terça-feira, 14 de julho de 2020

Professores reinventam o EAD com sala de aula fora da escola

O formato das aulas virtuais, seus cenários e roteiros, encontraram a "sala de aula fora da escola" no Sítio do Carroção, em Tatuí.


14/07/2020 | As aulas online no período de isolamento social têm despertado preocupação e incerteza em pais de crianças e adolescentes. Para as instituições de ensino, adaptar-se a essa nova metodologia também é um desafio. Mas a batalha maior é para quem está na "linha de frente da educação": os professores.

Como produzir conteúdo que desperte o interesse de alunos, de casa, utilizando para que assistam as aulas, o que eles mais usam para brincar e se distrair: seus celulares e computadores? Neste momento, além de todos os obstáculos oriundos da pandemia, a produção de conteúdo também é um complicador. De que forma ensinar história, geografia, ciências e outras disciplinas, de longe? E mais, como despertar no aluno, o interesse pelo conhecimento, quando ele parece estar em férias permanentes? Diante da adversidade, eles têm buscado alternativas para continuarem com a desafiadora missão de ensinar, em tempos de medo e incertezas.

Mas alguns professores estão revolucionando isso! E para tal, estão mudando o formato das aulas virtuais, seus cenários e roteiros, utilizando uma importante "sala de aula fora da escola" - o Sítio do Carroção, em Tatuí.

Como costuma fazer ao longo do ano com escolas, o Sítio do Carroção se mantém como importante ferramenta no processo de aprendizagem também agora. O resort pedagógico, que há 5 décadas recebe as mais tradicionais escolas do país para estudo do meio, está cedendo suas instalações para que professores gravem aulas utilizando os projetos pedagógicos.

Todas as áreas do conhecimento e competências exigidas na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) servem de parâmetros para os ambientes criados pelo Sítio do Carroção, que estimulam o desenvolvimento dos alunos de maneira divertida. Tudo foi criado minuciosamente para despertar a curiosidade do aluno, desde a arquitetura colonial das pousadas até uma macro maquete de 8.500 m², onde os estudantes podem aprender sobre sustentabilidade, grandes navegações e transformação de energia, assuntos que são abordados no projeto pedagógico "Planeta Terra".

Eleito pelo Discovery Channel como o Melhor da América Latina, o único resort pedagógico do Brasil possui uma área de quase 1 milhão de m², que reúne ampla estrutura de lazer e entretenimento, a cerca de 150 quilômetros da cidade de São Paulo.

O simples fato de diversificar o ambiente das aulas virtuais, mostrando o aprendizado de forma lúdica, instiga o aluno a querer saber mais, sem ficar disperso. A ideia é deixar a criança o mais próximo da realidade, virtualmente.

Por isso essa tarefa árdua só poderia ser realizada pelos também heróis que se reinventam diariamente, para tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário