segunda-feira, 1 de junho de 2020

Como fazer o descarte correto de máscaras e luvas na pandemia da covid-19

O ideal é que as máscaras e luvas sejam lavadas ou passadas na água sanitária antes do descarte.

Texto da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para a Semana do Meio Ambiente

O mundo está tão diferente e a Semana do Meio Ambiente de Tatuí também teve a necessidade de se adaptar aos novos tempos e temas. As máscaras, e também as luvas, se tornaram item obrigatório em nossas vidas e, com isso, houve um aumento na quantidade de resíduos gerados pela população. Mas o que fazer com este novo resíduo após a sua utilização, já que ele não é um resíduo reciclável?

O ideal é que possamos utilizar as máscaras de tecido, pois elas têm uma vida útil maior, gerando assim, uma quantidade menor de resíduos para o ambiente natural.

Mas as máscaras e luvas utilizadas, sejam do material que for, terão que ser descartadas em algum momento e a pergunta é: como descartar pensando que elas podem estar contaminadas com o novo coronavírus?

É importante pensar em segurança coletiva, pois existem pessoas que manipulam o lixo após ele ter saído de nossas casas. São as pessoas que trabalham em empresas de coleta e tratamento de lixo, pessoas que trabalham com reciclagem e catadores de material reciclável.

O ideal é descartar este material no lixo do banheiro, porque o lixo do banheiro é um lixo sanitário e as pessoas não manipulam este tipo de lixo. Se for possível, o ideal é que as máscaras e luvas sejam lavadas ou passadas na água sanitária antes do descarte.

Deve-se utilizar uma sacola que esteja íntegra, ou seja, sem furos, e identificar a sacola, de forma que qualquer pessoa possa reconhecer que é um lixo infectado, um lixo perigoso.

É muito importante colocar este lixo na rua, próximo ao horário que o caminhão de lixo passa na sua casa, para que nenhum animal possa expor este material.

Para completar este processo, é preciso higienizar completamente as mãos com água e sabão ou com álcool em gel. Assim, você fica seguro e garante a segurança de todas as outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário