quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Coop é eleita uma das melhores empresas de varejo no País

No segmento de varejo, o ranking setorial As Melhores da Dinheiro 2013 classificou a Coop – Cooperativa de Consumo entre as cinco primeiras colocadas. Nos quesitos Recursos Humanos e Governança Corporativa a Coop figura em terceiro lugar, ficando atrás apenas das Casas Pernambucanas e Lojas Americanas, respectivamente. Em responsabilidade social e inovação e qualidade, a Cooperativa assegurou em ambas a quinta colocação. De acordo com o diretor-presidente, Marcio Francisco Blanco do Valle, esse resultado é fruto de um trabalho de qualidade que todos os colaboradores têm demonstrado, superando obstáculos e ficando à frente de grandes empresas do mercado nacional. “Não somos os maiores, mas podemos ser os melhores”, ressalta. No ranking da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), a Coop ocupa a 14ª posição.

Considerada a maior cooperativa de consumo da América Latina, fechou 2012 com fornecimento bruto de R$ 1,768 bilhão e possui 28 unidades de distribuição, localizadas no ABC, São José dos Campos, Piracicaba, Tatuí e Sorocaba. Com mais de 1,6 milhão de cooperados, a Coop possui ainda duas drogarias externas em São Bernardo do Campo e três postos de combustíveis, em São José dos Campos, Tatuí e São Bernardo do Campo. Opera com e-commerce por meio do www.coopemcasa.com.br e disponibiliza aos cooperados o cartão Private Label Coop Fácil, administrado pelo Banco Bradesco.

A Cooperativa disponibiliza também aos cooperados uma linha de produtos de fabricação própria Delícias da Coop, de marcas próprias Coop Plus e Marcas Exclusivas por fazer parte da COOPBRASIL – Cooperativa Central de Consumo e da Rede Brasil de Supermercados.

Em toda a sua existência de 59 anos, a Cooperativa sempre seguiu os princípios cooperativistas, realizando ações voltadas para a comunidade, área social e meio ambiente, além de priorizar o seus colaboradores. Em 2012, foram mais de 74 mil horas de treinamento e cursos voltados à liderança, bem como MBA em Gestão de Cooperativas de Consumo.

Em 2008, criou o Planeta Coop – Núcleo de Responsabilidade Socioambiental, passando a centralizar todas as suas atividades nesse campo. Para os cooperados, são realizadas diversas palestras e cursos gratuitos ao longo do ano, capacitando-os e facultando a obtenção de um retorno financeiro com a aplicação desses conhecimentos. Em 2012, foram disponibilizadas 36.229 vagas.

No campo individual é oferecido o Mexa-se Programa de Saúde e Qualidade de Vida, proporcionando atividades esportivas gratuitas em diversas unidades de distribuição da rede, além de promover anualmente o Mexa-se – Encontro Coop de Corrida e Caminhada que, neste ano, está em sua 7ª edição e prevê superar a marca do ano passado, chegando a 8,5 mil inscrições e um público superior a 20 mil pessoas.

Para a comunidade estudantil, a Cooperativa disponibiliza o Projeto Escola vai à Coop, que acolheu no ano passado 23.583 alunos. Além de visitarem as unidades da rede, recebem orientações sobre consumo responsável, noções da filosofia cooperativista e alimentação saudável.

A Cooperativa também destinou cerca de R$ 300 mil para instituições beneficentes, localizadas em cidades onde mantém unidades de distribuição; doou mais de 82 toneladas de alimentos para Bancos de Alimentos municipais e recebeu em suas estações de reciclagem 207 toneladas de lixo seco e 1.400 litros de óleo de cozinha usado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário