sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Tatuí faz campanha em favor dos desabrigados de Taquarituba, neste sábado

População poderá colaborar com leite longa vida – Estande será montado na Praça da Matriz - Uma campanha solidária em favor das vítimas do tornado que atingiu Taquarituba. O Fundo Social de Solidariedade e o Departamento Municipal de Bem Estar Social e Cidadania de Tatuí realizam neste sábado, 28, uma ação com o objetivo de arrecadar donativos para os desabrigados assolados pela tragédia natural ocorrida no domingo passado. Um estande estará disponível na Praça da Matriz, das 9h às 13h, para arrecadação de leite longa vida – um dos itens de maior necessidade entre os desabrigados. Todos os interessados poderão colaborar, basta levar seu donativo.

Durante toda semana, empresas, entidades e servidores públicos foram mobilizados para a colaboração. O Banco de Alimentos de Tatuí disponibilizará ainda um caminhão contendo frutas e verduras frescas. [foto: G1]
O município de Campina do Monte Alegre também se juntou ao esforço dos tatuianos e liberou também um caminhão com hortifrúti do Programa de Aquisição de Alimentos (PPA), iniciativa modelo na promoção da agricultura familiar. Enquanto o Fundo Social contribuirá com outro carregamento de roupas e cobertores. “Trata-se de uma ação integrada, mas que pode ficar ainda mais forte se cada cidadão tatuiano fizer a sua parte, colaborando com os nossos irmãos de Taquarituba”, comentou o professor Márcio Fernandes Oliveira, diretor do Bem Estar Social e Cidadania. 

Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí, Ana Paula Cury Fiuza Coelho, esse auxílio é um gesto humanitário que deve se multiplicar em todo país, diante da gravidade do incidente. “Tatuí tem um povo muito solitário e engajado, tenho certeza que o resultado será efetivo e que poderemos minimizar o sofrimento de milhares de pessoas nesse momento de aflição”, argumentou. 

A tragédia

No dia 23 de setembro, Taquarituba, que fica a 320 quilômetros da capital do estado, foi atingida por um tornado que destruiu grande parte da cidade de 22 mil habitantes. No balanço da tragédia, 400 casas foram atingidas, duas pessoas morreram, 68 ficaram feridas e mais de 150 famílias estão desabrigadas.

O tornado é um fenômeno natural que se forma durante as tempestades. No caso de Taquarituba, foi acentuado por uma frente fria. Os ventos passaram a girar cada vez mais rápido, em diferentes altitudes, primeiro na horizontal, depois na vertical, formando um funil. Quando essa precipitação toca o solo, causa todo estrago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário