quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Concerto reúne vencedores de concurso de cordas no Conservatório de Tatuí, dia 27

Serão utilizados instrumentos construídos pelo setor de luteria
O Conservatório de Tatuí reúne os alunos vencedores do Concurso Interno da Área de Cordas para apresentação especial nesta sexta-feira, 27, a partir das 20h30, no Teatro Procópio Ferreira. Os principais vencedores das categorias violino, viola e violoncelo apresentam-se frente à orquestra formada especialmente para a ocasião e integrada exclusivamente por alunos da instituição. A regência é de Dario Sotelo e a entrada é franca.

O programa selecionado incluiu obras do repertório clássico.
De Vivaldi será apresentada “Concerto em Sol Menor para Violino e Orquestra de Cordas”, primeiro movimento (Allegro), com solo da violinista Patrícia de Araujo Franco, vencedora em primeiro lugar na categoria I. Já o violinista Moises Neves da Silva, vencedor em primeiro lugar na categoria II, será o solista da obra “Concerto em Mi Maior para Violino e Orquestra de Cordas BWV 1042”, de J. S. Bach. O concerto inclui ainda a obra “Concerto em Sol Maior para Viola e Orquestra de Cordas”, de G. Ph. Telemann, com solo do violista vencedor do concurso, Carlos Alexandre Martin, no segundo movimento (Allegro). Já o ganhador em primeiro lugar na categoria violoncelo, Rafael Victor Frazzato Fernandes, será o solista na obra “Concerto em Sol Menor para Violoncelo e Orquestra de Cordas”, de M. Moon , no primeiro movimento (Allegro).

Além de celebrar a vitória dos alunos que se dedicaram a estudar e participar do concurso, o concerto marca também a integração das áreas de cordas e de luteria da instituição. “Neste concerto, os solistas utilizarão instrumentos que foram construídos pelo setor de luteria do Conservatório de Tatuí. Já as cordas dos instrumentos e as que serão cedidas como prêmios aos vencedores foram doações da alemã Barbara Westphal, que visitou o Conservatório de Tatuí e motivou o concurso”, afirmou a coordenadora do setor de cordas Elen Ramos.

A violinista Barbara Westphal esteve no Conservatório de Tatuí no ano passado e, ao visitar o setor de luteria, ficou impressionada com a qualidade dos instrumentos produzidos. “Ela efetuou uma doação de cordas no valor significativo de cerca de 1.500 Euros e solicitou que um concurso fosse realizado e que os instrumentos produzidos no setor de luteria fossem utilizados no concerto. A partir desta iniciativa desta importante musicista, organizou-se o concurso e realizou-se esta integração, que é inédita na instituição. Espero que este seja um primeiro projeto de confraternizar as duas áreas e fazer com que elas caminhem juntas e cresçam juntas”, destacou o maestro Dario Sotelo, responsável pela vinda da musicista, jurado do concurso e regente do concerto de premiação.

De acordo com a coordenadora Elen Ramos, o concurso – o primeiro dos últimos cinco anos – deve ser realizado anualmente. “Notei que os alunos tiveram um crescimento ótimo. Foram cinco meses de preparo e foi super ascendente. Estou feliz e satisfeita”, afirmou ela.

Ao todo, 22 alunos disputaram o concurso nas quatro categorias. Da banca, participaram, além do maestro Dario Sotelo, os professores Jorge Salim e Ji Shim – ambos de São Paulo.

Para Salim, o concurso mostrou o nível altíssimo dos alunos do Conservatório de Tatuí. “Foi uma surpresa. Não esperava um nível tão alto. O concurso é um incentivo muito grande para eles”, afirmou. “Foi difícil selecionar um vencedor. Vários se destacaram, tanto que premiamos mais do que um por categoria. Todos estão de parabéns pela dedicação e por chegarem ao nível apresentado”, afirmou Ji Shim.

Vencedores - Na categoria I de violino, a vencedora foi Patrícia de Araújo Franco. Na categoria II, o primeiro colocado foi Moisés Neves da Silva e, em segundo lugar, empataram Jônatas Ariel dos Santos e Matheus Alves Bento. Na categoria Viola, venceu Carlos Alexandre Martin e, no violoncelo, o primeiro colocado foi Rafael Victor Frazzato Fernandes, tendo como segundo lugar, empatados, Patrick Amorim Lebron Silva e Mayara Marques Rogeri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário