quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Concerto leva lendas paulistas ao palco do teatro Procópio Ferreira

A Cia. de Teatro e a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí fazem nos dias 30 de setembro (segunda-feira), 2, 3 e 4 de outubro (quarta, quinta e sexta-feira) seis apresentações do espetáculo “Estórias de Tião – Mitos e Lendas Paulistas”. Dois dos concertos serão abertos ao público, com entrada franca.

Com texto e direção artística de Dario Sotelo e direção cênica de Carlos Ribeiro, o espetáculo conta com música original composta por Edson Beltrami - músico reconhecido nacionalmente e que tem suas raízes ligadas ao Conservatório de Tatuí. A obra está dividida em sete movimentos, nominados conforme os personagens representados: Tião, Saci, Caipora, Lobisomem, Cuca, Mula sem Cabeça, Negrinho do Pastoreio e Uirapuru.

O espetáculo “Estórias de Tião – Mitos e Lendas Paulistas” é a ação deste ano de 2013 da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí dentro da série de espetáculos didáticos. Pioneira na instituição a realizar tais atividades, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí passou a desenvolver ações que estimulassem a criatividade, envolvessem crianças e adolescentes com a música clássica e oferecessem conhecimento musical no ano de 2007, quando poucas instituições no estado de São Paulo organizavam concertos específicos para tais faixas etárias.

“A partir das apresentações do concerto – seis, ao todo – pretende-se apresentar os instrumentos que integram uma banda sinfônica, conectando-os a personagens folclóricos e desenvolver e instigar a criatividade de crianças e adolescentes”, diz o maestro Dario Sotelo.

O projeto que embasa as apresentações de “Estórias de Tião – Mitos e Lendas Paulistas” vem sendo desenvolvido desde o mês de maio, quando ocorreu o primeiro encontro entre a direção do espetáculo e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Tatuí. A ação envolve ainda professores da rede municipal e o Museu Histórico Paulo Setúbal. Por meio de palestras técnicas, os professores receberam orientação prévia para, em seguida, atuarem com os alunos dentro de sala de aula. 

As apresentações finalizam um trabalho de três meses e celebra o empenho de um grande grupo de pessoas apaixonadas pela música, arte e folclore. Os projetos cenográficos desenvolvidos pelos professores serão expostos no Museu Histórico Paulo Setúbal, enquanto que os melhores desenhos, desenvolvidos a partir do tema do concerto, serão premiados.

“Esperamos, com ‘Estórias de Tião’ motivar o desenvolvimento da imaginação artística pelas crianças e estimular diferentes formas de expressá-la, além de concretizar uma parceria junto a professores e a municipalidade”, diz o maestro.

O espetáculo tem cenografia de Jaime Pinheiro e equipe de alunos da oficina de cenografia; iluminação de Marcos Caresia com assistência de Dimitri Souza e Souza; figurinos de Carlos Alberto Agostinho; maquiagem de Dalila Ribeiro e equipe de alunos. No elenco, estão Hugo Muneratto (que representa Tião, o protagonista da história), Lucas Fernandes, Adriana Afonso, Carlos Ribeiro, Fernanda Mendes, Gabriela Brancalhão, Italo Silva Santos, Leonardo Thim e Roberta Marcondes.

Concertos - As duas apresentações desta segunda-feira, 30, às 10h e 14h, são voltadas exclusivamente a alunos da rede municipal de ensino. Na segunda apresentação, no período da tarde, haverá premiação de alunos. Na terça-feira, 2, às 10h e 14h, o concerto será aberto a qualquer interessado e, também, está disponível para agendamentos de grupos e escolas pelo telefone 15 3205-8435. A entrada é franca. As apresentações dos dias 3 e 4 de outubro são fechadas ao público. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário