segunda-feira, 1 de março de 2021

Região de Tatuí voltou à fase laranja do Plano SP de enfrentamento à covid-19

No caso da vacinação, Tatuí terá imunização para idosos a partir de 80 anos na segunda-feira (1º)

Wilma Antunes, no Cruzeiro do Sul, com copidesque do DT

Região regride à fase laranja do Plano SP. Crédito da foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

26/02/2021 | As 48 cidades do Departamento Regional de Saúde (DRS-16) de Sorocaba regrediram para a fase 2 (laranja) do Plano São Paulo. O governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou as decisões nesta sexta-feira (26), durante a 23ª reclassificação do plano, em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, na capital paulista. As mudanças ocorrem após o agravamento da pandemia de Covid-19 no Estado. As determinações passam a valer a partir do dia 1º de março.

Além de Sorocaba, outras cinco regiões do Estado recuaram no plano. Grande São Paulo, Campinas e Registro estão na fase laranja. As regiões de Marília e Ribeirão Preto regrediram da fase laranja para a vermelha, a mais restritiva. Somente a região de Piracicaba apresentou melhoras significativas e progrediu da fase laranja para a amarela. Com as essas mudanças, 76% da população está em áreas enquadradas na fase laranja e 15% na vermelha. O restante do Estado permaneceu estável, segundo o governo estadual. A ocupação média de leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da região de Sorocaba atingiu 73,2%, de acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

Um decreto publicado nesta sexta-feira, no Diário Oficial do Estado de São Paulo, autoriza e regulamenta fiscalização de aglomerações. O documento concede à Polícia Militar (PM) e Polícia Civil, portanto, à Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), assim como à Vigilância Sanitária e ao Procon-SP, todas as condições de uma força tarefa para fiscalizar e multar promotores de atividades que gerem aglomeração e atuar, se necessário e em caso de resistência, com a prisão daqueles que desrespeitarem o toque de restrição do Estado. O toque de restrição entre 23h e 5h da manhã vai até o dia 14 de março e pode ter sua duração estendida, conforme a avaliação do Centro de Contingência de Coronavírus.

Vacinação

Além da regressão, também foi anunciada a antecipação, em algumas cidades, da imunização para idosos de 80 a 84 anos. Tatuí permaneceu com a data prevista: dia 1º de março. 

Pelo plano estadual, na quarta-feira (3) está prevista o início da imunização para para idosos de 77 a 79 anos. Mas na prática isso vai depender de cidade para cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário