sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Nudec será implantado no Distrito da Americana

Evento de formalização acontece no próximo sábado, no salão de festas da Igreja São Roque - Depois de receber novos equipamentos e sediar um encontro regional preparatório para o período de chuvas de verão, a Defesa Civil de Tatuí prepara-se para um novo projeto, que tem como objetivo ampliar sua inserção junto à população. No próximo sábado, 28, às 8h, acontece a formalização do primeiro Núcleo Comunitário da Defesa Civil - Nudec, que será implantado justamente no Distrito da Americana, área de maior vulnerabilidade para enchentes e alagamentos no município.

O Núcleo tem como meta servir de complemento para as ações da Prefeitura de Tatuí e do Governo do Estado no gerenciamento em áreas de risco e possíveis ameaças decorrentes de fenômenos naturais ou ocasionados pela ação do homem. “Os voluntários recebem informações técnicas sobre como solucionar ou minimizar esses problemas e seus efeitos, atuando num primeiro momento como informantes da Defesa Civil e posteriormente agindo diretamente no auxílio à população”, explicou o vice-prefeito, Vicente Menezes, secretário municipal de Governo, Segurança Pública e Transportes. 

Depois de formalizado, o Nudec deverá se reunir de maneira periódica, a cada mês, na sub-sede da Guarda Civil Municipal no Distrito da Americana. O órgão terá caráter permanente, com ações desenvolvidas ao longo de todo ano e não exclusivamente nos períodos mais críticos. 

A ação tem ainda como objetivo amplificar os resultados do sistema de alarme contra enchentes que foi instalado em 2012, mas só veio efetivamente a funcionar em maio deste ano. A sirene avisa os moradores locais quando o nível das águas do Rio Sorocaba está considerado perigoso, orientando a desocupação de residências, ranchos e xácaras de veraneio que existem no local. 

Segundo o coordenador de Defesa Civil de Tatuí, João Batista Floriano, é muito importante que a comunidade esteja envolvida para orientar e estimular a proteção ambiental, desenvolvendo e participando ativamente de campanhas de prevenção, proteção de mananciais e dos cuidados que devem ser tomados em casos de períodos de chuvas fortes. “Queremos que os próprios moradores entendam como ocorrem os problemas em sua região e possam se mobilizar rapidamente na tentativa de solucioná-los, permitindo que não sejam surpreendidos com as adversidades”, completou. 

Integrantes

Ao todo, 12 integrantes farão parte do Nudec: Ademir Amaral Ribeiro, Aparecida Donizati Andrade Oliveira, Carla Luciana Vaz Florentino, Evandro Lucas Moreno, José Emilio Moreira Monteiro, Lucia Helena Rodrigues, Marcelo José Rodrigues, Marlene Rodrigues Pires, Michele Aparecida Pires, Odete Pereira Rodrigues, Rosânia de Fátima Martins e Selma Maria Longanezzi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário