quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Cadastro para transporte de universitários vai até o fim do mês

A Secretaria Municipal da Educação prossegue, nesta semana, o cadastro e recadastro de universitários que recebem subsídio para transporte escolar. Os procedimentos tiveram início no dia 18, quarta-feira da semana anterior, e devem estender-se até o final do mês, conforme a pasta municipal.

Para garantir a ajuda financeira de pagamento das mensalidades do transporte, os universitários devem procurar a sede da Empresa de Ônibus Rosa, à rua Alberto dos Santos, 680, na Vila Dr. Laurindo.

De acordo com a secretaria, tanto o cadastro como o recadastro devem ser realizados até o final do mês. Até a manhã de segunda-feira, 23, a pasta municipal não havia definido prazo limite, em função do período de matrícula e de rematrícula de cada universidade, faculdade ou centro universitário. As instituições possuem datas diversificadas para estes procedimentos.

Para o cadastro, os estudantes devem apresentar três fotos 3 por 4 e duas fotocópias do RG e CPF, comprovante de matrícula e de endereço. Neste último documento, deve constar o nome do aluno ou dos pais ou parentes dele. Para o recadastro, os universitários precisam entregar, na secretaria da viação, uma foto 3 por 4, ou a carteirinha antiga e o comprovante da rematrícula. Também é aceito, como documento, o último boleto do curso quitado.

Os procedimentos são realizados na sede da viação, das 8h às 17h30. Os documentos devem ser entregues a uma funcionária da secretaria, destacada para atender especialmente aos universitários. A medida evita que os estudantes tenham de se deslocar até a secretaria e, depois, até a empresa de transportes.

A ajuda de custo para o transporte é oferecido para quem estuda em instituições de ensino superior das cidades de Sorocaba, Boituva, Itapetininga, Piracicaba, Salto e Itu. No ano passado, conforme a secretaria, aproximadamente 3.000 universitários receberam o subsídio. O total deste ano será contabilizado em fevereiro, pouco depois que os procedimentos se encerrarem.

O valor da ajuda financeira, também segundo a pasta municipal, varia conforme a cidade. O custo a ser pago pelo universitário para a viação é baseado na quilometragem percorrida de Tatuí até o município de ensino.

O cadastramento e o recadastramento dos estudantes do nível superior que estudam em outras cidades e recebem subsídio são realizados anualmente e semestralmente. Em geral, conforme a secretaria, os cadastros acontecem no início do ano (em janeiro) e os recadastros, na metade do ano (no mês de julho).

Ainda conforme divulgou a secretaria, o cadastro e o recadastro não garantem vagas nos ônibus usados no transporte dos universitários. Os alunos devem, para isto, assinar contrato de prestação de serviços com a viação responsável pelo fretamento. Atualmente, o transporte é realizado pela empresa Rosa.
Matéria transcrita do jornal O Progresso de Tatuí, edição 5584, de 25.01.2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário