sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Censo 2010 aponta que Tatuí é o segundo pólo de crescimento no Estado de São Paulo




O município de Tatuí ocupa a segunda colocação nos pólos das microrregiões do estado de São Paulo que mais cresceram em população e economia entre os anos 2000 e 2010. Este dado consta do Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) recém divulgado.

A microrregião de Tatuí teve crescimento de 22,53% em dez anos, sendo superado apenas por Caraguatatuba, no litoral norte, com 25,43% de desenvolvimento. Esta situação foi explorada no último exemplar da revista “Municípios de São Paulo”, editado pela Associação Paulista dos Municípios (Ano 6, Número 49).

A revista analisou o Censo 2010 e o cenário econômico por ele produzido. As demais microrregiões melhores colocadas foram: Franco da Rocha (21,54%), Itapecirica da Serra (21,52%), Itanhaém (20,65%), Ribeirão Preto (19,54%), Jundiaí (19,49%), Bragança Paulista (19,21%), Campinas (19,07%) e Sorocaba (17,69%).

Incentivo às indústrias, planejamento econômico e a situação favorável da economia do País foram os fatores preponderantes para que Tatuí experimente este surto de crescimento. O secretário Luiz Paulo Ribeiro da Silva, do Planejamento e Desenvolvimento Econômico e Habitacional também avalia que os incentivos e uma séria política de industrialização do município levou Tatuí a ocupar esta posição privilegiada no estado de São Paulo. Luiz Paulo Ribeiro informa que o setor comercial também alavancou o crescimento e a malha viária contribui para deixar o município em posição estratégica na região. Porto seco da ALL, aeroporto pavimentado, instalação da Guardian (indústria de vidros) e da Noma, já anunciada (indústria de carrocerias de caminhões), novas empresas do grupo Rontan e a Yazaki, produzindo a todo vapor para a indústria automobilística, além da aberturas de novos negócios são os fatores que contribuem para a mudança do cenário econômico da cidade.

O secretário destaca ainda que a administração buscou a construção de novas habitações populares, com investimento do Governo do Estado, a conservação de rodovias, como a SP-141 (Tatuí/Sorocaba) e o início da construção do Anel Viário, instalação da Faculdade de Tecnologia (Fatec), investimentos na área de Educação e outras medidas adotadas pela administração do prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, foi fator preponderante para que o município ocupe esta posição privilegiada no estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário