sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Prefeitura convoca a população para cadastro ou atualização do cartão do SUS



Todos devem procurar a UBS mais próxima no período de 2 de março (segunda-feira) a 30 de abril (quinta-feira)

28/02/2020 | A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Saúde, convoca a todos os munícipes para cadastro ou atualização do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), no período de 2 de março (segunda-feira) até 30 de abril (quinta-feira), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

Todos os moradores (incluindo idosos e crianças) devem se cadastrar no SUS, mesmo aqueles que possuem plano de saúde, visto que o SUS mantém a rede pública de saúde e é responsável por diversos serviços oferecidos à população, como SAMU (para situações de emergência); vacinação (algumas vacinas são ofertadas exclusivamente pelo SUS); medicamentos de alto custo (incluindo os judicializados); Vigilância Sanitária (fiscaliza a aplicação das normas para garantir higiene e saúde); soro antiveneno (para picadas de cobra, escorpião e aranha), entre outros.

Vale ressaltar que quem não tiver cadastro na Rede Pública de Saúde, ou não atualizar o mesmo, poderá perder consultas e exames, já que não poderá ser avisado sobre possíveis alterações.

Aqueles que possuem, neste período, consultas marcadas no Centro Municipal de Especialidades Médicas (CEMEM), no Centro de Estimulação Precoce, Adaptação e Reabilitação (CEPCAR), no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), no Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, no Ambulatório de Curativos, na Assistência Farmacêutica ou no Centro de Fisioterapia poderão atualizar o cadastro nestes locais. Todos que forem tomar vacina, sendo adulto ou criança, também deverão atualizar ou realizar seus cadastros para a vacinação.

É preciso levar RG, CPF, cartão SUS (para aqueles que já possuem cadastro) e um comprovante de endereço (com CEP), além de informar dois números de telefone para contato. Caso esteja cadastrado, deverá, apenas, atualizar as informações. Uma única pessoa poderá cadastrar toda a família no Sistema, sendo que as crianças deverão ser cadastradas pelos responsáveis.

Horários de atendimento – As UBS’s Central (CS1), da Vila Doutor Laurindo, do bairro Santa Cruz e da Vila Esperança atendem de segunda a sexta-feira das 7h às 18h.

As unidades de saúde rurais, situadas nos bairros Mirandas, Congonhal, Enxovia e Americana, funcionam de segunda a sexta-feira das 7h às 13h.

E as ESF’s do Jardim Tóquio, do Jardim Santa Rita de Cássia, da Vila Santa Luzia, do bairro Rosa Garcia, do CDHU, do Valinhos, do São Cristóvão, da Vila Angélica e do Jardim Gonzaga atendem de segunda a sexta-feira das 7h às 17h

Nenhum comentário:

Postar um comentário