segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Tatuí inicia em outubro ciclo de oficinas para implantação da Praça do Esporte

PREFEITURA MUNICIPAL - Foi anunciado para outubro o início do ciclo de oficinas de apresentação, sensibilização e formação de público visando a implantação da Praça do Esporte – Centro de Artes e Esportes Unificados. Tatuí receberá o modelo de três mil metros quadrados, que conta com dois edifícios multiuso, dispostos na praça de esportes e lazer, espaço para o CRAS - Centro de Referencia e Assistência Social, biblioteca, telecentro, auditório com 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada. 

O valor de investimento passa dos R$ 2 milhões, através de parceria entre o Governo Federal e Prefeitura de Tatuí. “Trata-se de um modelo revolucionário que pretende formalizar um eixo chamado de Comunidade Cidadã, que através desses equipamentos sociais de saúde, educação e segurança pública pretende trazer muitos benefícios para a população de Tatuí, principalmente para as crianças e jovens”, argumentou Manu.

A Imprej Engenharia é a responsável pelas construções e a expectativa para conclusão é para março de 2014. As obras estão em estágio de fundação.


O convênio prevê além da construção a realização de sete oficinas de sensibilização, visando a mobilização social das comunidades atendidas, a partir de conceitos de promoção do sentimento de apropriação da comunidade com novo equipamento público, fortalecimento e capacitação de grupos para que possam exercer em parceria com o poder público a gestão do equipamento incluindo o planejamento do uso e da programação. “A própria polução poderá inclusive escolher quais as atividades serão realizadas no espaço, a partir da contratação e destinação de professores de educação física, de arte-educação ou monitores específicos para atividades audiovisuais”, explicou o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Miguel Lopes Cardoso Junior.

A obra que fica na Vila Santa Helena – próxima ao antigo curtume – foi anunciada em 2010, teve seu convênio assinado em 2011, mas jamais saiu do papel. As construções foram iniciadas efetivamente em março deste ano, após regularização do convênio e reestruturação da base de solo, determinadas como prioridade logo no início da gestão do prefeito José Manoel Correa Coelho.

O objetivo dos CEUs é integrar num mesmo espaço físico programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário