sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Terceira campanha de doação de sangue do ano será realizada em Tatuí

Mobilização acontece na Escola Barão de Suruí, neste sábado, das 7h30 às 14h - Tatuí realiza neste sábado, 28, a terceira campanha para doação de sangue em 2013. A mobilização acontece na Escola Barão de Suruí, das 7h30 às 14h. A iniciativa é uma parceria entre o Hemonúcleo de Jaú – Hospital Amaral Carvalho e a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com a finalidade de coletar sangue e derivados – como hemácias, plaquetas e plasma – para atendimento de pacientes de toda região.

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 67 anos. Os menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis e ambos portarem documento com foto. É preciso ainda pesar mais de 50 quilos, ter boas condições de saúde, não estar resfriado ou tomando medicamentos, como antibióticos ou anti-inflamatórios, e não ter tomado nenhum tipo de vacina no ultimo mês.

As mulheres grávidas ou em fase de amamentação também não podem participar. Os portadores de doenças de chagas, sífilis e HIV também estão impedidos, assim como as pessoas que tiveram crises de convulsão após os dois anos de idade ou que frequentaram regiões com foco de malária nos últimos seis meses.

O doador nunca pode estar em jejum, mas não deve fazer refeições pesadas. Justamente por isso, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará lanche e café da manhã que será servido gratuitamente tanto aos doadores como a equipe de profissionais e voluntários engajados na mobilização.

Segundo a coordenadora da campanha de doação de sangue em Tatuí, Rita Corradi, o Hemonúcleo de Jaú é a única entidade do estado de São Paulo que tem estrutura para realizar coleta de sangue e medula óssea em outras cidades. “Tatuí é parceira dessa campanha há muitos anos. Mas, agora contamos com apoio decisivo da Prefeitura tanto que chegamos à terceira edição só em 2013. Doar sangue é seguro, indolor e rápido. Um gesto de amor que pode salvar muitas vidas”, explicou.

A escola Barão de Suruí fica na Praça Manoel Guedes, sem número, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 99718-2406.

Coleta continua

Para quem não puder fazer a doação no sábado, o Hemonúcleo de Jaú funciona diariamente recebendo doadores, às segundas, terças e quintas-feiras, das 7h30 às 16h30, às quartas das 7h30 às 20h e aos sábados das 7h30 às 12h. Informações podem ser obtidas pelos telefones (14) 3602-1355 ou (14) 3602-1356.

Nenhum comentário:

Postar um comentário