sábado, 15 de fevereiro de 2020

Fatec de Tatuí inaugura oficialmente Estúdio de Gravação

Área construída do estúdio supera 500 metros quadrados; ambiente conta com mesa de som de 56 canais

Foto: Lucas Meneguette

Neste sábado (15), foi inaugurado oficialmente o Estúdio de Gravação da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Tatuí. A cerimônia teve a presença da diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá, e do governador João Dória..

As instalações do Estúdio estão distribuídas em uma área com mais de 500 metros quadrados que abriga diversas salas, como a de gravação (com capacidade para 70 músicos), a de gravação de voz, a de masterização (que atende até 40 estudantes) e a de edição; o Laboratório de Áudio com 21 computadores e duas salas com tratamento acústico para aulas de teoria e percepção musical, entre outras. O ambiente conta também com mesa de som de 56 canais. O investimento do governo estadual neste espaço supera R$ 1,1 milhão, distribuído entre obras de reforma e adequação no ambiente e mobiliário e equipamentos.

Por meio de uma Gravadora Experimental – um dos projetos acadêmicos envolvendo professores e alunos – a Fatec Tatuí disponibiliza gratuitamente equipamentos e pessoal capacitado ao processo de produção de canções e álbuns para artistas. A oferta inclui serviços como arregimentação de músicos, ensaios, escolha de repertório e disponibilização dos fonogramas em plataforma streaming.

No momento, 2.020 alunos estão matriculados na Fatec Tatuí. O Vestibular para o primeiro semestre deste ano ofereceu 360 vagas para cinco cursos superiores de tecnologia: Automação Industrial, Gestão Empresarial, Gestão da Tecnologia da Informação, Manutenção Industrial e Produção Fonográfica. O mais concorrido foi Gestão Empresarial, no período noturno, com 9,7 candidatos/vaga.

Opções de ensino

Tatuí conta também com a Etec Sales Gomes, integrada ao Centro Paula Souza em 1994. Atualmente, os 1.605 alunos da escola estão distribuídos entre os 18 cursos técnicos: Administração, Administração Integrado ao Ensino Médio, Desenvolvimento de Sistemas, Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio, Edificações, Eletrotécnica, Farmácia, Informática Integrado ao Ensino Médio, Informática para Internet, Manutenção Automotiva, Mecânica, Mecânica Integrado ao Ensino Médio, Mecatrônica, Meio Ambiente, Nutrição e Dietética, Química, Química Integrado ao Ensino Médio e Segurança do Trabalho.

Neste semestre, a Etec passou a oferecer o Ensino Médio com Habilitação Técnica em Administração e em Desenvolvimento de Sistemas, na modalidade Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS). Por este modelo, após concluir os três anos dos Ensinos Médio e Técnico, o aluno poderá fazer o curso superior tecnológico na Fatec correspondente, sem necessidade de prestar vestibular. Desta forma, o estudante poderá completar em cinco anos os três níveis de ensino – atualmente, são necessários seis.

Implantada no primeiro semestre de 2006, a Fatec iniciou suas atividades na Escola Técnica Estadual (Etec) Salles Gomes. Em setembro de 2010, as atividades acadêmicas foram transferidas para as instalações atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário