sábado, 14 de janeiro de 2012

Odontomóvel atendeu 899 crianças em 2011 e fez diminuir índice de cáries


Em 2011, o Odontomóvel atendeu 899 crianças que estavam matriculadas nas creches e pré-escolas municipais, das crianças atendidas 63% estavam livres de cáries, isto é, estas crianças no momento do exame não tinham cárie, dentes restaurados ou extraídos.

A unidade móvel foi adquirida com a finalidade de diminuir a necessidade de tratamento em crianças em idade pré-escolar que historicamente sempre foi elevado. Pesquisa recente da Secretaria de Saúde mostra que a necessidade de tratamento diminuiu de 40% em 2006 para 28% em 2011, evidenciando que o serviço oferecido para esta faixa etária está dando resultado.

Durante o tratamento é realizada também uma avaliação de outras situações que não estão relacionadas á cárie dentária como, por exemplo, fratura dental em dentes anteriores devido a trauma que foi constatado em 5% das crianças e problemas oclusais graves que foi diagnosticado em 15% das crianças, devido principalmente ao uso de chupetas.

O tratamento só é realizado apenas com a autorização dos pais ou responsável, visto que a população atendida é menor de idade, entretanto, durante o ano 24 crianças que necessitavam de tratamento não puderam ser atendidas devido ao responsável pelo menor não ter autorizado o tratamento.

A unidade odontológica móvel realizou durante o ano uma média de 240 procedimentos mensais, entre os procedimentos realizados estão avaliações clínicas, restaurações, extrações e Raios X, alem de atendimentos preventivos. Os alunos que têm necessidade de tratamento especializado, como por exemplo, um tratamento de canal, são encaminhados ao centro de especialidades odontológicas. O odontomóvel também realiza atendimentos na Casa do Adolescente duas vezes por mês.

O atendimento odontológico é realizado pelas cirurgiãs-dentistas Clara Sobral, Marcela Campos Camargo, Maria Lúcia Guimarães e Sandra Gonçalves, o ônibus conta ainda com a auxiliar de saúde bucal Edinise Cavalheiro e o motorista Antonio Marcos de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário