terça-feira, 29 de julho de 2025

Conservatório de Tatuí promove curso online gratuito sobre pós-produção fonográfica

Ministrada por Zé Pires, docente da FATEC Tatuí, formação tem carga horária de 48h e será realizada entre os dias 19 de agosto e 9 de dezembro pela plataforma Zoom; inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da instituição até 17 de agosto.


29/07/2025 |  Instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo – considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura, o Conservatório de Tatuí abre inscrições para um novo curso de aperfeiçoamento. Intitulada ‘Pós-produção e lançamento de projeto fonográfico’, a formação tem carga horária de 48h, é totalmente gratuita e será ministrada de forma virtual pelo docente Zé Pires entre os dias 19 de agosto e 9 de dezembro, terças-feiras das 19h30 às 21h30. As inscrições podem ser feitas de maneira online por meio do formulário disponível no site da instituição até dia 17 de agosto.

Ao longo das aulas, Zé Pires abordará técnicas de pós-produção de áudio, bem como informações sobre a gestão de projetos fonográficos e fundamentos jurídicos. As pessoas participantes terão noções de aspectos que vão desde a edição, mixagem e masterização, incluindo o manuseio de equipamentos, estações de trabalho de áudio digital (DAW), balanceamento, processamento dinâmico e loudness. Além disso, estudantes compreenderão um pouco mais sobre as possíveis estratégias para um lançamento em formato independente, como fazer uma boa gestão de custos, marketing musical, planejamento de campanhas, distribuição digital e até aspectos legais de direito autoral e fonográfico.

Professor do curso de Produção Fonográfica da FATEC Tatuí em disciplinas de gravação e mixagem, Zé Pires tem graduação em Música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e é mestre em Filosofia da Mente e Ciência Cognitiva pela UNESP. Integrou o corpo docente de instituições como UEL, Universidade do Oeste Paulista e Conservatório de Tatuí, onde também atuou no grupo de Performance Histórica. Combinando expertise acadêmica, conhecimento em produção fonográfica e na área artística, Zé Pires desenvolveu projetos como a Gravadora Experimental da FATEC, além de compor trilhas para espetáculos e documentários. Também é idealizador do Projeto Nau, coletivo que une improvisação e criação musical coletiva.

Ao todo, serão 17 encontros virtuais e gratuitos, que serão ministrados por meio da plataforma Zoom. O curso é destinado a pessoas da área musical em geral que possuam experiência prévia básica em gravação. São 20 vagas preenchidas por ordem de inscrição, o pré-requisito é que estudantes possuam um computador pessoal ou notebook para realizar tarefas sob a supervisão do professor.

As inscrições podem ser feitas por meio do formulário online, de forma gratuita. Acompanhe este e outros cursos por meio do site do Conservatório de Tatuí.

Período do curso: 19 de agosto a 9 de dezembro de 2025
Aulas online: terças-feiras, das 19h30 às 21h30
Local: Zoom
Carga horária: 48h
Total de Participantes: 20
Público-alvo: Músicos, cantores ou instrumentistas com experiência básica em gravação
Pré-requisitos: Importante que o aluno tenha um computador pessoal ou notebook para poder realizar tarefas e praticar o conteúdo teórico com supervisão do professor
Critério de seleção: Ordem de inscrição
Prazo de inscrição: Até 17 de agosto de 2025
Ficha de inscrição: https://conservatoriodetatui-ps.softwaregeo.com.br/seletivo/inscricaoCursoLivre?editalId=161

Doceiras de Tatuí que vendem 'morango do amor' desde 2020 reivindicam título de criadoras da receita

Ainda não há uma confirmação exata de quem teria criado o “morango do amor”, receita que viralizou na internet nas últimas semanas, entretanto, irmãs confeiteiras de Tatuí produzem o doce há cinco anos.

Por Beatriz Jarins, g1 Itapetininga e Região

Doceiras de Tatuí produzem receita do morango do amor desde 2020

29/07/2025 19h13 |  Ainda não há uma confirmação exata de quem seria o criador do “morango do amor”, receita que viralizou na internet nas últimas semanas. Entretanto, irmãs confeiteiras de Tatuí (SP) produzem o doce desde 2020 e "reivindicam" o título de criadoras da receita.

Ao g1, Paula Virgínia, 47 anos, relembra como a ideia de receita surgiu há cinco anos, as doceiras Paula e Cristiane administram as demandas de receitas com as profissões de professora e engenheira química. “Em 2020, eu e minha irmã já trabalhávamos juntas. Não tínhamos receitas, muito menos dicas, foram vários testes até tudo ficar perfeito”.

Após o resultado, o doce entrou para o cardápio disponível da confeitaria para a tradicional Feira do Doce de Tatuí, uma das maiores do Estado.

“Assim, em 23 de julho de 2020, lançamos em Tatuí o tão maravilhoso morango do amor. Porém, estávamos passando pela pandemia da Covid-19 e, mesmo assim, os morangos faziam sucesso”, continua Paula.

“Em 2022, levamos este doce à Feira do Doce de Tatuí e tivemos mais de 3.000 unidades vendidas”, relembra. Nos anos seguintes, as vendas aumentaram: em 2023 foram 3.500 unidades; em 2024 foram 4.500 e, neste ano, houve recorde de venda na Feira do Doce, com mais de 6.000 morangos do amor, com valor de R$ 15 por unidade, segundo a confeiteira.

Doceiras de Tatuí produzem receita do morango do amor desde 2020 — Foto: Paula Virgínia/Arquivo pessoal

O sucesso do doce não é só entre os clientes. As irmãs fizeram a receita em família, no domingo (27), com uma linha de produção que envolviam até as crianças, enquanto o doce foi finalizando com a calda preparada no fogão a lenha. 

Novas receitas

Em 2025, Paula e Cristiane levaram uma nova receita para o cardápio, em que o doce tem a calda parecida do morango do amor ou da tradicional maçã do amor, entretanto, o receito é bem diferente: com biscoito recheado, creme de avelã e brigadeiro branco. 

Doceiras de Tatuí criam novas receitas utilizando a calda cristalizada do morango do amor

“Nós não produzimos o morango do amor todos os dias, estamos cumprindo nossa agenda com doces personalizados. Este ano, lançamos essa nova receita”, conta.

Já a ideia de começar a empreender no ramo de confeitaria surgiu em 2007, ao fazer doces para festas infantis da filha Ana Júlia. “O primeiro doce foi a maçã do amor tradicional, depois vieram os doces personalizados. Desde sempre, começaram a surgir o interesse de compra pelos convidados e, assim, iniciou a comercialização de nossos produtos”.

Doceiras de Tatuí criam novas receitas utilizando a calda cristalizada do morango do amor — Foto: Paula Virgínia/Arquivo pessoal

Doceiras de Tatuí produzem receita do morango do amor desde 2020 — Foto: Paula Virgínia/Arquivo pessoal

GCM de Tatuí captura cinco procurados da Justiça em uma semana

Prisões aconteceram em diferentes pontos da cidade e contaram com o apoio de sistemas de monitoramento inteligente, como a Muralha Digital.


29/07/2025 11:56|  Ações estratégicas e integradas da Guarda Civil Municipal (GCM) de Tatuí, com apoio de tecnologias como a Muralha Digital, resultaram na detenção de cinco indivíduos procurados pela Justiça durante a última semana, de 21 a 27 de julho. As ocorrências ocorreram em diversos bairros da cidade.

Na segunda-feira (21/7), durante patrulhamento pelo bairro CDHU, uma equipe da GCM identificou um indivíduo com mandado de prisão em aberto. A confirmação foi feita através dos sistemas INFOSEG e Muralha Digital. Com o apoio da viatura do Canil, o homem foi conduzido à UPA para avaliação médica e, posteriormente, ao Plantão Policial, onde permaneceu à disposição da Justiça. Ainda na mesma data, outra equipe, em patrulhamento pelo Centro, abordou um suspeito que demonstrou nervosismo ao avistar a viatura. Após pesquisa, constatou-se que o homem era evadido do sistema prisional e possuía condenação por roubo, conforme o artigo 157 do Código Penal. Ele também foi levado à UPA e encaminhado à Delegacia.

Já na quarta-feira (23/7), uma equipe foi informada pela Base Móvel sobre um alerta emitido pela Muralha Digital, indicando que um foragido da Justiça estaria transitando pela área central. O indivíduo foi localizado e abordado. Embora tenha alegado desconhecer o mandado, sua situação foi confirmada na delegacia, sendo liberado após audiência por videoconferência, por se tratar de regime aberto.

Na quinta-feira (24/7), na Rodovia Mário Batista Mori, um homem que caminhava pelo local tentou fugir ao notar a presença da viatura, mas foi capturado após cerco. A consulta nos sistemas revelou um mandado de prisão pelo artigo 157 do Código Penal. Ele foi encaminhado para os procedimentos de praxe e ficou sob custódia da Justiça.

Por fim, no sábado (26/7), a Muralha Digital identificou uma motocicleta cujo proprietário possuía mandado de prisão em aberto. O veículo foi localizado estacionado em frente a um ponto comercial na Rua XI de Agosto. Durante a abordagem, nada de ilícito foi encontrado, mas o indivíduo confirmou sua identidade e, sem apresentar documentação que comprovasse eventual suspensão do mandado, foi conduzido à UPA e à Delegacia, onde permaneceu detido.

DEMAIS OCORRÊNCIAS

No período de 21 a 27 de julho a GCM abordou 42 pessoas e 11 veículos. Houve registro de 19 atendimentos, sendo 5 policiamentos preventivos; 1 apoio a outra instituição; 6 averiguações de atitudes suspeitas; 2 sinistros de trânsito; e 5 capturas de procurados. Foram 8 pessoas presas, 7 do sexo masculino e 1 do sexo feminino; e 3 menores de 18 anos de idade apreendidos, todos do sexo masculino; além de 6 flagrantes: 2 por furto; 1 embriaguez ao volante; 1 por receptação; e 2 resultantes de ocorrências de tráfico de entorpecentes (foram apreendidas 190 porções de cocaína, 104 porções de crack e 13 porções de maconha).

domingo, 27 de julho de 2025

Conservatório de Tatuí lança 5ª temporada de videoaulas gratuitas do projeto ‘Conservatório na Rede’

Com 36 aulas virtuais, iniciativa aborda temas diversos relacionados ao universo das artes cênicas, da música erudita e popular.

Patrícia Costa ministra série ‘Administração de coro a curto prazo’ (Foto: Divulgação)


O Conservatório de Tatuí anuncia a nova temporada do projeto ‘Conservatório na Rede’. Com estreia n dia 24 de julho, a ação prevê o lançamento de 36 videoaulas gratuitas, distribuídas em 9 séries de temas diversos e ministradas por diferentes artistas e profissionais das áreas da música e artes cênicas.

O projeto, que teve início em 2021, chega à sua 5ª temporada trazendo 9 séries em temáticas diversas, que vão desde leitura e produção musical, aprofundamento sobre instrumentos variados, fisiologia da voz, técnicas de palco e iluminação cênica, entre outras. Com objetivo de levar cultura e conhecimento de forma acessível, o ‘Conservatório na Rede’ permite que um amplo número de espectadores tenha a oportunidade de aprender e aprimorar suas noções técnicas e teóricas da área cultural, além de aproximar o público da instituição.

A primeira série do projeto, com lançamento no dia 24 de julho, será ministrada por Patrícia Costa. Intitulada ‘Administração de coro a curto prazo’, a sequência de aulas busca envolver novos participantes em atividades de coral. A partir de reflexões, provocações e especificidades dos coros de curto prazo, a docente apresentará temas como: diferentes formatos de coro; procedimentos, ajustes e particularidades que impactam o êxito de um coro de prazo curto; reflexões e ênfase ao repertório como uma mola propulsora de formações de coral; e a partir da comparação dos procedimentos de quatro áreas distintas, como é possível dar um novo enfoque para a atividade coral, seja ela tradicional ou de curto prazo.

Com licenciatura, mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Patrícia Costa é arranjadora, educadora musical e diretora cênica. Como regente criou e dirigiu por três décadas o projeto coral de instituições como o Colégio São Vicente de Paulo e o Coro Jovem São Vicente a Cappella. É fundadora e diretora do projeto Coro Relâmpago, voltado para adultos, da Oficina de Música de Aveiro. Desde 2020, Patrícia Costa reside na Europa, onde vem expandindo sua atuação e método em países como Portugal e Alemanha. E por meio da junção de linguagens musicais e teatrais, a docente busca aprimorar o canto coletivo expressivo em grupo.

Já a partir de 1 de agosto, o ‘Conservatório na Rede’ lança a série ‘Introdução à leitura musical’, ministrada por Marisa Ramires. Ao longo das aulas, a professora abordará aspectos básicos da linguagem musical, permitindo ao público uma leitura simples, prática e integrada da música. Entre os temas discutidos, destaque para as quatro propriedades do som, identificação auditivas de sons médios, graves e agudos, leitura de partitura, entre outros temas.

Marisa Ramires é professora de música e mestre pela UNESP. Atua também como palestrante e já publicou livros sobre Teoria, Harmonia e Análise Musical. Já integrou o Projeto GURI como consultora pedagógica e, nos anos de 2023 e 2025, ministrou cursos de aperfeiçoamento e atuou como docente convidada no I Encontro Formativo de Professores, ambos no Conservatório de Tatuí.

A nova edição do projeto, que chegou à sua 5ª temporada, inicia no dia de 24 de julho. Para assistir às aulas, basta acessar o canal do Conservatório de Tatuí no YouTube.

SERVIÇO
Projeto Conservatório na Rede – 5ª Temporada
Playlist completa: YouTube

Série 1: Administração de coro a curto prazo
Apresentação: Patrícia Costa
Aula 1: Coro de prazo curto
Aula2: Administração de coro de prazo curto
Aula 3: Repertório para coro de prazo curto
Aula 4: Administração, coral, vôlei e teatro: o que eles têm em comum?

Série 2: Introdução à leitura musical
Apresentação: Marisa Ramires
Aula 1: As quatro propriedades do som
Aula2: Altura do som
Aula 3: Duração do som
Aula 4: Notação musical

Celso de Mello manifesta apoio e solidariedade a ministros do STF e ao PGR

União pelo Brasil

21 de julho de 2025, 14h32, no Consultor Jurídico

O ministro aposentado Celso de Mello, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, enviou uma manifestação de apoio e solidariedade aos oito magistrados da corte que tiveram seus vistos de entrada nos Estados Unidos revogados. A medida foi anunciada na última sexta-feira (18/7) pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio.

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro Celso de Mello manifestou sua solidariedade aos magistrados do Supremo e também ao PGR

Celso também enviou uma mensagem com o mesmo teor ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, outro que foi atingido pela medida de retaliação do governo americano.

Na manifestação, o magistrado afirma que a revogação dos vistos não é apenas um ataque às pessoas atingidas, ao Supremo e à PGR, mas uma afronta à honra e à soberania do Brasil.

“Extremamente arbitrário o ato de ‘revogação’ dos vistos dos ministros do STF e de seus familiares diretos, praticado pelo governo Trump, sob o falso pretexto ‘de perseguição e censura’ (?!!?) que violariam direitos básicos de brasileiros e americanos!”, escreveu Celso. “Mais do que uma ofensa sem causa, essa prepotente deliberação governamental americana, apoiada em fundamento destituído de veracidade (mendaz, portanto), ao investir, absurdamente, contra o Supremo Tribunal Federal e os seus íntegros e honrados magistrados, desrespeita, profundamente, o nosso País e a dignidade do povo brasileiro!”, continuou ele.

Leia a seguir a íntegra da manifestação enviada pelo ministro Celso de Mello aos oito magistrados do Supremo:

Celso de Mello ressalta importância da manutenção da soberania nacional

Respeito ao Brasil

26 de julho de 2025, 13h53, no Consultor Jurídico

Ato pela soberania nacional reuniu dezenas de entidades da sociedade civil na FDUSP (Paulo Pinto/Agência Brasil)

O ministro aposentado Celso de Mello, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, teve uma participação no ato promovido na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, nesta sexta-feira (25/7), pela soberania nacional. O evento contou com a participação de dezenas de entidades da sociedade civil e teve como pauta a defesa dos interesses do Brasil em um momento em que o país se encontra sob chantagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que ameaça colocar em prática na próxima sexta-feira (1º/8) uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros.

Durante o ato, o diretor da FDUSP, Celso Campilongo, leu uma manifestação de Celso. Nela, o ministro ressaltou a necessidade de reforçar a tradição brasileira de manutenção de sua soberania.

Veja a íntegra da manifestação do magistrado:

“Firmar um documento de tamanha importância representa, na presente quadra histórica vivida por nosso País, um dever cívico e político dos brasileiros, pois a defesa da intangibilidade da soberania nacional constitui encargo irrenunciável por cuja observância devemos todos nos comprometer incondicionalmente!

O reconhecimento da plena capacidade do Brasil de governar-se a si mesmo, com fundamento em sua própria Constituição, sem qualquer mínima possibilidade de interferência externa, notadamente por potestades estrangeiras, tem sido ideal perseguido — e pelo qual a nacionalidade sempre se empenhou em manter — em momentos seminais da formação e consolidação de nosso País como Estado soberano!” (CELSO DE MELLO, Turma de ‘69)

sábado, 26 de julho de 2025

'Morango do ódio': como evitar os erros mais comuns na hora de fazer o doce que viralizou

Após a receita do 'morango do amor' viralizar na internet, inclusive com erros, uma confeiteira de Tatuí ensinou o passo a passo para que o doce fique na consistência certa.

Por Beatriz Jarins, g1 Itapetininga e Região com edição do DT


Morador de Itapetininga tenta preparar receita que viralizou  — Foto: João Vitor Domingues/Reprodução

23/07/2025 18h06  |  Após a receita do "morango do amor" viralizar na internet, inclusive com erros, uma confeiteira de Tatuí (SP) ensinou o passo a passo para o doce ficar na consistência certa (confira a receita). Daniele Diniz compartilhou com o g1 dicas práticas para evitar os erros mais comuns e garantir um "morango do amor" perfeito.

João Vitor Domingues, de 21 anos, morador de Itapetininga (SP), tentou produzir em casa e, ao seguir o passo a passo, percebeu que não seria tão fácil.

A ideia de fazer em casa surgiu após ele achar que o valor cobrado pelo "morango do amor" estava caro. "Tive a ideia de fazer o 'morango do amor' em casa, pois fui comprar [um pronto] e estava R$ 16. Falei: 'O quê?'. Fui na feira, comprei uma embalagem com oito unidades da fruta por R$ 10."

Mas o que era para ser um desejo realizado se tornou uma frustração na hora do preparo. "Pensei: 'Vai dar certo'. Aí começou a saga do 'morango do terror', 'morango do ódio'.... Eu achei que ia ser fácil, porque vi vários tutoriais na internet, pensei que não tinha segredo."

"Nossa, deu tanto trabalho para fazer! Eu fiz um, coloquei no refratário, esqueci de untar embaixo e grudou tudo. Tive que fazer tudo novo, foi um rolo…", continua.

Nas redes sociais, João publicou um vídeo do preparo da receita e até brincou na legenda: "Quem será que foi o infeliz que inventou isso? Que trem difícil de fazer". Assista ao vídeo no início da reportagem.

Já em outro momento, o jovem respondeu aos seguidores que perguntaram se ele iria fazer para vender. "Gente, mesmo que dê certo, não vou fazer para vender, pois é perigoso eu jogar o morango na cabeça de um. E para as pessoas que fazem e cobram R$ 16, está barato, suba para R$ 20, pois, olha, nem fiz a calda e já estou largando mão…"

João Vitor Domingues tentou preparar receita que viralizou — Foto: João Vitor Domingues/Arquivo pessoal

Dicas

A receita parece simples, mas a calda exige cuidado. "O ponto da calda é essencial: precisa chegar a uma temperatura exata de 150°C para formar a casquinha crocante sem derreter depois", explica Daniele.

"Se tirar antes do tempo, a calda não endurece. Se passar, pode amargar ou cristalizar. A dica de ouro é usar termômetro e não mexer o caramelo depois que ele começar a ferver. Além disso, o morango precisa estar bem seco para a casquinha grudar direitinho", continua.

Ela começou a produzir o doce há uma semana e já vendeu 200 unidades após a repercussão. "Decidi adaptar a receita com meu toque e colocar à venda. No primeiro dia, a procura foi tão grande que esgotou rapidinho. Cobro R$ 15 por unidade e também ofereço kits para festas e eventos."

Segundo a confeiteira, o sucesso do doce está na combinação de nostalgia e novidade. "É um doce que muitos lembram da infância, das festas e das barraquinhas, mas agora voltou repaginado, com uma apresentação mais bonita e moderna. Além disso, é muito fotogênico, chama atenção nas redes sociais e todo mundo quer experimentar."

Confeiteira Daniele Diniz, de Tatuí, dá dicas para evitar erros na receita do 'morango do amor' — Foto: Daniele Diniz/Arquivo pessoal

🍓 Modo de preparo

A confeiteira compartilhou o modo de preparo com o g1. Confira abaixo:

Brigadeiro de leite em pó

1 lata de leite condensado;
1 caixinha de creme leite;
30 gramas de leite em pó.

Preparo: mistura tudo em uma panela, coloca ao fogo e mexe até o ponto de enrolar (até passar a espátula e ver o fundo da panela). Após o cozimento, é necessário esperar 24 horas, deixando o ingrediente fora da geladeira (ou dentro, caso prefira) para dar o ponto certo da receita.

Calda

250 gramas de açúcar;
120 ml de água;
50 gramas de glucose;
30 gramas de vinagre branco;
Corante vermelho e pó dourado.

Preparo: coloca tudo na panela, mistura e vai ao fogo sem mexer/misturar, e deixa até atingir a temperatura de 150°C. Depois, com os morangos limpos e secos, já cobertos de brigadeiro, é só espetar dois palitos na fruta e girar na calda.

Outra dica de Daniele para que a receita dê certo é evitar deixar o brigadeiro muito mole e não tirar a calda antes de 150°C ou ponto de vidro, e não deixar passar de 155°C, pois ela pode queimar.

Abóbora 'gigante' com mais de 40 quilos surpreende agricultor em Guareí

Abóbora do campo foi plantada pelo agricultor Luiz Vieira, de 83 anos, em Guareí (SP). Segundo engenheiro do Cati, o peso médio desse tipo de legume varia de cinco a dez quilos.

Por Pâmela Beker*, g1 Itapetininga e Região

Segundo o produtor, a abóbora pode crescer ainda mais até amadurecer — Foto: Diana Aparecida Mariano/Arquivo pessoal

24/07/2025 07h24 |  Uma abóbora "gigante", com mais de 40 quilos, surpreendeu o agricultor Luiz Vieira, de 83 anos, morador do bairro Sarandi, em Guareí (SP). O produtor contou ao g1 que o legume não está pronto para ser colhido e vai continuar na plantação por mais algumas semanas, podendo crescer ainda mais.

Segundo Luiz, mais conhecido como "Luiz do Quira", as sementes foram presente de uma vizinha e foram plantadas por ele há pouco mais de dois meses. Como a região enfrentou uma forte onda de frio no início do inverno, ele acordava de madrugada para jogar água nos frutos, controlando a geada e evitando que as folhas queimassem e prejudicassem o crescimento da abóbora.

"Eu sinto muita alegria [com o tamanho do fruto]. Eu estava olhando lá, verificando as abóboras. A planta agradece a visita da gente. Se a gente vai visitar e ter carinho com elas, ela agradecem", completou Luiz.

O agricultor trabalha com plantação há mais de 30 anos. Ele também cultiva café, couve, cebolinha e já chegou a plantar melancia.

No entanto, é a primeira vez que o agricultor colhe uma abóbora desse tamanho. Ele já produziu outras antes, mas nunca com esse resultado. O produtor explicou que usou cama de frango, um subproduto aproveitado em plantações, no solo antes de espalhar as sementes, e acredita que foi essa técnica que ajudou o fruto a crescer tanto.

A abóbora ainda não está madura e deve levar de 15 a 20 dias para ser colhida, o que aumenta as chances de crescimento. Segundo o produtor, o fruto já pesa mais de 40 quilos e mede 50 centímetros de comprimento por 40 de largura.

"Eu me sinto bem em fazer isso, o dom da gente tem que seguir, o talento que Deus dá é fácil para a gente fazer. Esse negócio de plantação é comigo", compartilhou o agricultor.

Ao ver o tamanho da abóbora, Luiz começou a contar do ocorrido para conhecidos, e outros moradores da cidade também ficaram sabendo. Muitos foram até a plantação e se admiraram com o legume. O agricultor pretende vender a abóbora, mas ainda não definiu um preço. Segundo ele, algumas pessoas já demonstraram interesse na compra.

Instalação de pedreira em área rural de Piedade preocupa moradores e prefeituras

Emissão da Certidão de Uso e Ocupação do Solo foi feita em 4 de julho. Com o documento, a mineradora pode solicitar à Cetesb a licença prévia, etapa inicial do processo de licenciamento ambiental.

Por Victor Cardoso, TV TEM com edição do DT

Moradores se preocupam com instalação de pedreira em área rural de Piedade

25/07/2025 20h14 |  O futuro de mais de 300 famílias do bairro Piraporinha, em Piedade (SP), continua incerto. Há 13 anos, os moradores, em sua maioria agricultores, lutam contra a instalação de uma pedreira para extração de rochas e minerais na região, alegando que o projeto causará danos ambientais que colocará em risco as lavouras.

Mais de 300 famílias vivem no bairro de Piraporinha, área de potencial agrícola do município. A zona rural de Piedade é responsável por mais de 50% da economia da cidade. Victor Rodrigues é um dos produtores rurais que demonstra preocupação com a instalação da pedreira. A família dele cultiva hortaliças em uma área de quase 30 hectares.

"Todo mundo está apavorado, onde você vai. Os moradores aqui, 90%, depende da agricultura. Pode ser que afete muitas coisas. Porque a pedra está bem no centro, que de um lado está o [bairro] Piraporinha, pra cá está o [bairro] Gurgel, pra lá tá as Furnas", explica o morador.

O mesmo sentimento é compartilhado por Marcelo Rodrigues, que há mais de 30 anos se dedica à criação de gado, porcos e peixes. "Vai prejudicar muitos de nós aqui. A gente vive disso aqui. Não vai conseguir produzir mais. A gente está querendo evoluir mais, mas fica com medo. O futuro é incerto", lamenta Marcelo.

A Prefeitura de Piedade também acredita que o projeto prejudicará a agricultura e causará danos ao meio ambiente. O secretário municipal de Meio Ambiente, Alvair Ferreira, explica que além da região ser agrícola, o rio que passa pelo local também pode ser afetado pela pedreira.

"Visto que o bairro do Piraporinha é estritamente agrícola. A economia ali é toda voltada à agricultura. Existem vários agricultores próximos àquela área da pedreira. Além disso, existe a nascente do rio Pirapora que é muito próximo dali. A nascente banha o município e também outros municípios vizinhos, como Salto de Pirapora, Araçoiaba da Serra. Existe ali toda uma agricultura familiar que será impactada", ressalta.

Possível instalação de pedreira deixa produtores preocupados em bairro rural de Piedade (SP) — Foto: Fábio Modesto/TV TEM

Entre 2012 e 2025, a MSX Minerais trava uma disputa judicial com a Prefeitura de Piedade para obter autorização para a extração e o beneficiamento de granito no município. Após ter pedidos de certidão ambiental negados, a empresa conseguiu, em 2023, a autorização do Tribunal de Justiça de São Paulo para a emissão da Certidão de Uso e Ocupação do Solo.

No entanto, a decisão judicial não foi cumprida pelo atual prefeito, Geraldo Pinto de Camargo Filho (PSD), que passou a receber uma multa diária de R$ 50 mil pelo descumprimento. O valor acumulado já ultrapassa R$ 16 milhões.

'Hospital de plantas': projeto recupera orquídeas doadas por moradores em Itu

Em apenas um mês, mais de 200 plantas foram recuperadas. Elas são regadas e os talos secos são retirados, entre outros cuidados, para depois distribuí-las em parques e praças.

Por TV TEM com edição do DT

Projeto em Itu recebe doação de orquídeas para revitalizar parques e ruas da cidade


24/07/2025 07h20 |  Um projeto da Secretaria do Meio Ambiente de Itu (SP) permite que moradores doem orquídeas murchas ou debilitadas para serem recuperadas e, depois, utilizadas para embelezar praças e parques da cidade, em uma espécie de renovação de ciclo.

Uma equipe do viveiro do Parque Taboão começou a receber as orquídeas no início de março deste ano. Em apenas um mês, mais de 200 plantas foram recuperadas.

"Ela é um ser vivo que colabora muito com a gente e com o meio ambiente. Então, nós resolvemos fazer essa iniciativa de doação, de resgate e de melhorias. Depois de revitalizadas, vamos direcioná-las para os nossos parques e praças do município", explica Elizabeth Brandão, secretária do Meio Ambiente.

Elizabeth reforça a importância da doação, já que muitas orquídeas acabam morrendo nos supermercados e sendo descartadas, especialmente quando murcham ou perdem as flores. Ela também conta que a planta carrega um antigo mito de ser parasita, o que não é verdade.

"Há um mito de que as orquídeas são parasitas e matam as árvores. Porém, ao longo do tempo, as pesquisas mostraram que, na verdade, não. Elas auxiliam na oxigenação, embelezam, acalmam e têm muitos benefícios", conta.

Para revitalizar as flores, uma análise é feita por profissionais como Lúcia de Brito Silva. De acordo com ela, as orquídeas chegam ao viveiro secas ou murchas. Cada planta é cuidada individualmente. Elas são regadas e os talos secos são retirados, entre outros cuidados.

"Dá um orgulho demais. Temos que gostar do que estamos fazendo, e eu gosto bastante de mexer com plantas. Já imagino as orquídeas pela cidade, florindo", diz.

Quem ensina o passo a passo para reviver as orquídeas é a engenheira agrônoma Ericha Shirozu, que conta que cada flor representa uma história única.

"A orquídea que a pessoa ganha sempre tem alguma história. Então, na hora em que ela não consegue cultivar, dá uma certa frustração. Se puder trazer para cá, para a prefeitura, aqui eles vão cuidar com todo carinho, tentar recuperar e, depois, colocar na árvore", diz.

O objetivo da iniciativa é que, até outubro, dê tempo de recuperar cada uma das orquídeas para que todas estejam prontas para florescer nos espaços públicos.

sexta-feira, 25 de julho de 2025

MIS Tatuí – Conheça o Museu da Imagem e do Som da Capital da Música

CEU das Artes é palco de "Os Saltimbancos" na tarde deste domingo (27)

Espetáculo gratuito reúne música, teatro e talentos locais em uma montagem que promete encantar públicos de todas as idades.


25/07/2025 |  Neste domingo (27/7), às 16h30, o Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes de Tatuí será palco de uma apresentação especial: o concerto “Os Saltimbancos”, em uma vibrante montagem do Instituto Cultural Amadeus, sob a direção musical do maestro Luís Bernardo Trindade.

Ao combinar música e teatro, a produção promete encantar o público com uma experiência lúdica e emocionante. A direção cênica é assinada por Fredy Allan, conhecido por seu papel como Zequinha no programa “Castelo Rá-Tim-Bum”, e conta com a participação da Amadeus Orquestra, além de alunos e convidados do Instituto.

Baseado na clássica obra que atravessa gerações com mensagens de união, liberdade e superação, o espetáculo traz no elenco os personagens Jumento (Marcelo Ferraz), Cachorro (Brayan Dias), Galinha (Tamara Chiavegato), Gata (Esli Torres), Barões (Lucas Petruli e Gabriel Romão) e Baronesas (Letícia Rodrigues e Yasmin Gonçalves).

Contemplada pelo Edital de Cultura nº 02/2023 “Carlos Ribeiro”, da Prefeitura de Tatuí, a apresentação tem entrada gratuita. O convite é para que toda a comunidade prestigie esse espetáculo encantador, que valoriza os talentos da cidade e da região em uma verdadeira celebração à arte, à educação e à coletividade.

"Música na Praça" deste sábado (26) traz repertório de canções e danças da tradição medieval e renascentista

A atração será o grupo TRiOupe, que promete envolver o público em uma verdadeira viagem musical pelos séculos XVI e XVII.


24/07/25 |  Neste sábado (26/7), às 11h, a Praça da Matriz de Tatuí será palco de mais uma edição do tradicional Projeto “Música na Praça”, promovido pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer. A atração será o grupo TRiOupe, que promete envolver o público em uma verdadeira viagem musical pelos séculos XVI e XVII.

Formado por Dagma Eid (alaúde e guitarra barroca), Karine Franklin (canto e alaúde) e Lucas Assis (percussão), o TRiOupe apresenta um repertório repleto de canções e danças inspiradas na tradição das trupes medievais e renascentistas. O espetáculo mescla sonoridades da música clássica com raízes populares transmitidas oralmente ao longo das gerações: tudo com arranjos próprios, cheios de personalidade e sensibilidade.

O trio – que foi contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) – aposta em um olhar artístico que foge das grandes obras consagradas para valorizar o repertório popular da época. É música antiga, sim, mas com leveza, com criatividade e com um toque moderno que aproxima o público de todas as idades desse universo histórico e musical.

O “Música na Praça” convida você a se conectar com a história por meio da música!

Praça Ayrton Senna recebe caravana hip-hop neste sábado (26)

Projeto gratuito leva oficinas, aulas e apresentações da cultura urbana para toda a comunidade.


25/07/2025 |  A Praça Ayrton Senna será palco de muita arte, movimento e expressão neste sábado (26/7), das 13h às 18h, com a realização de mais uma edição da “Caravana Hip-Hop”, que foi contemplada pelo Edital de Cultura nº 02/2023 “Carlos Ribeiro”, da Prefeitura de Tatuí.

A programação incluirá oficinas, aulas e apresentações com o grupo Instinto Urbano e outros coletivos da cidade, reunindo todos os elementos do Hip-Hop – como dança, grafite, MCs e DJs – em uma proposta educativa, interativa e gratuita.

Idealizada por integrantes do grupo de Breaking de Tatuí em parceria com artistas locais da cena Hip-Hop, a Caravana é dirigida por Emerson Henrique, com coordenação de Ricardo Hiroaki Oba. A iniciativa tem como proposta levar os elementos da cultura urbana a diferentes regiões da cidade, promovendo inclusão social, acesso à arte e formação cultural em espaços públicos e acessíveis.

Crianças, jovens, adultos e idosos são bem-vindos para participar, aprender, se expressar e celebrar a força transformadora da cultura Hip-Hop.

Prefeitura realiza sondagem do solo da Praça do Museu

Estudos no subsolo visam identificar causas de danos estruturais e garantir a preservação do patrimônio histórico.


25/07/2025 |  A Prefeitura de Tatuí realizou, no dia 14/7, uma sondagem de solo na Praça Manoel Guedes. A ação teve como objetivo aprofundar os estudos técnicos que visam identificar as causas das trincas observadas na estrutura do prédio do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, importante equipamento cultural e patrimônio histórico do município.

A sondagem integra uma série de análises conduzidas pela equipe técnica responsável pelas intervenções emergenciais no edifício-sede do Museu. A investigação do subsolo é uma etapa fundamental para o diagnóstico preciso da origem dos danos estruturais e para a elaboração de um projeto técnico de adequação, que garanta a estabilidade do imóvel, a segurança dos visitantes e a preservação do acervo histórico ali abrigado.

A iniciativa segue as diretrizes de preservação do patrimônio público e valorização da memória cultural tatuiana. 

Neste momento, o município aguarda a anuência oficial da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo – instituição detentora do imóvel – para dar prosseguimento às próximas etapas do projeto de intervenção.

Durante este período de estudos e intervenções, o atendimento ao público do Museu Histórico “Paulo Setúbal” está sendo realizado, provisoriamente, no Complexo de Memória de Tatuí. O local abriga o Museu da Imagem e do Som – MIS Tatuí “Jornalista Renato Ferreira de Camargo” e o Memorial do Rugby 1928 “Dr. Gualter Nunes”, situado na Av. Domingos Bassi, s/nº, no Jd. Junqueira, esquina com a Av. João Batista Correia Campos (Marginal do Manduca), próximo ao Paço Municipal, e que funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

quinta-feira, 24 de julho de 2025

Prefeitura oferece treinamento de administração de medicamentos

Objetivo é orientar e atualizar cuidadores e familiares de pacientes em atendimento domiciliar quanto às práticas seguras de administração de medicamentos.


24/07/2025 |  A Prefeitura de Tatuí, por meio do Núcleo de Educação Permanente Humanizado (NEPH) da Secretaria de Saúde, convida cuidadores e familiares de pacientes acamados em atendimento domiciliar a participarem de um importante treinamento sobre administração de medicamentos.

A capacitação será realizada na próxima quarta-feira (30/7),às 16h, no auditório do Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” (NEBAM), localizado na Rua Oracy Gomes, nº 551, Centro. A participação é gratuita e os interessados devem confirmar presença pelo telefone (15) 3259-2430.

Ministrado por duas profissionais da área da saúde – Amanda Búfalo, bacharel em Fisioterapia e atuante há três anos na indústria farmacêutica, e Adriane Bastos, bacharel em Farmácia com seis anos de experiência no setor – o treinamento tem como objetivo orientar e atualizar os participantes quanto às práticas seguras de administração de medicamentos no ambiente domiciliar.

Com o lema “Seu cuidado faz a diferença”, a ação busca fortalecer o papel de cuidadores e familiares na promoção da saúde e bem-estar de pessoas acamadas. Além de contribuir para a humanização do cuidado, a capacitação também oferece informações práticas e acessíveis que podem evitar erros e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Participe e atualize seus conhecimentos. Cuidar com segurança também é um gesto de amor!

Polícia prende segundo suspeito de envolvimento em homicídio de jovem em Tatuí

Segundo a polícia, vítima foi deixada na rua com sinais de enforcamento; suspeito tentou fugir pelo telhado

Por g1 Itapetininga e região

Delegacia de Tatuí (SP); Polícia Civil de Tatuí (SP) — Foto: Reprodução/TV TEM

24/07/2025 20h06 |  Um homem que estava foragido foi preso nesta quinta-feira (24), suspeito de envolvimento na morte de um jovem de 23 anos em Tatuí (SP). O crime ocorreu em 11 de junho, no Centro da cidade.

Segundo a Polícia Civil, a vítima foi encontrada já sem vida na calçada de uma casa, na Rua Marechal Floriano Peixoto, com sinais de enforcamento.

Na época, a Polícia Civil e a Guarda Municipal (GCM) foram acionadas e iniciaram as investigações. Imagens de uma câmera de segurança mostraram a vítima sendo carregada por dois homens durante a madrugada.

Testemunhas relataram ter ouvido gritos de socorro no momento do crime. Com base nas imagens e nos depoimentos, os policiais identificaram o primeiro suspeito, que foi localizado em casa e levado à delegacia para prestar esclarecimentos.

Em depoimento, ele contou que os três haviam ingerido bebida alcoólica e drogas antes de uma briga entre a vítima e outro homem. Segundo o relato, a discussão seguiu até a rua, onde a vítima foi deixada com vida.

O homem foi liberado após o depoimento, mas a Justiça determinou a prisão dos dois suspeitos. O primeiro foi preso em 16 de junho. Já o segundo permaneceu foragido até ser encontrado nesta quinta-feira (24).

Ele foi localizado pelo Setor de Investigações Gerais (SIG) escondido em uma casa no bairro Santa Emília. Durante a abordagem, tentou fugir pelo telhado, mas foi detido pelos policiais.

Os dois suspeitos estão presos preventivamente e permanecem à disposição da Justiça.

Polícia conclui que candidato à Prefeitura de Itapetininga forjou ameaças para influenciar eleição

Relatório da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) aponta que o candidato a prefeito Milton de Oliveira Junior simulou trama com apoio de aliado para manipular o pleito de 2024.

Por g1 Itapetininga e região

Polícia conclui que Milton de Oliveira Junior forjou ameaças para influenciar eleição — Foto: Reprodução/TV TEM

22/07/2025 19h42  |  A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Itapetininga (SP) concluiu que o candidato a prefeito Milton de Oliveira Junior (PL) forjou uma ameaça com suposto envolvimento de facção criminosa para influenciar o resultado das eleições municipais de 2024. O relatório final do inquérito policial foi encaminhado ao Ministério Público, que pode oferecer denúncia.

A investigação começou após o próprio Milton Jr., candidato pelo PL, e a coligação “Coragem para Mudar” denunciarem o recebimento de mensagens caluniosas e ameaçadoras por meio do WhatsApp. Segundo eles, as mensagens sugeriam uma trama criminosa para fraudar o pleito, com participação de integrantes do crime organizado e de autoridades públicas.

No entanto, diligências conduzidas pela DIG, incluindo quebra de sigilo de dados e análise técnica de celulares, indicaram que a denúncia foi forjada pelo próprio candidato, com apoio do também investigado Eliabe Venâncio Aires Gonçalves, aliado político de Milton.

Indícios e contradições

De acordo com o relatório da Polícia Civil, o número emissor das mensagens estava salvo nos contatos de Milton antes mesmo da data em que ele afirmou ter recebido as ameaças. A conta de WhatsApp e o chip utilizados estavam vinculados a e-mails pessoais dos investigados, inclusive com autenticação em dois fatores.

A investigação também mostrou que havia troca de mensagens anterior entre os investigados e o número emissor, além de conversas que apontam planejamento de compra de votos, manipulação de enquetes e criação de identidade falsa para registrar o chip usado nas ameaças.

O próprio Eliabe confessou, em depoimento, que criou e entregou o aparelho utilizado para envio das mensagens a um terceiro ligado a Milton Jr. Segundo a DIG, há contradições entre os depoimentos de Milton e os dados extraídos dos celulares, inclusive em relação ao acesso a contas bancárias e e-mails usados na operação.

Os IPs rastreados nas mensagens também foram localizados em endereços profissionais de Milton Jr., o que enfraquece a versão apresentada inicialmente por ele.

Possível crime eleitoral

quarta-feira, 23 de julho de 2025

Câmara de Tatuí divulga edital sobre condições especiais para a realização do Concurso Público

23/07/2025 |  Nesta quarta-feira (23), a Câmara de Tatuí divulgou o edital com o resultado das análises das solicitações de inscrições para concorrer às vagas como pessoa com deficiência (PcD) e das solicitações de condições especiais para a realização do Concurso Público 01/2025. No documento consta a relação dos candidatos que tiveram a solicitação deferida ou indeferida.

O edital pode ser acessado no site da Câmara de Tatuí e no site da VUNESP, nos seguintes links:

CÂMARA DE TATUÍ:
https://camaratatui.sp.gov.br/pdf/concursos/2025/EditalDivulga%C3%A7%C3%A3oPcD.pdf

VUNESP:
https://documento.vunesp.com.br/documento/stream/NzA4ODc3NQ%3d%3d

Os candidatos que tiveram o pedido indeferido e quiserem recorrer da decisão, deverão fazê-lo no período das 10h00 desta quinta-feira (24 de julho) até às 23h59 de sexta-feira (25 de julho), exclusivamente pelo site www.vunesp.com.br, na “Área do Candidato - RECURSOS”, seguindo as instruções.

A prova objetiva para todos os cargos está prevista para ser realizada em 31 de agosto de 2025. Todas as divulgações sobre o Concurso Público 01/2025 serão disponibilizadas nos sites www.vunesp.com.br e www.camaratatui.sp.gov.br, sendo de inteira responsabilidade dos candidatos o acompanhamento das publicações.

Ainda de acordo com o edital, no Item 14.6, todas as informações sobre o Concurso Público serão prestadas pela Fundação VUNESP, por meio do Disque VUNESP e pela internet, no site www.vunesp.com.br, sendo que após a classificação definitiva, serão de responsabilidade da Câmara de Tatuí.

Carol Panesi ministra curso online sobre criatividade musical no Conservatório de Tatuí

Em ‘Criatividade Musical: Improvisação, Composição e Arranjo’, a docente propõe o desenvolvimento da expressão de maneira intuitiva; formação gratuita tem carga horária de 48h e será realizada entre os dias 18 de agosto e 1 de dezembro


23/07/2025 |  O Conservatório de Tatuí anuncia a abertura de inscrições para o curso de aperfeiçoamento ‘Criatividade Musical: Improvisação, Composição e Arranjo’. Ministrada pela musicista Carol Panesi, a ação é uma iniciativa da instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo – considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura. Com carga horária de 48h de duração, a formação é inteiramente gratuita e terá aulas virtuais realizadas às quartas-feiras, das 18h às 21h, entre 18 de agosto e 1 de dezembro. As inscrições podem ser feitas de maneira online por meio do formulário disponível no site da instituição até dia 11 de agosto.

Em ‘Criatividade Musical: Improvisação, Composição e Arranjo’, Carol Panesi propõe o desenvolvimento da expressão de maneira intuitiva, criativa e livre na música. Para isso, a docente usará recursos técnicos e teóricos para que as pessoas participantes possam conhecer e explorar ferramentas de improviso, arranjo e composição. Inspirado pela abordagem da Música Universal – conceito criado por Hermeto Pascoal para descrever uma estética musical que não se limita a estilos específicos, o método aplicado utiliza elementos que vão da tradição popular brasileira a características das culturas musicais regionais do mundo todo, rompendo as barreiras entre música erudita e popular. Com esses princípios, o curso discutirá integração entre ritmo, harmonia e melodia; percepção e memória musical; o uso da intuição como caminho para a improvisação; estudos de composição e arranjo; introdução à Harmonia Universal de Hermeto; e uma pesquisa sobre a voz como um instrumento intuitivo, focada em gêneros populares como o forró, choro, samba e frevo.