terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Projeto Tesoura e Cia inicia turma em seu terceiro ano de funcionamento


Na segunda-feira (23), o Projeto “Tesoura e Cia” realizou a aula inaugural para os 40 alunos que ingressaram nos curso de cabeleireiro e manicure. Promovido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat), o trabalho existe desde meados de 2009. Além dos alunos, estiveram presentes no evento o secretário e vice-prefeito, Luiz Antonio Voss Campos, a primeira dama e presidente do Fusstat, Maria José Vieira de Camargo, e as professoras Mariselma Aparecida Pires Santos (cabeleireira) e Joana Sotelo (manicure).

O principal objetivo do projeto e dar acesso aos cursos às pessoas de baixa renda, que não têm condições de pagar pelo mesmo. Por isso é importante enfatizar que, apesar das inscrições ficarem abertas o ano todo, acontece uma seleção, para que apenas as pessoas que precisam tenham, realmente, acesso.

Durante a aprendizagem, os alunos têm palestra do SEBRAE para microempreendedores, passando uma ideia de como abrir seu negócio com responsabilidade e cuidado. E, além desta e outras parcerias, os alunos de manicure e pedicure também têm aula de Bio Segurança, que visa a proteção de quem trabalha e do cliente, a esterilização dos materiais, entre outras coisas, na Escola Técnica “Gualter Nunes”.

Como o curso é gratuito, o atendimento ao público também é, e são atendidos, em média, de 750 a mil pessoas por mês. O atendimento público é de segunda a quarta para corte feminino, quinta e sexta para escova, penteado, chapinha, tintura e reflexo, e de segunda a sexta para corte masculino, manicure, pedicure e sobrancelha - sendo que todos os alunos de ambos os cursos aprendem a modelar as sobrancelhas.

Nos casamentos comunitários são os alunos do “Tesoura e Cia” que produzem as noivas: corte, penteado, unhas, maquiagem. E neste ano, o evento será no último sábado do mês de maio. Além disso, eles têm também o dia da gari, do deficiente e do idoso, quando os participantes do Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida participam.

Esta será a sexta turma de cabelo, sendo que são duas por ano, compostas por dez alunos cada, com seis meses de duração; e será a 11ª turma de manicure/pedicure, sendo quatro por ano, também composta de dez alunos cada, com duração de três meses. No curso de cabeleireiro são reservadas quatro vagas para homens, duas em cada turma, que são, quase sempre, preenchidas por eles.

A Escola de Cabeleireiro “Geraldo Trevisano”, sede do Projeto Tesoura e Cia, fica no Largo do Mercado nº 106.

Nenhum comentário:

Postar um comentário