sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Inmet emite alerta para perigo na queda das temperaturas e chuva no interior de SP

Segundo o instituto, cidades da região de Sorocaba devem registrar acumulado de chuva e quedas de mais de 5ºC nas temperaturas.

Do G1, com edição do DT

Temperatura cai e chove essa semana na região de Sorocaba — Foto: Isabela Fernandes/G1

21/08/2020 | O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas nesta sexta-feira (21) sobre o perigo no declínio de temperaturas para mais de 5ºC em cidades do interior de SP e também para o acumulado de chuva com a chegada da frente fria.

Segundo o instituto, cidades das regiões de Sorocaba e Bauru devem registrar quedas de mais de 5ºC nas temperaturas, como Tatuí, Alambari, Avaré, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Capela do Alto, Cabreúva, Campina do Monte Alegre, Jundiaí, Itapetininga, Tietê, Sorocaba, Itatinga e Itu.

A Defesa Civil Estadual também alertou que as temperaturas mínimas podem variar de 5°C a 10°C nos próximo dias. As baixas temperaturas aumentam os riscos para quem tem doenças respiratórias ou vive em situação de vulnerabilidade.

Além disso, foi emitido um alerta de perigo potencial para o acumulado de chuva. Conforme o Inmet, deve chover entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com tais áreas de risco.

Temperatura caiu na região de Sorocaba — Foto: Isabela Fernandes/G1

Sorocaba

O Inmet informou ao G1 que no sábado (22) o dia amanhecerá nublado e com chuva fraca e isolada. A mínima será de 7°C e a máxima é de 16°C. Já no domingo (22), o sol voltará a aparecer, mas com ele também surgirá nuvens. A mínima prevista é de 8°C e a máxima será de 20°C.

A partir da próxima semana, a previsão é de aumento da temperatura, de segunda-feira (24) a sexta-feira (27), terá baixa umidade.

Chuva e baixas temperaturas

Em todas as áreas do estado de São Paulo faz frio, pois os ventos mudaram de direção, passando a soprar do quadrante sul. A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta quanto à queda abrupta das temperaturas que podem atingir a média de 5ºC na região.

Segundo o Inmet, no sábado, as geadas poderão ocorrer de forma mais generalizada no oeste do estados da Região Sul e também no sul do Mato do Grosso do Sul e Sudoeste de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário