quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Concerto reúne Quinteto Cais e Jazz Combo do Conservatório de Tatuí

Com repertório voltado à música popular brasileira, apresentação será nesta quinta, dia 19, às 20h00, no Teatro Procópio Ferreira


Promover a música popular brasileira e a troca de experiências entre estudantes e instrumentistas profissionais: esta é a proposta do concerto que será realizado nesta quinta-feira, dia 19, às 20h00, no Teatro Procópio Ferreira. O evento vai reunir o Quinteto Cais e a Jazz Combo do Conservatório de Tatuí - instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado. Os ingressos já estão à venda na bilheteria do Teatro.

“Será uma apresentação especial, pois os integrantes do Quinteto Cais têm milhas de experiência tocando em alto nível. Dois deles, inclusive, se formaram no Conservatório de Tatuí: Felipe Fidélis e Osmário. Desta vez, os profissionais da Combo não participarão, teremos apenas os alunos bolsistas tocando com o Quinteto, no intuito de adicionar experiência profissional em um outro contexto para eles”, comenta o coordenador da Jazz Combo e integrante do Quinteto Cais, Rodrigo Ursaia.

O Quinteto Cais é formado por Marcus Teixeira (guitarra), Felipe Silveira (piano e teclados), Rodrigo Ursaia (saxofones e flauta), Felipe Fidélis (baixo elétrico) e Osmário Marinho (bateria). Segundo seus integrantes, “a música do Cais poderia ser definida como Música Popular Brasileira Instrumental. A concepção de cada composição e também a busca pela sonoridade original do grupo foram elaboradas tendo sempre em mente a Música Popular Brasileira como ponto de partida. Daí seguindo por múltiplas direções, na intenção de encontrar a sua própria fusão da tradição com a modernidade”. 

O grupo lança seu primeiro CD, “Marcozero”, com composições autorais de Felipe Silveira e Marcus Teixeira, algumas delas parcerias entre os dois músicos. São estas obras que o Quinteto deve apresentar durante o concerto, incluindo: “Sarue", “Petit Pleur” e “Bluelelli” de Marcus Teixeira; “Bebeto Von Buettner”, “Boi de Carroça” e “Vindo de Encontro” de Felipe Silveira e “Samba Forte”, composta pelos dois. 

Criada em 1992, a Jazz Combo do Conservatório de Tatuí une professores e alunos bolsistas da Área de MPB/Jazz da escola, com a missão de pesquisar repertório, estudar, resgatar, praticar e divulgar a música instrumental. Nascido com o sobrenome “Combo” (do inglês combination ou combinação em português), o grupo tem uma formação não convencional e visa ao resgate da história da música brasileira em formações diferenciadas, com composições e arranjos inéditos. 

A Jazz Combo já realizou dezenas de apresentações em festivais, eventos e teatros paulistas, muitas delas ao lado de convidados renomados, como Monica Salmaso, Proveta, Teco Cardoso, Paulo Freire, Vinícius Dorin, Nenê, além dos trompetistas americanos Ed Sarath e Daniel Barry. Em 1998, lançou seu primeiro CD, “Rumo Norte”, fruto de um trabalho marcado por propostas harmônicas e melódicas bastante arrojadas. Em 2008, gravou o DVD “Será o Benedito!?!”, com releituras da obra de Benedito Lacerda e Pixinguinha. 

Rodrigo Ursaia – Coordenador da Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, é saxofonista, flautista e compositor, bacharel pela Unicamp e mestre pela Manhattan School of Music em NY. Estudou também na Berklee College of Music e foi recipiente da 'Bolsa Virtuose' do MinC em 2000. Foi professor da Unicamp e leciona atualmente na Faculdade Souza Lima e no Conservatório de Tatuí. 

Apresentou palestras na Iowa University, Global Encounters/Carnegie Hall, California Brazil Camp e na Hartt School of Music, além de atuar como Teaching Artist pela renomada Midori Foundation em NY. Tocou com importantes artistas, como Milton Nascimento, Rosa Passos, Ivan Lins, João Bosco, Banda Mantiqueira, Grupo Pau Brasil, Toninho Horta, Nelson Ayres, Dom Salvador, Cláudio Roditi, Heraldo do Monte, Arismar do Espírito Santo, Jovino Santos Neto, Filó Machado, Edsel Gomez, Matt Wilson, Maurício Zottarelli, Sandro Albert, Santi Debriano, David Berkman, Joe Martin e Victor Jones, entre outros. 

Lançou dois CDs autorais em 2015: “Chamado” com Lupa Santiago/Rodrigo Ursaia Quinteto e “O Espantalho” com Daniel Marques/Rodrigo Ursaia duo. Em duo com Daniel Marques, apresentou-se em várias turnês pela Europa, inclusive para a família real da Suécia. Ao lado de Rosa Passos, tocou em turnês pela Europa, EUA e Ásia, em espaços como Lincoln Center, Blue Note NY, Umbria Jazz, Copenhagen Jazz Festival, Venetto Jazz Festival, Calle 54, Jazz House, A Trane e Blue Note Milan entre outros. Participou da gravação de vários CDs, dentre eles “Canta Caymmi”, “Amorosa” e “Samba Dobrado” de Rosa Passos e “The Art of Samba Jazz” de Dom Salvador, com o qual recebeu o Prêmio da Música Brasileira – “Melhor CD Instrumental” (2012).

Apoio cultural – Em 2017, o Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de Coop e CCR SPVias.

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Conservatório de Tatuí realiza Recital de Pianistas Correpetidores

Professores, alunos e músico convidado se apresentam no Teatro Procópio Ferreira nesta quarta-feira, às 20h00, entrada gratuita



O Teatro Procópio Ferreira sediará na quarta-feira, dia 18, o Recital de Pianistas Correpetidores e Alunos do Conservatório de Tatuí. O evento será às 20h00, com entrada gratuita e sob a coordenação de Juliano Kerber.

Pianista correpetidor é aquele que faz o acompanhamento de cantores, corais ou outros instrumentistas. A definição vem do francês co-repetiteur, que significa coparticipante do ensaio ou correpetidor. No passado, o pianista acompanhante apenas tocava notas que davam suporte à melodia principal apresentada pelo cantor ou instrumentista. Com o tempo, o trabalho foi aperfeiçoado e os compositores começaram a escrever partes específicas para o piano.

A abertura do recital trará a obra “Tuba Concerto” de Vaughan Willians, executada por Juliano Kerber (piano) e Daniel Saler (tuba). A pianista Fanny de Souza Lima acompanhará o trombonista Álvaro Ruiz em “Peça para trombone e piano” de Guy Ropartz e o trombonista Vagner Corrêa Junior em “New Orleans” de Eugene Bozza.

A pianista Dayane Rodrigues e a soprano Ana Laura Theotonio vão interpretar “In quelle trine morbide” de Giacomo Puccini e “L’alba separa della luce l’ombra” de Francesco Paolo Tosti. Dayane ainda acompanhará o violinista convidado José Carlos Rodrigues Neto em “Concerto nº 1 – Allegro energico” de Max Bruch.

Milena Lopes (piano) e Alan Kelver da Silva (violoncelo) vão apresentar “Sonata nº 1 – Allegro non troppo” de Johannes Brahms. Em seguida, Milena acompanhará o violinista Guilherme Cendretti na peça “Concerto nº 1 – Adagio” de Max Bruch. A pianista Deborah Melissa encerrará o recital com Rafaela Pires ao violino e Ramon Diego ao trompete com a música “Trio – I. Andant” de Eric Ewazen.

Dayane Villena Rodrigues – Teve sua iniciação musical com teclado aos quatro anos de idade. Aos 13 anos, ingressou no Curso de Piano do Conservatório de Tatuí sob a orientação do Professor Luis Carlos Morales Sanches, com o qual também concluiu o curso de aperfeiçoamento. Graduou-se em licenciatura em Música na Universidade de Santos. Venceu o Concurso Interno de Estímulo ao Piano em Tatuí no ano 2005. Participou de master class em encontros internacionais de piano com os professores Gerald Robbins (EUA) e Lúcia Barrenechea (Brasil), e também do I Encontro da Canção de Câmara Brasileira. Em 2012, fez a correpetição da ópera “Orfeu Eurídice” (Gluck). Participou como pianista convidada de concertos com a Orquestra de Sopros Brasileira sob a regência do maestro Dario Sotelo, Orquestra Sinfônica Paulista sob a regência do maestro Adriano Machado e Orquestra Sinfônica de Tatuí sob a regência do maestro João Maurício Galindo. Atualmente é professora de piano na escola de Cultura Musical de Sorocaba e atua na equipe de pianistas correpetidores do Conservatório de Tatuí.

Deborah Melissa – Natural da cidade de São Paulo, fez curso de piano em nível de aperfeiçoamento no Conservatório de Tatuí e bacharelado na Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Música – Instrumento Piano – com Nahim Marum e André Rangel. Foi bolsista em ambas as instituições, onde desenvolveu atividade como camerista e pianista correpetidora, principalmente nas áreas de Canto e Metais/Sopros. Realizou diversos recitais de música de câmara e, junto à Orquestra Sinfônica Nacional do Paraguai, foi pianista solista sob regência de Lowell Graham. Participou de master classes com os pianistas Gerald Robbins (EUA) e Olga Kium, entre outros. Foi professora de Música de Câmara do Conservatório de Tatuí entre 2003 e 2008. Atualmente é professora de Piano da mesma instituição e pianista correpetidora da Organização Santa Marcelina e do Grupo de Pianistas Correpetidores do Conservatório de Tatuí.

Fanny de Souza Lima – Mestranda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-graduada em Metodologia do Ensino das Artes pela Universidade de Curitiba, bacharel em Piano pelo Instituto de Artes da Unesp e formada em Piano Clássico pelo Conservatório de Tatuí. Como pianista, acompanha instrumentistas das áreas de Sopros/Madeiras e Percussão. Solou com a Orquestra Jovem do Conservatório de Tatuí sob regência de Edson Beltrami. Trabalhou em diversos Festivais de Inverno do Conservatório de Tatuí, como pianista do Coro Infantil e pianista correpetidora. Ainda no Conservatório de Tatuí foi convidada a ministrar oficinas na área de Performance – Repertório no V Encontro Internacional de Pianistas. Junto aos compositores Murray Schaffer, Edson Zampronha, Edmundo Villani e Edson Beltrami tocou suas composições sob a orientação dos mesmos. Participou das gravações do CD Antologia com Geraldo Ribeiro, grande compositor e violonista. Atuou como pianista no III Encuentro Internacional de Flautas em Bariloche (Argentina) e como correpetidora e professora no III Festmap – Amapá. Como integrante do grupo Gargântua, divulga o Cinema Mudo apresentando “Silhuetas Sonoras”, “Tesouros do Cinema Latino-Americano” e “Reis da Comédia” em diversas cidades do Brasil. Pesquisa o repertório da música erudita brasileira com o trio Bem Brasil, com o qual apresenta-se no Brasil e Estados Unidos. Atualmente, é professora da Área de Piano e Performance-Repertório do Conservatório de Tatuí, onde também integra o Grupo de Pianistas Correpetidores.

Juliano Kerber – Mestre em Música pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), pianista e professor no Conservatório de Tatuí. Coordena a Equipe de Pianistas Correpetidores e ministra aulas de piano e música de câmara. É pianista do coral adulto e do coral infantojuvenil na Escola Municipal de Música de São Paulo. Seu trabalho reflete influência de personalidades do piano no Brasil que participaram na sua formação: Glória Machado, Míriam Braga, Zoraide Nunes e Pietro Maranca. Como professor, trabalha no Conservatório de Tatuí desde 1998. Entre 2008 e 2015 foi também professor do Guri Santa Marcelina e da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP). Como músico, integrou a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí, Orquestra Sinfônica de Botucatu e Grupo Experimental Villa-Lobos. Como solista, atuou junto à Orquestra Experimental de Repertório, Banda Sinfônica de Nova Odessa, Grupo Experimental Villa-Lobos, Orquestra Sinfônica de Botucatu e Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí.

Milena Lopes – Iniciou seus estudos musicais aos cinco anos na cidade de São Roque. Posteriormente ingressou no conservatório de Tatuí, onde se formou em Piano Clássico sob orientação de Míriam Braga. Participou como bolsista no Rio International Cello Encounter, Encontro Internacional de Pianistas em Tatuí, Femusc, 44º Festival de Inverno de Campos do Jordão e curso intensivo de piano com Bernard Flavigny na França. Participou dos concursos Pré-Estreia pela TV Cultura, V Música no Museu no Rio de Janeiro e Concurso Nacional de Piano Maestro Spartacco Rossi (recebeu prêmio de pianista destaque), foi finalista no concurso internacional de interpretação pianística Osvaldo Lacerda e, recentemente, foi vencedora do 23º Prêmio Nascente. Acompanhou master classes com renomados músicos, comoPaul Lewis, Alexander Toradze, Caio Pagano, Gerald Robbins, Flávio Augusto, Luiz Senise, Ricardo Castro, entre outros. Atuou como camerista nos II e III Encontro Internacional de Madeiras de Orquestra; V, VI e VII Curso de Férias do Conservatório de Tatuí; 2º Encontro de Flautistas de Bauru; III Encontro Internacional de Flauta em Bariloche/Argentina. Colaborou com importantes nomes, entre eles: Benjamin Coelho, Iseut Chuat , Elisabet Franch e Maria Gabriela Rodriguez. Em 2014, em duo com o violonista Guilherme Sparrapan, foi convidada pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane em Maputo/Moçambique a ministrar master classes e realizar recitais pela capital moçambicana. Atualmente integra a equipe de pianistas correpetidores do Conservatório de Tatuí, cursa o 4º ano de bacharelado na USP e o 1º ano de mestrado em Performance na UNICAMP.

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de Coop e CCR SPVias.

Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí promove ensaios abertos de 11 peças teatrais

Boa oportunidade para o público conhecer os bastidores e as diferentes etapas de criação e montagem dos espetáculos


Quem gosta de teatro e tem curiosidade de ver como as peças são produzidas não pode perder os ensaios abertos que serão realizados pelo Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí a partir desta quarta-feira, dia 18. Alunos de diferentes cursos preparam 11 espetáculos e, até o final de novembro, o público poderá acompanhar todo o processo de criação e montagem dessas peças, com entrada gratuita.

De acordo com a coordenadora do Setor de Artes Cênicas, Fernanda Mendes, a ideia é permitir que a plateia conheça os bastidores de uma produção teatral. “São várias etapas e vários ensaios. Então, alguns terão atores em cena, outros apenas produção musical; alguns com trechos de peça, outros com peças completas. O público poderá acompanhar os bastidores e a evolução da montagem”, afirma.

A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas, já que os ensaios serão realizados em salas de aula e espaços reduzidos. Também é importante observar a classificação etária de cada peça, pois há textos voltados a jovens a partir de 14 anos e uma peça exclusiva para o público adulto.

É o caso de “DESenCARNE – Entre o provisório e o permanente”, que abrirá o projeto e tem classificação restrita a pessoas com 18 anos ou mais. Segundo o professor responsável, João Fabbro, o texto é uma provocação e traz a morte e a brevidade da vida como tema central. A peça é um trabalho do Curso de Aperfeiçoamento em Performance, tem a proposta de mexer com as emoções do público e pode despertar sentimentos confusos. A produção terá 13 ensaios abertos. Todos às 20h00, na Sala 3 do Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, que tem lotação máxima de 15 pessoas na plateia.

Inspirado nas obras “A vida na grande cidade” de Will Eisner e “Memórias delfuego” de Eduardo Galeano, o espetáculo “El Edifício” é produzido por alunos do terceiro ano do Curso de Teatro Adulto, sob a direção de Rodrigo Scarpelli. Tem classificação restrita a jovens a partir de 14 anos. Mesma idade definida para a instalação cênica “A Tempestade”, inspirada na obra de William Shakespeare. Também uma produção de alunos do terceiro ano do Curso de Teatro Adulto, sob direção de Flavio Melo.

As outras oito peças têm classificação livre. São elas: “A Máquina” de João Falcão, direção de André Luiz Camargo; “A vaca Lelé” de Ronaldo Ciambroni, direção de André Luiz Camargo e Fernanda Mendes; “Os cigarras e os formigas” de Maria Clara Machado, direção de Dalila Ribeiro; “Liberdade liberdade” de Millôr Fernandes e Flávio Rangel, direção de Adriana Afonso; “Fábulas africanas”, com alunos da Oficina Som em Cena e direção de Betinho Sodré; “Improviso”, baseado em pesquisas de alunos do Curso de Teatro Adulto, direção de Adriana Afonso; “O mágico de Oz”, baseado na obra homônima de Frank Baum, direção de Erica Pedro e Adriana Afonso; “E viveram felizes para sempre”, criação coletiva de alunos da Oficina de Teatro Épico, coordenação de Flavio Melo.

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí conta com o apoio cultural de Coop e CCR SPVias.

Jovem que motivou campanha na web para pagar dívida de hospital sai da UTI

Leslye Coelho, que ficou em coma, mora em Boituva e está internada com infecção generalizada. Família faz campanha para pagar despesas, que já ultrapassam R$ 150 mil.
Por Paola Patriarca, G1 Itapetininga e Região

Adolescente está internada em hospital de Sorocaba (Foto: Arquivo Pessoal)
A adolescente Leslye Coelho de 16 anos, que está internada há mais de 25 dias em um hospital particular de Sorocaba, saiu da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nesta segunda-feira (16) e foi para o quarto.

Leslye, que ficou em coma, está internada com um quadro de infecção generalizada, sem previsão de alta. Por conta disso, a família lançou uma campanha para tentar pagar a dívida do hospital, que já passa de R$ 150 mil.

O pedido da família, que mora em Boituva, mobilizou amigos, parentes e até comerciantes da cidade, que começaram a vender rifas, promover "pedágios" em semáforos, bingos e até uma "vaquinha" online para arrecadar dinheiro.

Segundo o pai da Valdecir Rodrigues Coelho, a saída da filha da UTI foi uma vitória para todos. “Estamos muito felizes porque agora ela está no quarto, consciente e fazendo gestos com as mãos. Ainda precisa de um aparelho de oxigênio, mas não está mais em coma induzido e estou confiante. Agora poderá receber mais visitas. Estou sem palavras”, diz.

Ainda de acordo com Valdecir, a ajuda de todos os moradores de Boituva e cidades do Brasil é o que dá força para ele e família.

“Eu não estou conseguindo acompanhar todo dia minha conta, mas a última vez que vi tinha muito dinheiro. Isso é muito gratificante. Nos dá força para acreditar”, afirma

Mobilização

A campanha na web para ajudar a família da adolescente a pagar a dívida acumulada com a internação também mobilizou diversas jogadoras de futebol, entre elas atletas que atuam na Seleção Brasileira, Santos e Corinthians.

A zagueira do Corinthians Ingrid Carolina Frisanco gravou um vídeo em sua rede social pedindo ajuda para a jovem. Ao G1, ela contou que tem família em Boituva e que se sensibilizou com a história da família.

“Eu vi a campanha na internet e resolvi ajudar de alguma forma com o vídeo e fazendo sorteio da minha camisa do Corinthians autografada. Quero visitá-la no hospital e dar todo o apoio”, diz.

Zagueira do Corinthians Ingrid Carolina aderiu à campanha para ajudar família de adolescente
(Foto: Arquivo Pessoal/Ingrid Carolina Frisanco)
As jogadoras do Santos Maria Alves, Kelly Rodrigues, Danielli Silva, Thais Picarte e Tayla Carolina também abraçaram a campanha e gravaram vídeos para ajudar a adolescente.

Os vídeos foram gravados a pedido da jogadora de Iperó (SP) Sabrina Aparecida Antunes de Oliveira, que mora em Boituva e também se sensibilizou com a história.

"Quando fiquei sabendo do caso da Leslye pensei em pedir para as jogadoras que conheço gravarem um vídeo. Pensei nisso porque todas têm influência nas mídias sociais e a campanha poderia ter mais pessoas querendo ajudar. Então, elas me mandaram os vídeos", conta Sabrina.

Além delas, a campanha também mobilizou a jogadora Bianca Castagnaro Moraes, goleira da seleção brasileira de futsal e que atua no time italiano Futsal Italiano Breganz, a lateral direita da seleção brasileira de futebol Leticia Santos, que atua em um time na Alemanha, e todas do time Leoas da Serra, campeãs da Copa do Brasil deste ano.

Já a jogadora do Rio Preto Mônica Bitencourt entregou uma camiseta autografada pelo time inteiro do Rio Preto, atual campeão Paulista 2017, aos pais da jovem. Para a família, é importante receber o apoio de todos.


Natal é tema de cursos gratuitos da Coop

Mensalmente, a Coop – Cooperativa de Consumo promove o Ciclo de Palestras, uma iniciativa pioneira no mercado varejista, que além de contribuir com a comunidade onde atua com unidades de distribuição, também permite aos participantes transformar os conhecimentos adquiridos em fonte ou complementação da renda familiar.

As inscrições para o ciclo de novembro estarão abertas a partir do dia 24 de outubro (terça-feira) e deverão ser realizadas, gratuitamente, na Central de Relacionamentos - 0800-772-2667. As vagas são limitadas e os cursos acontecerão nas lojas Coronel Seabra (rua Coronel Lúcio Seabra, 772 – Centro) e Onze de Agosto (rua XI de Agosto, 3045), com os temas Faça e lucre para o Natal – cuscuz de frango no pote e bolo natalino de especiarias na marmita e Faça e venda – porta-panetone de Papai Noel. A programação completa está disponível em www.portalcoop.com.br .

domingo, 15 de outubro de 2017

Edson Lopes interpreta Tardes em Lindoia, de Zequinha de Abreu

poesia / Lúcio Rodrigues Junior


ESTAÇÕES DA VIDA

O tempo desloca os ponteiros do relógio
Maldito tic-tac
Outro dia nasce
O dia nascido é uma página virada
Tantas palavras e muitos pontos finais
Sintaxe difícil das horas
Singular vencendo plurais
: solidão
Tantos sentimentos ligados
Em todos os tempos
: passado


As manhãs ingênuas me beberam todo
Jamais me recuperei
Os goles daquelas manhãs coloridas
: ressaca


O tempo emendou a alegria de menino
Vivo rodeado de lembranças
De tudo o que foi
: infância


A capa do livro é dura
Primeiras páginas, coloridas
As últimas, escuras

Ponto final.

Lúcio Rodrigues Junior

sábado, 14 de outubro de 2017

Sales Gomes anuncia concurso para professores

A Escola Técnica Estadual (Etec) Sales Gomes lança novo Concurso Público com o objetivo de contratar Professor de Ensino Médio e Técnico. Caberá ao Docente ministrar aulas na área de Boas Práticas em Unidades Produtoras de Refeições, pertencente ao Curso de Nutrição e Dietética.

O profissional deve ser graduado ou licenciado nos cursos especificados no edita e receberá por hora-aula o valor de R$ 17,15.

As inscrições são recebidas na sede da Etec, localizada na Praça Praça Adelaide Guedes, 1, Centro, até esta segunda-feira, dia 16 de outubro. Deve-se apresentar a documentação listada em edital e realizar o pagamento da taxa, de R$ 82,73.

Todos os inscritos serão avaliados por meio de Prova Objetiva - Escrita, de Habilidades Operacionais ou Técnicas - Métodos Pedagógicos e de Títulos. O concurso tem validade de um ano, a partir da data de homologação em DOE, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Direção da Unidade de Ensino.

poesia / Ana Moraes

Solidão na Multidão


Conectado a uma integridade
Constituída por imposições
Beleza, tesouro e banalidade
Expostas em virtuais portões


Várias vozes e opiniões
Múltiplas escolhas e desafetos
Atinge massas e porções
Seja verdades ou dejetos


Amizades sem essência
O que é se relacionar?
Inverdades e negligências
Falta agir e realizar


Próximos, infinitos
Circunavegam sua intimidade
Estabelecem sócio-mitos
Transmutando sua identidade


Junta o distante
Afasta o lateral
Virtual, mas penetrante
Produto colateral


Onde está esta multidão?
Em nuvens flutuando
Como gota em solidão
O ser se condensando


A.M.O.R.
Ana Moraes de Oliveira Rosa

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Provas de Canto e MPB/Jazz do Conservatório de Tatuí serão abertas ao público

Alunos de diferentes níveis de aperfeiçoamento apresentam-se entre os dias 16 e 20 de outubro no Salão Villa-Lobos com entrada gratuita



A música popular brasileira terá destaque nesta semana na programação cultural da cidade. Começam nesta segunda-feira, dia 16, as Provas Abertas de Canto e MPB/Jazz do Conservatório de Tatuí. Alunos de diferentes cursos e níveis de aperfeiçoamento se apresentarão para uma banca examinadora e todas as avaliações serão abertas ao público. As audições seguem até sexta-feira, das 08h20 às 12h00, no Salão Villa-Lobos, com entrada gratuita.

A Área de MPB/Jazz do Conservatório de Tatuí foi fundada em 1989 pelo professor Paulo Braga e é um dos setores mais concorridos da instituição. Em 1990, primeiro ano letivo do segmento, o corpo docente tinha Paulo Braga (piano e prática de conjunto), Paulo Flores (prática de conjunto, piano complementar e música eletrônica), Paulo Hildebrand (guitarra), Mário Campos (baixo elétrico), Ricardo Lobo (harmonia e arranjo), Rui Carvalho (bateria e rítmica) e Hudson Nogueira (saxofone).

Na época, os cursos de MPB/Jazz seguiam o modelo da “Berkeley School”. Por volta de 1994, os professores sentiram a necessidade de construir uma grade curricular mais voltada para a música popular brasileira e o novo conceito tornou-se o diferencial da Área de MPB/Jazz do Conservatório de Tatuí. As pesquisas também levaram ao desenvolvimento de um Departamento de Choro, que passou a funcionar como área independente em 2009, tamanha sua repercussão e procura.

Atualmente, a Área de MPB/Jazz é coordenada pela professora Érica Masson e tem corpo docente altamente qualificado. Os cursos têm como foco principal a improvisação e estimulam o aluno a desenvolver a sua capacidade técnica e perceptiva no instrumento de sua escolha, tornando-o apto a enfrentar o mercado de trabalho.

Durante todo o curso são abordadas as características de diversos estilos musicais, com ênfase nos ritmos brasileiros. O estudante é estimulado a participar de grupos com diferentes formações, como duos, trios, quartetos, combos e big bands. Desta forma, ele pode colocar em prática todo o material fornecido pelos professores nas aulas teóricas e de instrumento. Além dos grupos formados nas aulas de Prática de Conjunto, o curso ainda agrega a Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí.

A área de MPB/Jazz do Conservatório de Tatuí compreende os seguintes cursos: bateria, baixo acústico, baixo elétrico, canto, clarinete, flauta transversal, guitarra, piano, saxofone, trompete, trombone, percussão e violão. Todos os alunos matriculados também participam das aulas de teoria e percepção, harmonia popular, história da música popular e arranjo. Também são disciplinas eletivas: maracatu, ritmos brasileiros, piano ou violão complementar, percussão complementar e prática de big band, além das atividades de Prática de Conjunto.

Érica Masson – Mestre em música pela Universidade de Campinas (Unicamp) com a dissertação “Elementos da Escrita de Nailor Azevedo ‘Proveta’ para Instrumentos de Sopro em seus Arranjos para Big Band”, sob orientação do professor-doutor Antônio Rafael Carvalho dos Santos. Desde 2000, atua como professora de Piano, Arranjo, Harmonia e Prática de Conjunto “Repertório” no curso de MPB/Jazz do Conservatório de Tatuí. É atual coordenadora da Área de MPB/Jazz da instituição. Formada em música – habilitação piano – pela faculdade “Carlos Gomes”, em São Paulo. Também formou-se pelo Conservatório de Tatuí no curso de piano MPB/Jazz. Lecionou Piano Popular e Prática de Repertório durante o I Festival de Música de Ourinhos (2001); ministrou aulas de harmonia, piano popular e performance no Conservatório Allegro em São Carlos (SP); integrou o Duo de pianos, juntamente com o pianista Paulo Braga (1999-2002); e participou, como convidada especial de algumas apresentações do grupo Bonsai Machine, formado pelo saxofonista Mané Silveira, o pianista Paulo Braga e o percussionista Guello.

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí orgulha-se em ter apoio cultural de Coop e CCR SPVias.

Conservatório de Tatuí realiza Recital de Trombone

Apresentação será na terça-feira, dia 17, e marca a conclusão de curso da aluna Kethin Iasmin da Silva



Conservatório de Tatuí promove nesta semana o Recital de Conclusão do Curso de Trombone da aluna Kethin Iasmin da Silva. A apresentação será na terça-feira, dia 17, às 19h00, no Salão Villa-Lobos, com entrada gratuita. O professor responsável é Marcelo Bam Bam e a coordenação é de João José Xavier da Silva.

O recital começa com “Concerto para trombone e piano”, de Launy Grondahl. Em seguida, a aluna apresenta “Starlight” de Arthur Pryor. O programa continua com “Los Bandidos” de Christian Lindberg e “Sang Till Lotta” de Jan Sandstrom. Kethin promete emocionar a plateia com “Nessun Dorma” de Giacomo Puccini, arranjo de Philip Jameson. Para encerrar, ela apresentará “Trombumba” de George William Lotzenhiser e “Trombolerando” de Gilberto Gagliardi. A formanda será acompanhada pelos músicos convidados Fanny de Souza Lima (piano), Marcelo Bam Bam, Isaque Proença, Kaio Poliselli, Alberto Labaki e Vagner Correa Junior (trombone).

Kethin Iasmin da Silva é natural de Tatuí. Iniciou seus estudos em música no Conservatório Dramático “Dr. Carlos de Campos” em 2001. Aos 13 anos, ingressou no curso de Trombone Popular com o professor Walter Azevedo. Aos 15 anos, passou a frequentar as aulas de Trombone Clássico com o professor Marcelo Bam Bam. De 2006 a 2014, integrou a Orquestra de Metais Lyra Tatuí com os professores Adalto Soares e Silvia Zambonini.

De lá para cá, conquistou sete concursos nacionais CNBF, dois torneios Campeã das campeãs, 10° lugar na classificação geral do 9° Campeonato Mundial, 1º lugar na categoria Junior do Concurso Sul-Americano, entre outros. Apresentou-se em salas de concertos de destaque, como Credcard Hall, Teatro Nacional Cláudio Santoro, Sala Villa Lobos e Martins Pena de Brasília-DF, Teatro Procópio Ferreira, Sala São Paulo, Teatro Carlos Gomes e Espaço Tom Jobim no Rio de Janeiro-RJ, Teatro da Banda Primitiva na cidade de Liria (Espanha) e Palau de La Musica em Valencia (Espanha).

Frequentou master classes com músicos consagrados, como Gilberto Gianelli, Donizeti Fonseca, Marcos dos Anjos Jr., Carlos Freitas, Agnelson Gonçalves, Ben Van Dijk (Holanda), Marcos Pacheco, Darcio Gianelli, Raul de Souza, Darrin C. Milling, Eduardo Machado, Raphael da Paixão, Henry Bay (Argentina), Julio Rizzo, Wagner Polistchuk, Enrique Schneebeli (Aargentina), Jacques Mauger (França), Mark John Mulley, Fernando Chipoletti e Agnelson Gonçalves.

Participou de festivais em Campos do Jordão (2003-2014), Campinas-SP, Brasília-DF (2006-2007), Londrina-PR (2009-2011), Poços de Caldas-MG (2012), Piracicaba-SP (2013), Pelotas-RS (2014), Encontro Internacional de Metais (2006-2010-2012-2014), XVIII Festival Brasileiro de Trombonistas (2012), Coreto Paulista de Tatuí-SP (2008-2010), Festival Junger Kunstler Bayreuth na Alemanha (2008-2009), Klassiek op Locatie de Venlo (Holanda), Certamen Internacional de Bandas de Música na cidade de Valencia – Espanha (2010), Klassiek op Locatie na cidade de Venlo – Holanda (2010), Iguazú en Concierto na Argentina (2014-2015).

Participou do Curso “Sopro Novo” Yamaha, onde teve experiência com flautas soprano e contralto. Tocou com maestros como José Antônio Pereira, Will Sanders, Mônica Giardini, Jean Reis, Edmilson Baia de Oliveira, Dario Sotelo Calvo, João Maurício Galindo, Gustavo Fontana (Argentina), Felix Hauswirth (Suiça), Mark Whitlock e Marco Antônio de Almeida Junior.

Gravou para vários programas da Rede Globo, incluindo Caldeirão do Huck, Criança Esperança, TV Tem, Canal Futura e Altas Horas. No Conservatório de Tatuí, integrou o Conjunto de Metais, Banda Sinfônica Jovem, Orquestra Sinfônica Jovem e grupos de música de câmara. Atualmente, cursa o 1° ano de Aperfeiçoamento técnico do curso de Trombone na classe do professor Marcelo Bam Bam e também o 4° semestre do curso de licenciatura em Música da faculdade Unimes. É bolsista da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, integrante do grupo Metais do Rock formado por músicos e professores da instituição e trombonista da Banda Marcial Colégio Mônaco da cidade de Votorantim-SP.

Marcelo de Jesus da Silva – Mais conhecido no meio musical como Marcelo Bam Bam, formou-se nos cursos de Trombone e Aperfeiçoamento do Conservatório de Tatuí com o professor Gilberto Gagliardi. Participou, foi premiado e homenageado em diversos concursos, com destaque para os de 1998 e 1999 da Ordem dos Músicos do Brasil. Solista em inúmeros recitais com bandas e orquestras sinfônicas desde 1996 sob a regência de renomados maestros brasileiros e internacionais. Apresentou-se em importantes salas de concerto no Brasil, Peru, Espanha e Estados Unidos. Participou da gravação de 14 CDs e 2 DVDs com grupos sinfônicos. Atualmente integra o corpo docente do Conservatório de Tatuí, é 1° trombone e chefe de naipe da Orquestra Sinfônica da mesma instituição, 1° trombone e solista da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e trombone clinician da Yamaha Musical do Brasil.

João José Xavier da Silva – Iniciou seus estudos no Conservatório de Tatuí em 1974, formando-se no curso de Trompete em 1987 e em Aperfeiçoamento de Trompete em 1991, com os professores Clovis Mamede, Nelson Rubens dos Santos, Nailson de Almeida Simões, Sétimo Paiolletti, Clovis Beltrami e Edgar Batista dos Santos (Capitão). Graduado em Educação Artística e pós-graduado em Psicopedagogia. Foi integrante da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, Orquestra Sinfônica Paulista, Orquestra de Sopros Brasileira, Big Band Prata da Casa, Orquestra Sinfônica de Sorocaba e o conjunto de metais Arte Nova do Conservatório de Tatuí, do qual também foi coordenador. Atuou em São Paulo por seis anos como trompetista em bailes, shows e gravações. Atualmente, é professor do Curso de Trompete e coordenador da Área de Sopros/Metais do Conservatório de Tatuí, e trompetista da Big Band do Conservatório de Tatuí.

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de Coop e CCR SPVias.

Banda Municipal de Tatuí se apresenta no projeto 'Música na Praça' amanhã

Concerto será neste sábado (14), às 11h, na Praça da Matriz.G1 Itapetininga e Região

'Música na Praça' terá concerto especial da Banda Municipal de Tatuí
 (Foto: Divulgação/Prefeitura de Tatuí)
A Banda Municipal de Tatuí realizará um concerto neste sábado (14), às 11h, no projeto 'Música na Praça'. O concerto foi preparado especialmente para nova formação da Banda Municipal que conta com 41 integrantes.

O grupo, liderado pelo maestro Juliano de Arruda Campos, conta com um repertório bem variado, que tem como objetivo mostrar o potencial desta formação musical e de seus músicos.

Entre as músicas que serão apresentadas foi destacado “Dois Corações”, de Pedro Salgado, “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso e “Xote das Meninas”, de Luiz Gonzaga.

O projeto “Música na Praça” é realizado todo sábado às 11h na Praça da Matriz. Mais informações pelo telefone (15) 3205-8464.

Pneu de carro se solta e causa acidente entre dois veículos em rodovia

Segundo os bombeiros, um dos automóveis chegou a capotar. Uma das vítimas foi socorrida com ferimentos graves.
G1 Itapetininga e Região

Acidente aconteceu na rodovia Antônio Romano Schincariol (SP-127)
(Foto: Reprodução/Street View)
Duas pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo dois carros na noite desta quinta-feira (12), no quilômetro 116 da Rodovia Antônio Romano Schincariol (SP-127), em Tatuí.

De acordo com o Corpo dos Bombeiros, os dois veículos trafegavam no mesmo sentido quando um dos pneus de um dos carros se soltou. Por conta disto, o motorista, de 24 anos, perdeu o controle da direção e capotou na rodovia.

Já o outro motorista, de 43 anos, não conseguiu desviar e bateu na roda que ficou solta na rodovia.

O motorista do primeiro veículo foi socorrido com ferimentos graves, já o outro teve ferimentos leves. Os dois foram encaminhados ao pronto-socorro da cidade. De acordo com a Polícia Rodoviária, a pista não precisou ser interditada.

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Conservatório de Tatuí realiza Mostra Especial de Música de Câmara

Evento reúne seis grupos que se destacaram no primeiro semestre de 2017



O Conservatório de Tatuí promove, no dia 15 de outubro, a Mostra Especial de Música de Câmara, com apresentação de seis conjuntos que se destacaram no primeiro semestre de 2017. Os grupos têm formação e repertório variados e vão mostrar seus trabalhos no Teatro Procópio Ferreira, às 20h00, com entrada gratuita.

Música de Câmara é uma das disciplinas obrigatórias que compõem a grade curricular dos cursos de instrumento e canto do Conservatório de Tatuí. A matéria promove a interação do estudante com outros músicos, outros instrumentos, sons e técnicas. Ele tem a oportunidade de se unir a outros alunos, formar duos, trios ou grupos para experimentar sons e repertórios diferentes do que é praticado nas aulas individuais.

“Esta Mostra Especial traz alguns grupos que se destacaram durante as apresentações do 9ª Prêmio de Incentivo à Música de Câmara, realizado em junho deste ano. Eles não levaram o prêmio, mas foram muito bem avaliados pela banca julgadora”, explica a coordenadora da Área, professora Míriam Braga.

O primeiro a se apresentar é o “Flower’s Trio”, composto pela pianista Lara Oliveira, a soprano Merlise Moreira e a mezzo-soprno Luiza Girnos, sob supervisão da professora Marilane Bousquet. A proposta do trio era pesquisar peças musicais originais ou arranjadas para esta formação. Como resultado, as alunas apresentam para o público a ária “Dueto das Flores” da ópera Lakmé de Léo Delibes, uma peça muito usada em filmes e propagandas.

Em seguida, apresenta-se o “Trio Piazzolla”, formado por Marta Azevedo ao violino, Marina Pedroza Lion ao piano e Milena Gregório ao violoncelo. Orientado pela professora Maria Eugênia Sacco, o grupo homenageia Astor Piazzolla com a obra “Verano Porteño”.

Alunos do curso de Alaúde do Conservatório de Tatuí, Ananda Roda de Miranda e Ivan Roberto de Oliveira Júnior formam o “Willow Duo”, também sob supervisão da professora Maria Eugênia Sacco. Eles vão tocar “Contrapunto primo” de Vincenzo Galilei e “Drewries Accordes”, peça de autor anônimo.

O “Quarteto Royale” sobe ao palco na sequência para executar a obra “Oblivion” de Astor Piazzolla. O grupo é formado por Sergio David Cuba Corrales e Angel Jesus Arroyo ao violino, Marina Nunes da Costa Ferreira na viola e Josué Sartori Junior no violoncelo. “São alunos de diferentes níveis de aperfeiçoamento, mas com a mesma paixão pela música. Sob orientação do professor Tiago Almeida, o quarteto tem intenção de explorar repertório erudito e popular, aprimorando aspectos técnicos e musicais”, descrevem os alunos.

Formado pela pianista Flora Campos e a clarinetista Thamara Nascimento, o “Duo Regis Nascimento” apresentará “Platônica” de Hercules Gomes e “Vals Venezolano” de Paquito D’Rivera. “A música nos uniu sem dó nem piedade, todos os sons, teclas, sopros e clarinetadas. O entrosamento é resultado de uma grande amizade”, definem as integrantes, que são orientadas pela professora Eliana Wagner.

Quem encerra a Mostra Especial de Música de Câmara é o Duo Giocoso (alegre, em italiano), formado pelo flautista Abner Americo e pela violonista Karina Bertrameli, com orientação do professor Marcel Ricardo Villa. Segundo os alunos, o duo tem grande afinidade com o tango argentino, especialmente com Astor Piazzolla. Mas também explora obras de outros gêneros, como “Distribuição de flores” de Heitor Villa-Lobos e “Entr’acte” de Jacques Ibert, peças escolhidas para esta apresentação.

Eliana Wagner – Formada em piano e canto pelo Conservatório de Tatuí e em licenciatura plena em Música pela Faculdade Santa Marcelina (FASM). Participou de cursos de interpretação pianística com Magdalena Tagliaferro, Arnaldo Cohen, Olga Kiun; de música de câmara com Maria José Carrasqueira, Lucia Barrenechea, Gerald Robins; e musicoterapia com Rolando Benenzon. Participou da gravação de dois CDs com Dorothea Kerr. Faz parte do corpo docente do Conservatório de Tatuí nas áreas de Piano, Música de Câmara e performance de palco.

Marcel Ricardo Villa – Iniciou seus estudos musicais em Leme (SP), como clarinetista da Banda Musical “Maestro Angelo Cosentino”. Mais tarde, formou-se em saxofone clássico pelo Conservatório de Tatuí, licenciou-se em Música pela Universidade Adventista de São Paulo – núcleo Engenheiro Coelho (Unasp-EC) e concluiu pós-graduação em formação de professores para o Ensino Superior pela Universidade Paulista (Unip). Também frequentou seminários de regência com maestros de diversos países e estudou regência com Dario Sotelo e Jetro Meira de Oliveira, entre outros. Atualmente é regente da Banda Musical Zequinha de Abreu e do Coral “Professor Octávio Bueno de Camargo”, ambos de Santa Rita do Passa Quatro (SP). Também é solista e chefe de naipe dos saxofones da Banda Musical Pirassununguense (Pirassununga-SP) e professor de Música de Câmara e Saxofone Clássico do Conservatório de Tatuí.

Maria Eugênia Sacco – Bacharela em cravo pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e licenciada em Harpsichord Performance pelo Trinity College London. Aperfeiçoou-se em Amsterdã, Holanda, no Conservatorium Sweelinck e na Academie voor Oude Muziek. É professora de Cravo, Baixo Contínuo e Música de Câmara no Conservatório de Tatuí desde 1998, exercendo ainda o cargo de docente da disciplina de Prática de Conjunto na Área de Educação Musical. É cravista do Grupo de Performance Histórica da mesma instituição. Realizou diversos trabalhos como cravista correpetidora em cursos, master classes e festivais, nos quais exerceu acompanhamento para cantores e instrumentistas dos cursos da área de música antiga. Paralelamente à carreira pedagógica, integra o Duo Auleum (cravo e viola de gamba), com o qual já se apresentou em vários estados brasileiros.

Marilane Bousquet – Soprano, iniciou seus estudos musicais como pianista. Formada em licenciatura plena em Música pela UFRJ e graduada em Canto pela UFRJ e FAAM/FMU. Apresentou-se como solista em diversos concertos com coro e orquestra; obteve o 2° lugar no Concurso de Interpretação da Canção de Câmara Brasileira (Centro de Música Brasileira) em 1997, São Paulo. Participou como solista na produção americana Vídeo Games Live montada em São Paulo, sob regência do maestro Jack Wall; acompanhou congressos e cursos com enfoque na pedagogia, interpretação e performance vocal, entre outros. Desde 2008 desenvolve trabalho vocal pedagógico junto ao Núcleo Arte e Cultura de Sorocaba e em outros grupos. Professora no Conservatório de Tatuí desde 2009, nas áreas de Canto Lírico e Música de Câmara.

Tiago Almeida – Iniciou seus estudos musicais aos oito anos no Conservatório de Tatuí. Formou-se em 2000, ano em que ingressou na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Trabalhou em diversas orquestras como músico fixo, dentre elas a Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Sinfônica de São Caetano do Sul, Orquestra de Câmara da USP e Orquestra de Cordas de Tatuí. Em 2003 foi contemplado com uma bolsa por participar do concurso da Youth Orchestra of the Americas (YOA), viajando entre 2003 e 2005 por mais de dez países das Américas do Norte, Central e do Sul. Atualmente é aluno do professor Alceu Reis, docente do Conservatório de Tatuí e do Conservatório Antônio Ferruci Viviani em Poços de Caldas (MG). Integra a Orquestra Sinfônica Paulista, o quarteto de violoncelos Tatuí Cello Ensemble e o Duo Almeria.

Míriam Braga – Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Bacharel em Piano pelas Faculdades São Judas. Seus principais mestres foram Bernard Flavigny, Arnaldo Cohen, Heitor Alimonda, Homero Magalhães, Lina Pires de Campos, Amaral Vieira, Magda Tagliaferro, Jacques Klein, Iara Bernette. Foi várias vezes premiada como solista e camerista. Atuou como solista sob regência de Eleazar de Carvalho, Alceo Bocchino Ernani Aguiar, Thomas O’Neall, Benito Juarez, Roberto Garcia Mareco, Henrique Gregori, Edson Beltrami, Florentin Gimenez, Gonzalo Bustos, Dario Sotelo, Juliano de Arruda Campos, entre outros. Tem em sua discografia uma série de CDs dedicados à música brasileira. Como pianista correpetidora tem sido amplamente reconhecida. Seus concertos internacionais incluem América Latina, Estados Unidos e Europa. No Conservatório de Tatuí é coordenadora da Área de Música de Câmara e integra o corpo docente da Área de Piano e Música de Câmara. Atua também como clinician e pianista exclusiva no projeto “Sopro Novo Bandas”, da Yamaha Musical do Brasil.

Apoio cultural – Em 2017, o Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de Coop – Cooperativa de Consumo e CCR SPVias.

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Caminhão carregado com milho pega fogo após acidente em rodovia

Acidente aconteceu na rodovia Senador Laurindo Dias Minhoto (SP-141), entre Tatuí e Capela do Alto. Quatro pessoas ficaram feridas, diz polícia.
G1 Itapetininga e Região

Caminhão com milho pega fogo após batida na SP-141 (Foto: Arquivo Pessoal/Keli Lima)
Um caminhão carregado com milho pegou fogo após se envolver em um acidente com outro caminhão na rodovia Senador Laurindo Dias Minhoto (SP-141), entre Tatuí e Capela do Alto. De acordo com a Polícia Rodoviária, quatro pessoas ficaram feridas.

Ainda segundo a polícia, os dois veículos colidiram de frente em um trecho que é acesso à rodovia Antônio Schincariol (SP-127).

Devido ao impacto da batida, o veículo que estava carregado com milho pegou fogo. Quatro pessoas foram socorridas por uma Unidade de Resgate e levada para o pronto-socorro de Capela do Alto com ferimentos leves.

O fogo foi controlado pelos bombeiros e a pista precisou ser interditada parcialmente. As causas do acidente serão investigadas.

Segundo a polícia, quatro pessoas ficaram feridas após acidente (Foto: Reprodução/TV TEM)

Museu de Tatuí recebe curso sobre qualidade de vida a partir desta quarta-feira

Evento será realizado às 19h no Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

G1 Itapetininga e Região

Curso será realizado no Museu Paulo Setúbal de Tatuí (Foto: Divulgação)
O Museu Histórico “Paulo Setúbal” em Tatuí realizará a partir desta quarta-feira (11), às 19h, o curso “Mindfulness - Ação Plena”, que tem como objetivo contribuir com a melhora da qualidade de vida.

O projeto será realizado em três quartas-feiras, 11, 18 e 25 de outubro, e atenderá 20 interessados que, através da exposição de dados e exercícios, permite que os participantes vivenciem técnicas de exercícios para aliviar o estresse e melhorar a saúde física.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está localizado na Praça Manoel Guedes, 98. Mais informações pelo telefone (15) 3251-4696.

ANFITEATRO DO CEU DAS ARTES TERÁ RECITAL DO DUO FAVORITI

Apresentação terá entrada franca ao público.


O anfiteatro do CEU - Centro de Cultura e Esportes Unificados - terá um recital do Duo Favoriti no dia 18 de outubro, próxima quarta-feira, às 15h30.

O Duo Favoriti é composto por Dagma Eid e Patrícia Nogueira, ambas professoras de violão erudito no Conservatório de Tatuí. O repertório, além de músicas do período clássico e romântico, terá obras de compositores do interior de São Paulo, como Geraldo Ribeiro, Jair de Paula e Edson Lopes.

O recital será gratuito. O CEU das Artes está situado na Rua Ana Rosa Monteiro, nº 475, Vila Santa Helena. Mais informações pelo telefone: (15) 3259-5340.

CHINA QUER PARCERIAS PARA DESENVOLVER PRODUÇÃO DE BAMBU EM TATUÍ

A unidade já foi referência nacional com o lançamento do trigo duro, cuja sêmola é utilizada para a produção do macarrão.


Na terça-feira (10/10), a prefeita Maria José Vieira de Camargo esteve visitando a Unidade de Pesquisa de Tatuí (UPT), a antiga Estação Experimental. Com a prefeita, estavam o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Célio Valdrighi, o secretário de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude Cassiano Sinisgalli e o chefe de gabinete Christian Pereira de Camargo. O motivo da visita foi a presença no local da comitiva oficial da Cooperação Brasil China para o Desenvolvimento do Agronegócio do Bambu no Brasil. A unidade tatuiana de pesquisa, instalada numa área de 40 alqueires ou quase 970 mil metros quadrados, abriga a maior coleção de bambus da América Latina, com mais de 70 espécies, todas elas catalogadas.

A comitiva chinesa, vinculada a Chinese Academy Forestry (Academia Chinesa de Silvicultura) e liderada pelo senhor Huang Jian (vice-presidente), também foi recebida no local por Guilherme Korte (presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Bambu - Aprobambu), Marcelo Ticelli (diretor da UPT) e Juliana Cortez Barbosa (vice-coordenadora executiva do Campus da Unesp de Itapeva). Também estava presente o vereador de Mogi das Cruzes, Clodoaldo de Moraes, que veio conhecer a UPT.

Foram realizadas visitas as áreas de cultivo do bambu e também as instalações da UPT. “Estamos viabilizando parcerias com os chineses para novas pesquisas no local”, destacou a prefeita Maria José. Tatuí deverá também sediar no próximo mês de novembro, neste local, a 1ª Expo Bambu Internacional, um evento da Aprobambu. A ideia é atrair empresários, produtores, acadêmicos e interessados na cultura do bambu.

Para quem não sabe, a variedade de bambus no Brasil inclui os que são comestíveis, outros que são utilizados para o artesanato e aqueles que servem de enfeites e até para produzir tecidos. Com o bambu é possível fazer roupas, carvão e instrumentos musicais, como flautas.

Explorando mais o uso do bambu, é possível, também, substituir a ferragem usada no concreto armado. Caixa de joias, suporte para flores ou arranjos, cadeiras, poltronas, sofás, reservatórios para pinga podem ser feitos com bambu. Uma armadilha e um criadouro para peixes também podem ser feitos com bambus.

Inaugurada em 1934 e situada na rodovia Mário Batista Mori (Tatuí/Cesário Lange), no quilômetro 38, na zona rural de Tatuí, a Unidade de Pesquisa de Tatuí (UPT) é uma das unidades da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), responsável por coordenar e gerenciar as atividades de ciência e tecnologia voltadas para o agronegócio, cujas ações políticas são propostas pela Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento.

A unidade já foi referência nacional com o lançamento do trigo duro, cuja sêmula é utilizada para a produção do macarrão. 

Espaço do COBAT - Conselho de Bairros de Tatuí

ANTÔNIO DE PÁDUA OLIVEIRA = Presidente - 2017

R E T R O S P E C T I V A

DIA 14 DE OUTUBRO DE 1.992

Na data acima, a completar 25 anos, um grupo de voluntários preocupados com o caminho que seguia nossa Tatuí, se propôs a AUXILIAR a Administração Pública, apontando itens que pediam providencias na infraestrutura da cidade. Assim decidiu-se pela criação de um conselho, sem finalidade lucrativa, sem credo religioso e apolítico - partidário a quem deram o nome de CONSELHO DE BAIRROS DE TATUÍ – COBAT. 

A Diretoria desse Conselho, ainda hoje formada por 14 membros, procura informar através Ofícios à administração pública casos que talvez estejam passando desapercebidos aos olhos dos administradores, mas que requerem providências. Muitas vezes esses Ofícios recebem atenção e os problemas são sanados, outras vezes são ignorados quando então a persistência dos Diretores começa a agir e novos Ofícios são protocolados sobre o mesmo assunto. 

O COBAT possuía representatividade em quase todos os CONSELHOS MUNICIPAIS até que essa representatividade foi sendo suprimida pelos administradores descontentes com a cobranças recebidas, fato este que não foi comunicado à Diretoria do Cobat, ou seja, supressão feita na surdina. 
Por enquanto temos representatividade no COMDEMA e no CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE. A Diretoria do COBAT tem protocolado anualmente acima de 500 Oficios solicitando providencias em todo o município. Muitas vezes se necessário aciona a Secretaria de Governo Estadual, Secretaria Estadual de Saúde, DRS-XVI, Artesp, CCR,DER,SABESP, ELEKTRO, Ministério Público, além das Secretarias Municipais, solicitando informações e/ou providencias sempre por Oficios. Os Associados Fundadores do COBAT foram: na 1ª. Presidência o Sr. Jorge Bueno de Almeida, na Vice-presidência o Sr. Antônio Teodoro

1ª. secretaria Ana Maria Milton Soares Pereira Novais, 2º. Secretário Valdir Camargo, 1º. Tesoureiro o sr. José Ferreira Filho, 2º. Tesoureiro o sr. Geraldo Garcia. Compunham o Conselho Fiscal: a Sra. Terezinha de Jesus Vieira, Osvaldo Batista, Antônio José Dallava.

A suplência do Conselho Fiscal era formada por Décio Ribeiro Rodrigues, Helena Fernandes Ferreira e Marisa Aparecida de Almeida. A atual Diretoria vem tentando seguir a linha de bons serviços prestados à comunidade, apesar dos contratempos, falta de interesse e medo de "dar a cara a tapa" por parte dos cidadãos, alem da falta de cooperação dos órgãos públicos. Reivindicamos e conseguimos muitos benefícios à comunidade, benefícios aos vários bairros e área central, mas esses benefícios poderiam ser muito mais. A Diretoria do COBAT também critica, mas suas críticas são construtivas e nunca pejorativas, a Diretoria do COBAT também sabe aplaudir quando merecido e criticar se necessário. Você que acaba de ler estas linhas, venha engrossar nossas fileiras Venha trabalhar pela cidade onde você vive e mantem vossa família. Afinal das contas, somos cidadãos, pagamos nossos impostos e temos direito a sermos bem atendidos e vivermos em um local digno, aconchegante

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Ladrões furtam casa e são presos após perseguição em matagal

Grupo invadiu residência em Tatuí e foi cercado com apoio do helicóptero Águia, da PM, no bairro Bacaetava, em Iperó. Objetos foram recuperados.
G1 Sorocaba e Jundiaí

Trio foi preso em área de mata em Iperó (Foto: Divulgação/Guarda Municipal)

O furto a uma residência em Tatuí terminou com perseguição e prisão de três ladrões em um matagal no bairro Bacaetava, em Iperó (SP), na tarde desta terça-feira (10).

Segundo informações da Polícia Militar e da Guarda Municipal, os ladrões moram em Sorocaba e, durante a fuga em Iperó, bateram o carro e fugiram a pé por uma área de mata, onde foram encontrados.
Objetos furtado em casa de Tatuí foram encontrados com bandidos (Foto: Guarda Municipal/Divulgação)
Presos em flagrante, os criminosos foram encaminhados à delegacia da cidade, onde o caso foi registrado.

Ainda de acordo com a GM, Todos os objetos furtados, como televisão, roupas e carro, foram recuperados. O helicóptero Águia, da PM, deu apoio durante a ação, que durou cerca de 2h.

Carro furtado em Tatuí também foi recuperado (Foto: Guarda Municipal/Divulgação)

FAESB é certificada com o Selo de Instituição Socialmente Responsável da ABMES

Francis Jonas Limberger

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) concedeu em setembro o Selo de Instituição Socialmente Responsável à FAESB, de Tatuí. A Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara obteve a certificação devido a três iniciativas na área de responsabilidade social e, com este selo, poderá acompanhar a associação em uma série de ações nos próximos anos. 

As iniciativas inscritas pela FAESB junto à ABMES são o Trote Solidário; o projeto Um Novo Jardim Gonzaga, realizado através do programa de Justiça Restaurativa; e a adesão ao projeto Adote um Quarto – Abrace a Santa Casa, do FUSSTAT e da Prefeitura.

O Trote Solidário é uma das primeiras iniciativas sociais da FAESB. Durante o projeto são arrecadados itens como alimentos e produtos de higiene e limpeza. As dezenas de milhares de donativos já obtidos vêm ajudando diversas entidades de Tatuí ao longo dos últimos anos.

Já o projeto que envolve o Jardim Gonzaga é uma parceria da FAESB com o Programa de Justiça Restaurativa de Tatuí, FATEC - Tatuí e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tatuí. As atividades começaram em 2016 e consistem em ações de melhorias na infraestrutura do bairro. Para 2017 estão previstas obras de limpeza e jardinagem em um canteiro viário.

Por fim, numa iniciativa inédita na região, a faculdade está revertendo todo o dinheiro da taxa de inscrição do vestibular de 2018 para a recuperação da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí. 

“Nós recebemos a certificação com alegria e entendemos que a participação nessa campanha da ABMES comprova a vocação da Faesb para promover ações transversais e sustentáveis e, ainda, demonstra seu compromisso com a qualidade de vida e com o desenvolvimento da comunidade”, afirma a diretora acadêmica da FAESB, professora Dra. Carla Alessandra Barreto. 

De acordo com ela, além de acompanhar a Associação nas ações sociais realizadas nos próximos doze meses, a FAESB deverá participar de um concurso cultural. Será produzido e inscrito um vídeo-documentário sobre o projeto “Um novo Jardim Gonzaga”. 

Conheça A CARTA DE RENATO

A pessoa que nos enviou esta matéria pediu para ficar no anonimato. O DT tomou a decisão de fazer algumas correções ortográficas e de pontuação no texto do menino, para garantir que todos possam entender. Vejam:

A carta abaixo foi escrita por uma criança que passa por necessidades e expressa os seus anseios vitais. Ela foi encontrada no para-brisa do carro da irmã de um confrade vicentino, sendo apresentada no dia 08 de outubro de 2017 na Conferência Vicentina Sagrado Coração de Jesus, na Vila Angélica – Tatuí / SP. Segue a carta abaixo:

Oi tudo bem?
meu nome é Renato
tenho 11 anos, moro com a minha vó e meus três irmãos, não tenho pai nem mãe, só vó. ela faz salgado para vender, ela ganha pouco, paga água, luz, gás, não sobra nada para comprar coisa para nós. meu grande sonho é ganhar uma caixa cheia de bolacha e coisas gostosas, bala, doce, tódi, leite, alimento, carne, suco. peço que me ajude com o que você puder. se você puder me ajudar com trigo, óleo, ovo, leite para minha vó fazer sonho para vender e pagar as contas, eu ficarei muito feliz. neste dias das crianças a gente não tem como comprar as coisas para fazer um almoço bem gostoso, mas conto com sua visita e seu amor.
venha me visitar. se você puder me ajudar com 4 chinelos eu agradecerei, 38-37-36-30. são 3 meninos e 1 menina. tem 6 anos, ela quer ganhar boneca e nós queremos bola, mas o que você puder ajudar tá bom. venha conhecer nós, quero ser seu amigo.
peço que ore por nós, pela gente.
a gente precisa de ajuda em oração também.
Deus abençoe e feliz dia das crianças.
Meu nome é Renato.

Realmente, os dias de nosso querido Brasil não são os melhores e esta carta é uma representação perfeita dessa realidade. Escrevi a carta na sua forma original e sem correções, não para criticar a sua gramática, que não se apresentou erudita como os linguistas desejam, mas sim para mostrar que o sentimento é válido de qualquer maneira. Este sentimento foi expresso por uma criança simples e humilde, que enfrentou todas as barreiras gramaticais para expor a sua necessidade. Os seus tesouros são o “pão de cada dia” e suas guloseimas, ao contrário de muitos que nos olham de lá de cima e vivem brigando pelo tesouro nacional. O nome desse menino é Renato, um nome com um grande significado. Renato tem origem do latim renatus (re-, repetição do ato e -natus, nascer) significando “renascer”, “nascido de novo” o “ressuscitado”. Este nome tornou-se uma referência após o episódio bíblico em que Jesus Cristo disse a Nicodemos que era necessário nascer de novo para ver o Reino de Deus.

“Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” (João, 3-3)

Este nome, ou melhor, mais que um simples nome reflete a capacidade das pessoas não se deixarem abater, que possuem força de vontade e que conseguem recuperar das experiências más. Desta maneira, tiramos a conclusão que nenhum nome é por acaso. Renato realmente vive uma situação muito difícil em sua vida, mas o peso de seu nome é grande e a força de Deus é maior ainda, e fará com que Renato e sua família saiam dessa situação. Esse menino representa a sociedade brasileira, que renasce a cada queda como a fênix mitológica nasce de suas cinzas. O gigante da América Latina nunca esteve morto, não está e nem estará devido a persistência inquebrantável que está no sangue que corre no interior das veias de cada cidadão brasileiro.

Então, vamos nos ajudar, vamos ajudar os vários Renatos que vivem nesse Brasil, vamos olhar para os nossos próximos e reconhecer neles os Renatos e dar-lhes a mão para sair dos poços das misérias que insistem em existir em um país preenchido de abundâncias mal distribuídas. E que o sofrimento do Renato sirva de inspiração para que todos nós, brasileiros, saibamos o que é reto e nos direcionemos a construção de um país cada vez melhor, fazendo com que todos os Renatos renasçam para uma vida melhor. 

Se tu te sensibilizar com a carta e a sua emoção arraigada, por favor ajude o Renato enviando mantimentos para a R. Osvaldo Oliveira Porciúncula, 182, Jardim Europa – Tatuí / SP. Referência: na rua do mercado Europa, rua do meio.

Se não puder ajudar, ajude aos Renatos que estão próximos de você, dê-os amor e seja amigo deles e, assim, estará fazendo uma grande atitude para a melhoria da nossa sociedade.

Feliz Dia das Crianças!!!
Referências: Renato. S/d. Disponível em:
https://www.dicionariodenomesproprios.com.br/renato/.
Acesso em: 08 out 2017.

Gert Sindmetal derrota o São Martinho e se classifica na Copa Rádio

Gert Sindmetal aguarda o vencedor do jogo entre Santa Cruz e Ressakinha (Foto: Francis Jonas Limberger)
Francis Limberger

O Gert Sindmetal é o terceiro classificado para as semifinais da categoria Veterana da 17ª Copa Rádio Notícias de Futebol Master. Na manhã deste domingo, dia 8, jogando em seu estádio, o time do técnico Daniel derrotou o São Martinho por 1 a 0 e garantiu a vaga. 

Por causa da melhor campanha na fase classificatória, o Gert Sindmetal tinha a vantagem de jogar pelo empate. O único gol do jogo foi marcado por Zé Antônio, meio-campista que já foi profissional. Ele marcou cobrando pênalti, aos 11 minutos do primeiro tempo. 

Na próxima fase, o Gert Sindmetal enfrentará o vencedor do confronto entre Santa Cruz e Ressakinha, que jogam no próximo domingo, dia 15. Já estão classificados para as semifinais da categoria Veterana o Clube de Campo e a Laurindense.