sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Grupo CCR e Marcelo Tas vão mostrar segredos de Tatuí

Ação em dez cidades paulistas usa jornalismo de dados para mostrar informações sobre municípios pelo olhar da mobilidade

Por Propmark com edição do DT

27/08/2020 | O Grupo CCR e o jornalista e influenciador digital Marcelo Tas em parceria com um time de especialistas em big data e em dados criaram uma iniciativa para descobrir e revelar histórias e personagens inusitados de dez cidades de SP.

O projeto “Os Movimentos das Cidades” tem parceria da plataforma de jornalismo de dados Virtù News, responsável pela construção das narrativas; e da Bites, que colaborou com a pesquisa e análise de redes.

A iniciativa foi lançada nesta quinta (27) e começa com o município de Barueri, na Região Metropolitana de São Paulo e comumente conhecida pelo reduto Alphaville, um refúgio para ricos e famosos.

Capitaneado pela CCR, grupo operador de infraestrutura, as informações e dados dessa e de mais nove cidades serão apresentadas por Tas. Ele foi escolhido após metodologia que identificou que o profissional é visto nas cidades paulistas como um jornalista de ampla influência, fonte de informações relevantes e de credibilidade.

Os conteúdos gerados pelo Virtù News serão apresentados em formato de vídeo, podcast, editoriais e nas plataformas digitais do Grupo CCR e de seus parceiros. A primeira etapa do projeto também terá histórias e personagens de Tatuí, Campinas, Sorocaba, Louveira, Osasco, Avaré, Itapeva, Águas da Prata e Bragança Paulista.

De acordo com o diretor de comunicação, marketing e sustentabilidade do Grupo CCR, Tonico Pereira, a iniciativa busca um novo olhar sobre como a mobilidade está integrada à dinâmica das cidades. “Falamos em Movimentos das Cidades porque é isso que entregamos com nossos investimentos em nossas geografias ampliadas: oportunidades, qualidade de vida, geração de renda e muito mais oportunidades. Nossa assinatura como empresa é Viva seu Caminho. Queremos cada vez mais aproximar as pessoas das estórias e suas identidades e culturas”, diz.

Para Tas, a iniciativa une modernas ferramentas de análise de big data e jornalismo de dados, permitindo a construção de novas e curiosas narrativas que levam a diferentes percepções sobre as cidades. “A série trata da história de municípios do estado de São Paulo pelo viés da mobilidade e inovação. Estou aprendendo muito sobre as fascinantes e pouco conhecidas origens das cidades que pensava que conhecia. Vamos encarar com bom humor a ignorância que ainda existe sobre o interior de SP e desmistificar os preconceitos. Tenho me surpreendido com alguns dados, por exemplo: Osasco é o 2º PIB do estado com um polo robusto de statups inovadoras já líderes de mercado; e Louveira- 3º PIB per capita do país, um polo logístico, com taxa de alfabetização acima de 90%”, analisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário