sexta-feira, 5 de março de 2021

Espaço cultural abre inscrições para o projeto "Criança faz Arte"

Com duração de duas horas cada uma, as oficinas são gratuitas, acontecerão aos sábados e têm o objetivo de fomentar a atividade artística local

Divulgação / Prefeitura de Tatuí

05/03/2021 | A Melody Music Arts, espaço cultural contemplado pela Lei Federal nº 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc (LAB), por meio do Decreto Municipal nº 20.657, de 16 de julho de 2020, está com inscrições abertas para quatro oficinas do Projeto “Criança faz Arte”, que serão realizadas no mês de março.

Com duração de duas horas cada uma, as oficinas, gratuitas, acontecerão aos sábados e têm o objetivo de fomentar a atividade artística local, proporcionando um espaço para todos, onde a troca e a multiplicidade de saberes sejam um caminho para a construção de artistas cada vez mais criativos e plurais.

As vagas são limitadas, em virtude da pandemia da COVID-19, e para se inscrever basta acessar o link: https://form.jotform.com/210477907441053.

Mais informações podem ser obtidas com a Melody Music Arts, que está situada à ​rua Marechal Deodoro da Fonseca, nº 601, Centro, telefone (15) 3022-5069, WhatsApp (15) 98180-5736, ou e-mail artsmelodymusic@gmail.com

Oficinas – Confira os temas, dias, horários e breve descrição de cada oficina cultural do Projeto “Criança faz Arte”.

– “Confecção de Máscaras”, dia 13/03, das 10h às 12h, com a professora Fernnanda Késia, faixa etária de 6 a 12 anos. O trabalho artesanal, além de trazer benefícios para a coordenação motora, percepção e foco, é uma atividade divertida e social, que permite uma sensação de bem-estar e melhora na autoestima, onde a criança, além de exercer sua autoexpressão, pode se divertir com aventuras épicas a partir de seus personagens criados. A oficina traz a seus artistas mirins a confecção de máscaras a partir da contação de historinhas, em que todos serão livres para soltar a criatividade em suas obras. O objetivo é incentivar o despertamento da imaginação e desenvolver, com cola, papel e tinta, as habilidades manuais e apresentar uma nova brincadeira, que poderá repetir com amigos e familiares, mostrando para a criançada que, com materiais simples, esquecidos em casa, é possível criar um reino encantado.

– “Oficina de Dança”, dia 13/03, das 16h às 18h, com a professora Ana Laura, faixa etária de 5 a 8 anos. A dança é a livre expressão do corpo e a linguagem dos sentidos impressa nos movimentos. Para a criança, é um universo mágico de possibilidades criativas. A oficina trabalhará a comunicação e a expressão por meio de brincadeiras lúdicas e interativas, desde o alongamento até as danças temáticas produzidas a partir de historinhas. A criança conhecerá a dança das pedras, a dança das bexigas, a dança das estátuas e a dança maluca, entre outras atividades planejadas especialmente para os pequenos. O objetivo é experimentar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos, cultivando a percepção, o imaginário e a capacidade de simbolizar o repertório corporal por meio da dança.

– “Teatro”, dia 20/03, das 10h às 12h, com a professora Tamires Carvalho, faixa etária de 10 a 14 anos. Por meio da linguagem teatral podemos levar a criança a experimentar novas sensações, desenvolvendo assim o seu potencial imaginário, colocando-a a serviço da criatividade na arte e na vida. A oficina de teatro visa explorar, descobrir e desenvolver, através de exercícios e jogos teatrais, as possibilidades de criação e descobertas do corpo, a relação com o outro e com o espaço, a capacidade de observação, a concentração, entre outros. Nesta oficina, a criança, além de descobrir e desabrochar sua expressão, terá toda a vivência de maneira lúdica e divertida, exercitando a imitação e o faz de conta, sendo incentivada a criar e a materializar suas próprias expressões e ideias com montagens de cenas, que serão o produto final da oficina.

– “Musicalização Infantil”, dia 27/03, das 10h às 12h, com o professor Jessé Jackson, faixa etária de 6 a 14 anos. Musicalizar é despertar na criança sua expressão espontânea e trazê-la para um ambiente musical, onde a descoberta se faz por meio dos seus próprios sentidos. A oficina terá como tema “Jobiniando em uma nota só”, onde a criança terá a imersão no universo musical conhecendo a escala de Dó Maior, com jogos e exercícios lúdicos. As crianças conhecerão a música “Samba de uma nota só”, de Tom Jobim, e seus motivos, aprendendo a cantar a canção e fazendo a percepção de suas células rítmicas no ateliê musical, onde serão confeccionados instrumentos com materiais recicláveis, tendo como objetivo final a execução e acompanhamento rítmico feito pelas próprias crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário