terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Conservatório de Tatuí com boas perspectivas para 2012

Música clássica e popular, artes cênicas, shows, concurso de luteria, diversos workshops e masterclasses formam o ano artístico da instituição
O Conservatório de Tatuí, instituição do Governo do Estado e Secretaria da Cultura, começou o ano letivo de 2012 com boas novidades. Nas primeiras semanas do ano a direção anunciou que a escola musical fez uma parceria com o Centro Paula Souza para a criação do curso técnico de Instrumento/Canto e Luteria. A parceria deve render bons frutos para os alunos da instituição.

Também com ênfase na área pedagógica, a 52ª Semana da Música é um dos destaques da programação anual do Conservatório, recebendo estudantes como solistas dos grupos pedagógico-artísticos. “A atividade como solista é uma das diversas possibilidades de atuação do músico, portanto, os alunos, ao assim se apresentarem, estão experimentando e praticando algo que poderá fazer parte de suas vidas profissionais”, afirmou o assessor pedagógico do Conservatório de Tatuí, Antonio Ribeiro.

Os alunos da instituição tatuiana e os apaixonados pela música clássica ou popular e pelas artes cênicas também terão a oportunidade de participar de 17 encontros e festivais programados ao longo do ano 2012. De acordo com o diretor executivo Henrique Autran Dourado, um dos destaques será o Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo (Fetesp), que comemora 25 anos.

"A data é um grande marco para um dos setores mais importantes, já que o Conservatório foi criado para o ensino de Música e também Artes Cênicas. Entre os demais destaques o concurso de luteria terá como objeto da competição a viola de arame, popularmente conhecida como viola caipira. O evento será simultâneo ao IV Torneio Estadual de Cururu, já que os dois assuntos têm a viola como ponto de interseção", disse o diretor do Conservatório de Tatuí.

A programação do Conservatório conta ainda com a I Semana de Música de Câmarae Prática de Conjunto, no período de 16 a 22 de abril; III Encontro Internacional de Madeiras de Orquestra, de 16 a 19 de maio; XVIII Festival Brasileiro de Trombonistas, realizado entre os dias 3 e 7 de junho; IV Encontro Internacional de Metais, de 7 a 10 de junho e II Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto, entre 18 a 24 de junho.

Para o segundo semestre, estão previstos o 19º Festival de MPB - Certame da Canção, de 29 de junho a 1º de julho; 19º Festival de MPB Painel Instrumental, de 1º a 7 de julho; Coreto Paulista - VII Curso de Férias, de 14 a 21 de julho; Rio International Cello Encounter em Tatuí, nos dias de 6 a 10 de agosto; III Encontro Internacional de Corais, realizado nos dias de 5 a 8 de setembro; III Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto, de 24 a 30 de setembro.

O último trimestre do ano está reservado para o 25º Festival Estudantil do Estado de São Paulo (Fetesp), entre 6 a 14 de outubro; V Encontro Internacional de Saxofonistas, de 17 a 20 de outubro; IV Encontro Internacional de Violonistas, de 31 de outubro a 3 de novembro; 19º Festival de MPB - IV Torneio Estadual de Cururu em conjunto com o IV Concurso Nacional de Luteria "Enzo Bertelli" - Modalidade Viola Caipira, nos dia 9, 10 e 11 de novembro; 52º Semana da Música e IV Prêmio Incentivo de Música de Câmara, entre 17 a 25 de novembro e a Mostra de Artes Cênicas, realizada no dia 30 de novembro a 2 de dezembro.

Além dos encontros, o Conservatório de Tatuí e o Governo do Estado de São Paulo, com apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio da Mercedes-Benz, Hamburg Süd, Deutsche Bank, Allianz e Banco Safra promove o projeto "Música Orquestral Alemã". O projeto também tem o apoio da Prefeitura de Ourinhos e do Instituto Goethe.

Ao todo, a segunda etapa do projeto contará com 13 concertos, que começam a partir do mês de março. As apresentações contam com diferentes programas, que mostram ao público o desenvolvimento da música alemã em 250 anos. Além da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, a formação do grupo conta com a participação de músicos monitores da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, solistas de renome e alunos da instituição tatuiana, selecionados em testes no final do mês de novembro passado.

Teatro
O Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo e o um dos eventos mais antigos do Conservatório de Tatuí. Nasceu como "Festival Estudantil de Teatro Amador" no ano de 1977. Ao longo de sua história, ele passou de municipal a estadual tendo, ainda, diferentes denominações até que em 15 de fevereiro de 1982 foi oficializado pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura, pelo Decreto nº 18434. Assim, ele passou a integrar o calendário de eventos culturais do Estado de São Paulo.

O mais longevo evento realizado no Conservatório de Tatuí também teve suas características alteradas ao longo dos anos – passou de competitivo a estritamente artístico e, depois, voltando a reunir ambos os focos (competitivo e artístico) -, sempre mantendo um grande sucesso de público e participantes. Atualmente, o FETESP reúne grupos teatrais do Estado de São Paulo.

Instrumentos
O Concurso Nacional de Luteria "Enzo Bertelli" foi criado no ano de 2008 e é pioneiro no país. Realizado bienalmente, o concurso visa a premiar talentos da fabricação de instrumentos de diferentes modalidades e divulgar a arte de luteria. Os instrumentos que resultam em premiação são integrados ao acervo de instrumentos do Conservatório de Tatuí.

Enzo Bertellié um ítalo-brasileiro de renome internacional, tem trabalhos catalogados no Dicionário Universal dos Lutiers e na Enciclopédia da Tchecoslováquia - espécies de Bíblias desta profissão muito rara e que exige precisão e dedicação. Enzo Bertelli fundou, em agosto de 1980, o curso de luteria no Conservatório de Tatuí.

Outro grande destaque da programação artística de 2012 é a comemoração dos 20 anos da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, que, de acordo com o assessor artístico do Conservatório de Tatuí, Erik Heiman Paes, promete uma programação comemorativa durante este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário