sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Conservatório de Tatuí recebe um dos melhores violonistas da atualidade

Italiano Aniello Desiderio apresenta recital gratuito no dia 6 de setembro


Considerado um dos melhores violonistas da atualidade, o italiano Aniello Desiderio fará apresentação com entrada gratuita no Conservatório de Tatuí. O recital será no dia 6 de setembro, quarta-feira, às 20h00, no Teatro Procópio Ferreira. A coordenação é de Edson Lopes, professor de violão clássico da instituição.

A apresentação começará com “Suite Española”, obra de Gaspar Sanz que será executada em nove movimentos, incluindo “Españoletas”, uma das músicas mais conhecidas do compositor renascentista nascido em 1640.

Na sequência, o italiano executará obras de outros quatros compositores espanhóis de diferentes épocas: Isaac Albéniz (1860-1909) com “Capricho Catalán, op. 165”; Miguel Llobet (1878- 1938), autor de “El Testament D’Amèlia”, “Canço del Lladre” e “El noi de la mare”; de Antonio Ruiz-Pipó (1934-1997), a peça “Canción y Danza Nº 1”; e de Dionisio Aguado (1784-1849), “Fandango”.

Outros dois compositores espanhóis, Manuel de Falla (1876-1946) e Joaquin Rodrigo (1901-1999), aparecem no repertório do recital. O primeiro com a música “Omaggio a Debussy” e o segundo com “Invocación y Danza”. Para finalizar, um compatriota do violonista, Carlo Domeniconi, autor de “Koyunbaba op. 19”.

Festival de Koblenz
A apresentação de Aniello Desiderio em Tatuí é resultado da participação de Edson Lopes no 25º Koblenz International Guitar Festival (Festival Internacional de Violão de Koblenz), realizado na Alemanha entre os dias 29 de maio e 5 de junho de 2017. Assim como em 2016, o professor brasileiro participou da 25ª edição como jurado e fez uma apresentação solo.

Na primeira participação, os organizadores do festival pediram a Edson Lopes que organizasse uma apresentação da violonista chinesa Liying Zhu no Teatro Procópio Ferreira. Liying Zhu venceu a edição 2015 do festival e a premiação incluía duas apresentações no Brasil. “Essa apresentação aconteceu em 2016 e eles ficaram tão satisfeitos com o local e a receptividade que resolveram fazer uma parceria com o Conservatório para repetir as apresentações nos anos seguintes”, explica o professor.

Como o Festival de Koblenz não teve vencedores na edição de 2016, em 2017 a apresentação no Conservatório de Tatuí ficará por conta de um dos destaques do evento, Aniello Desiderio. “É um dos melhores violonistas da atualidade e a apresentação dele aqui em Tatuí é um grande privilégio”, comenta Edson Lopes.

Aniello Desiderio
Nascido em Nápoles, fez sua primeira apresentação aos oito anos, sendo considerado um “prodígio” pelos críticos que o assistiram. Em 1992, graduou-se com honras no Conservatório de Música de Alessandria. Acumula 18 prêmios internacionais e nacionais de música. Aniello Desiderio atuou como solista em alguns dos teatros mais importantes do mundo, incluindo países da Europa, América, Ásia e África.

Com os irmãos Gennaro e Gaetano criou o grupo Passione Napoletana, executando uma música dedicada à cidade de Nápoles: “Serenate, Tanghi, Danze, Canzoni e Tarantelle Napoletane”. Em 2009 realizou o projeto “Quartetto Furioso”, também com a participação dos irmãos. Atualmente ele é professor da Universidade de Música de Potenza (Itália).

Apoio Cultural – O Conservatório de Tatuí conta com apoio cultural da Coop – Cooperativa de Consumo e CCR SPVias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário