sexta-feira, 18 de março de 2016

Tatuí terá campanha de doação de sangue neste sábado

Prefeitura de Tatuí – Evandro Ananias
Doadores deverão comparecer Ao CEMEM das 7h30 às 11h30, munidos de documentos com foto

Tatuí realiza neste sábado, 19, das 7h30 às 11h30, mais uma ação para estímulo à doação de sangue. A iniciativa é do Hemonúcleo de Jaú, em parceria com a Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria Municipal de Saúde, e destina-se à coleta de sangue e derivados para atendimento a pacientes de toda região. Os interessados devem comparecer ao CEMEM (Centro de Especialidades Médicas) que fica na Rua São Bento, 15, Centro.

Para doar sangue é necessário levar um documento de identificação com foto, ter entre 16 e 67 anos. Os menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis e ambos com documento com foto. É preciso ainda pesar mais de 50 quilos, ter boas condições de saúde, não estar resfriado ou tomando medicamentos, como antibióticos ou anti-inflamatórios, e não ter tomado nenhum tipo de vacina no ultimo mês.

As mulheres grávidas ou em fase de amamentação também não podem participar. Os portadores de doenças de chagas, sífilis e HIV também estão impedidos, assim como as pessoas que tiveram crises de convulsão após os dois anos de idade ou que frequentaram regiões com foco de malária nos últimos seis meses.

O doador nunca pode estar em jejum, mas não deve fazer refeições pesadas antes da doação. Justamente por isso, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará lanche e café da manhã que será servido gratuitamente tanto aos doadores como à equipe de profissionais e voluntários engajados na mobilização.

Segundo a coordenadora da campanha de doação de sangue em Tatuí, Rita Corradi, essa é a primeira campanha que está sendo realizada em Tatuí em 2016, depois de várias edições bem sucedidas nos anos anteriores. “Contamos com o apoio e a participação da nossa população. Doar sangue é seguro, indolor e rápido, um gesto de amor que pode salvar muitas vidas”, finalizou.

Quem não puder comparecer no sábado pode ainda fazer a sua doação direto no Hemonúcleo de Jaú, que funciona diariamente, às segundas, terças e quintas-feiras, das 7h30 às 16h30, às quartas das 7h30 às 20h e aos sábados das 7h30 às 12h. Informações podem ser obtidas pelos telefones (14) 3602-1355 ou (14) 3602-1356.

Nenhum comentário:

Postar um comentário