terça-feira, 12 de setembro de 2017

CD DISTRIBUÍDO E LANÇADO POR SELO ALEMÃO É GRAVADO NA FATEC TATUÍ

Trabalho foi desenvolvido pelo Núcleo de Técnicas de Gravação da faculdade.


Entre os meses de fevereiro e março de 2016, o Núcleo de Técnicas de Gravação, coordenado pelo Professor Ms. José Carlos Pires Júnior, foi responsável pela gravação do CD “The Art of Fugue”, em comemoração aos dez anos de existência do quarteto de flautistas Quinta Essentia. Com o repertório composto pelas 21 obras de Bach, o disco foi lançado e distribuído pelo selo alemão “Art Production”. 

Segundo o Professor José Carlos, cujo o projeto de RJI (Regime de Jornada Integral) é vinculado ao núcleo, os flautistas de São Paulo precisavam de um engenheiro de áudio, que fosse flautista, para o desenvolvimento das gravações e o convidaram para encabeçar o trabalho. “Eu aceitei e ofereci, dentro do meu RJI, a parceria com a Fatec Tatuí. Então, o quarteto veio para a cidade gravar. Em princípio, a formação em flautas doces históricas gerou uma certa expectativa no cenário musical, visto que havia apenas uma gravação anterior no instrumento realizada em 1996, na Holanda. Inicialmente, seria uma produção independente, mas o quarteto estava em uma turnê e recebeu o convite de um representante do selo para o lançamento e distribuição”, conta.

Devido a Fatec Tatuí ser uma instituição pública de ensino, todo o processo de gravação, que contou com a participação efetiva dos alunos em práticas profissionais que atuam no núcleo, ocorreu sem custos para os músicos. Hoje, para se ter uma ideia, o disco é vendido em diversos países e recebeu inúmeras críticas internacionais. 

De acordo com o docente da Fatec Tatuí, “com um bom investimento em equipamentos e, na época com o estúdio de Produção Fonográfica ainda inacabado, conseguimos alcançar um nível de aceitação internacional, o que é extremamente importante. Isso é um feito pois, dificilmente, um disco de música erudita consegue ser lançado internacionalmente. Para o núcleo, a ideia é que as produções sejam reais e não um laboratório. O aluno da Fatec Tatuí sai da instituição, certamente, com um portfólio mais completo”.

O disco “The Art of Fugue” pode ser acessado, também, pelo link: http://culturafm.cmais.com.br/cd-da-semana/a-arte-da-fuga-com-quatro-flautas-doces.

Nenhum comentário:

Postar um comentário