quinta-feira, 18 de março de 2021

Câmara deve discutir volta do serviço de 0800 para acompanhamento dos casos de Dengue e Covid

Serviço permitirá ainda denúncias de descarte irregular e redução de focos de mosquito transmissor

18/03/2021 | Reativar os serviços de 0800 criados pela Secretaria Municipal da Saúde para atender a população nos casos de Dengue e Covid-19 urgentemente. Esta é a indicação do vereador e Presidente da Câmara, Antonio Marcos de Abreu (PSDB), apresentada neste mês.

O pedido protocolado na Secretaria da Casa de Leis deve ser discutido na próxima reunião dos vereadores. No documento que será encaminhado à Secretaria Municipal da Saúde, Marquinho pede a reativação o mais breve possível dos serviços. A razão para a urgência é o quadro de contágios no município que só vem aumentando em números. Neste ano, Tatuí soma mais de 5.000 casos positivos de Dengue e mais de 7.800 pessoas infectadas pelo Coronavírus.

A Prefeitura implantou o serviço de ligação gratuita, pelo número 0800-770-1666, em março do ano passado, por meio do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus. Inicialmente, o canal atendia pessoas que buscavam informações sobre a Covid-19. Posteriormente, em abril de 2020, o canal passou a tirar dúvidas da população a respeito dos sintomas da Dengue.

Com a reativação, Marquinho espera que o sistema também permita o acompanhamento em tempo real da situação de saúde das pessoas que testaram positivo para as doenças. Seguindo o mesmo modelo do ano passado, a população poderá, ainda, denunciar locais de descarte irregular de lixo, que facilitam a proliferação do Aedes aegypti, reduzindo focos do transmissor.

“Também é possível a orientação do cidadão, nas diversas situações que podem ocorrer durante seu tratamento, evitando seu deslocamento para as unidades de saúde, protegendo, assim, quem atua na linha de frente”, defende.

Com a medida, Marquinho diz que a Secretaria de Saúde poderá traçar novas estratégias e ações de respostas às doenças com mais segurança e eficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário