terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Faça estágio no mundo da moda

Brasil é destaque do setor cujas empresas abrem oportunidades de trabalho para estudantes de outras carreiras
Foto: Getty Images
Gisele Bundchen desfila no São Paulo Fashion Week de 2010: moda dá oportunidade a estagiários

iG São São Paulo | 31/01/2011 05:30

Construir uma carreira profissional no mundo da moda é muito mais do que o glamour e a ousadia que esta área pode inspirar nas pessoas. Este é um setor que faturou 52 bilhões de dólares em 2010, superando a marca de 47,7 bilhões de dólares do ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). O Brasil já figura entre os principais endereços da moda mundial e eventos como o São Paulo Fashion Week (SPFW) e o Fashion Rio fazem parte do calendário internacional do setor. E o melhor de tudo isso é que a indústria da moda também oferece oportunidades para estudantes e recém-formados de todas as carreiras. O iG Estágio e Traineefalou com profissionais desse setor para saber o que mais atrai quem quer começar a trabalhar nessa área e também selecionou dez das principais empresas de moda que oferecem vagas de estágio.

Para quem quer lançar moda - Quem trabalha em uma empresa de moda acaba sendo o primeiro a ter contato com as tendências do mercado e é natural que acabe levando novas tendências para as ruas. Segundo os profissionais do setor, há companhias que incentivam seus funcionários a usarem um estilo de roupas mais criativo. "Sem dúvida esse é um dos atrativos para uma pessoa trabalhar em uma empresa de moda, desde que ela queira estar à frente de todos", diz Marcella Martins, gerente de marketing da Riachuelo. Segundo ela, as companhias do setor costumam dar "maior flexibilidade na apresentação do figurino dos funcionários". Mas isso não vale para todas as áreas. "Quem lida diretamente com o consumidor tem certa liberdade, mas não pode ser totalmente informal, o que é mais comum para quem trabalha na parte de criação", diz.

Trabalho duro - Mas para lançar moda e viver um pouco do glamour do setor é preciso muita pesquisa e "sonhar com os pés no chão". É o que diz o estilista Walter Rodrigues, que participa do Fashion Rio e comercializa suas coleções por todo o Brasil. Segundo ele, "para ter sucesso no mercado de moda é preciso saber que os flashes e o tal glamour existem, mas representam apenas 5%, enquanto os outros 95% são de puro trabalho e dedicação. Mesmo assim, o trabalho costuma ser divertido", diz o profissional que mantém seu atelier em São Paulo onde trabalham dois estagiários de moda.

O iG Estágio e Trainee consultou as principais empresas do setor e traz uma lista com aquelas que oferecem vagas para estudantes iniciarem uma carreira nessa área. As oportunidades estão concentradas para quem cursa moda, mas empresas como a M Officer, Lojas Renner e Marisol também contratam universitários de administração, economia, engenharia entre outros cursos. A maioria das companhias mantém inscrições o ano todo e não revela o valor da remuneração, que pode chegar a mil reais por mês. Entre os benefícios, o destaque é fabricante de moda feminina Cori que oferece desconto em faculdades, programa de caminhada e massagem.

Entre dez dos principais endereços da moda para estagiários, uma em Tatuí:

Santista
Estilo: Indústria têxtil.
Carreiras: Administração, comunicação, contabilidade, engenharia, economia, química, psicologia e meio ambiente.
Remuneração: Não informou.
Como participar: Levar currículo na fábrica e pelo site.
Sede: Tatuí (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário