sábado, 19 de dezembro de 2020

Equipe de rali de Tatuí está no Deserto de Ica, no Peru, treinando para 2021

As duplas Edu Piano/Solon Mendes, Rodrigo Luppi/Maykel Justo e Bruno Conti/Filipe Bianchini se preparam para a próxima temporada

Território Motorsport está em Paracas para treino no deserto peruano(Divulgação)


Equipe reunida, nesta sexta (18), antes do treino nas dunas do Deserto de Ica (Divulgação)


Piloto de Tatuí, Piano e o navegador Mendes, nas dunas argentinas em fevereiro (Claudio Rieser/Photo-S)

19/12/2020 | A Território Motorsport, com sede em Tatuí (SP), está na cidade litorânea de Paracas, aproximadamente 300 quilômetros de Lima, para um treino intensivo no Deserto de Ica. As enormes dunas e areias desafiantes que já foram palco do Dakar, quando o maior rali do mundo era disputado na América do Sul, foi o local escolhido para equipe acelerar nestes próximos dias. Estão no Peru as duplas de UTVs Edu Piano/Solon Mendes, Rodrigo Luppi/Maykel Justo e Bruno Conti/Filipe Bianchini.

“A equipe veio para cá para treinar algumas técnicas em dunas. Vamos andar em uma das maiores dunas do mundo e será muito produtivo para as provas que pretendemos disputar no ano que vem”, afirma o piloto de Tatuí, Edu Piano, multicampeão dos ralis e chefe da equipe. “É a primeira vez que vou andar no Deserto de Ica e será um ótimo aprendizado, onde vou adquirir mais experiência nessas areias e dunas consideradas bem duras para pilotagem também”, completa o navegador cearense Solon Mendes, com quem Piano conquistou sete de seus oito títulos no maior rali das Américas.

Após o título no Sertões na UT2, a dupla Rodrigo Luppi/Maykel Justo, vice-campeã na geral dos UTVs, volta a se encontrar para esse treino nas dunas peruanas. “Já acompanhei o Dakar quando passou por esse trecho e vi as dificuldades das dunas e um dos trechos de areia mais desafiantes, então estamos empolgados com esse treino”, explica Luppi que está também acompanhado do filho Bruno Conti, 16 anos, que em 2019 foi Campeão Brasileiro de Rally Baja (categoria UTV Start). “Será uma experiência muito boa para o Bruno, uma novidade para ele e também para o Filipe. Com exceção do Maykel, para nós cinco acredito que vamos crescer muito com essa experiência”, diz o piloto de Vinhedo (SP)

Justo que tem no currículo nove participações no Dakar acredita que a experiência será muito proveitosa para o time: “Já competi aqui e foi a parte mais difícil do Dakar. Vamos treinar pelos trechos onde passaram três Especiais, neste deserto que é considerado uma das regiões mais difíceis do Peru e até da América do Sul. Será um treino bem completo e vai exigir bastante da nossa equipe mas vai valer muito a pena”, diz o navegador paulista de Taubaté.

Entre as provas internacionais que a equipe pretende disputar em 2021 está o South American Rally Race (SARR), cuja 2ª edição acontecerá de 17 a 27 de fevereiro, na Argentina.

Sobre a equipe - Com 21 anos, a Território Motorsport, com sede em Tatuí/SP, é uma das equipes mais tradicionais no rali brasileiro. Chefiada pelo piloto Edu Piano (oito vezes campeão do Rally dos Sertões: um na geral dos carros, seis nos caminhões e um nos UTVs), durante 12 temporadas (2002 a 2014) a equipe representou a Ford Racing Trucks/ Território Motorsport e conquistou oito títulos no Caminhões no Sertões. Entre 2011 e 2014, foi a equipe oficial da Troller na competição. Com a Troller Racing/Território Motorsport, o time sagrou-se bicampeão da prova na Production T2. Movido a desafios, a partir de 2016, Piano passou a desenvolver UTVs (Maverick X3 TM) e, desde então, a equipe disputa os Campeonatos Brasileiros de Rally Baja e Rally Cross Country, além do Sertões e o South American Rally Race (Argentina). Em 2018, Piano/Solon Mendes foram Campeões do Sertões nos UTVs (Over Pro), o que lhes garantiu o primeiro título na categoria e o sétimo da dupla recordista da competição. No Sertões 2019 o resultado foi: Piano/Mendes (vice-campeões na UTV Over Pró), Lélio Junior/Weberth Moreira (vice-campeões UTV Super Production) e Rodrigo Luppi/Flavio Bisi (4º na UTV Over Pró). Piano, ao lado de Fausto Dallape, foi Campeão da Mitsubishi Cup 2019, na L200 Triton Sport R e conquistou seu tetracampeonato. Em 2019, Rodrigo Luppi foi vice-campeão do Campeonato Sertões Series (UTV Pró) e Lélio Júnior e Moreira, Campeões do Sertões Series e Vice-Campeões Brasileiros de Rally Cross Country (UTV Super Production). No Sertões 2020, a equipe garantiu três pódios: Luppi/Maykel Justo conquistaram o título inédito para Território Motorsport como Campões na UT2 e vice-campeões na geral dos UTVs; Piano/Mendes foram vice-campeões (UTV Pró), enquanto Lélio/Weberth subiram ao pódio em quinto na UT3. Todos já estão inscritos para edição 2021. No Campeonato Brasileiro de Rally Baja, Nicole Piano/Manuel Ruivo foram Campeões 2020 na UTV Start. Esse foi o primeiro título brasileiro de Nicole, que tem apenas 15 anos e é filha de Edu Piano. 

A Território Motorsport tem patrocínio da Usina Canabrava, Minuano Petróleo, e apoio da SFI CHIPS. Informações: www.territoriomotorsport.com.br, Facebook: @territoriomotorsport e Instagram: @territoriomotorsport.

(Mércia Suzuki)

Nenhum comentário:

Postar um comentário