras.


"Sextilha em Anis" foi o folheto criado por Sandra Maria de Oliveira, que além de participar ativamente dos encontros leva o conteúdo adquirido para seus alunos da EMEI Professor Cyro Rodrigues. "Eu percebi uma grande motivação, as crianças me cobram das novidades aprendidas no curso. Toda semana depois de sair daqui, já preparo a próxima aula. Semana passada construímos a Amanda no curso, levei para os meus alunos e a partir da contação com os personagens, eles criaram uma história em quadrinhos", revela orgulhosa a educadora. Já para a educadora da EMEF Profa. Tereza Reni Fernandes Rossi, Sueli Teixeira, que também se divertiu e aprovou a atividade de criação dos cordéis, esse será mais um elemento incrementando suas aulas. "Não imaginava que seria tão simples criar literatura de cordel e trabalhar com as crianças. Engana-se quem acha que contação de histórias é destinada apenas para ensino infantil. Sou educadora de ensino fundamental e as crianças adoram quando eu conto história. Gostam ainda mais quando incremento minhas contações com o conteúdo que aprendo a cada sexta-feira. O contador que a Carmelina nos traz trabalha muito a imaginação. A cada semana aprimoro meu conhecimento e desperto minha criatividade", explica Sueli.

O curso contempla 50 educadores em Tatuí, formação docente, distribuição gratuita da publicação "Caju, uma história de amor" a cerca de 2 mil alunos do ensino municipal e de balaios com 20 títulos variados aos educadores, e, ainda, a visita da escritora e contadora de histórias nas escolas dos professores participantes, também está sendo visto com bons olhos pela Secretaria de Educação. Por meio das palavras da supervisora de ensino, Raquel Prestes, o curso motivou os professores no segundo semestre letivo. "O 'Passa balaio' está oferecendo para as professoras algo novo. Histórias e atividades inéditas. Esse contato com a escritora e contadoras de histórias, Carmelina, só tem beneficiado o desempenho das professoras. Por exemplo, o trabalho da Sandra (de Oliveira), na EMEI Prof. Cyro Rodrigues, foi algo inusitado. Aqui eram todas produzindo seus materiais contentes, não imaginava que isso pudesse acontecer", entrega a supervisora que acompanha atentamente todos os encontros.

Além de Tatuí, "Passa balaio trançado de sonhos" também é aplicado na rede municipal de Bauru, onde atende cerca de 2 mil crianças e outros 50 educadores. No total, quase 4 mil alunos e cerca de 100 professores participarão da iniciativa no Estado.

Realizado pela Editora Adonis, "Passa balaio trançado de sonhos" tem parceria da Prefeitura Municipal de Tatuí e da Prefeitura Municipal de Bauru, patrocínio da PANCO, produção cultural de 3marias Produtora Cultural, agenciamento de LS Nogueira e apoio do ProAC - Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura.

Próximo encontro
Com data marcada para a próxima sexta-feira, dia 13, a iniciativa volta a Tatuí propondo atividades com o livro, publicado pela Adonis, "A viagem, o cachorro, minha avó e sua dentadura", da pesquisadora e apresentadora do programa "Literatura & Educação", da TV Unicamp, Margareth Brandini Park. As atividades do sexto encontro visam desvendar a arte de fazer humor.

Com os educadores divididos em dois grupos, os encontros são promovidos toda sexta-feira, de manhã e à tarde, na Pré-Escola Profa. Benedita Pereira Fiúza Orsi.

Serviço
"Passa balaio trançado de sonhos"
Sexto encontro
Das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30
Pré-Escola Profa. Benedita Pereira Fiúza Orsi

Nenhum comentário:

Postar um comentário