terça-feira, 14 de abril de 2020

Região Metropolitana de Sorocaba tem 92 casos confirmados da Covid-19

Desde o início da pandemia, cinco mortes foram registradas: 4 em Sorocaba e 1 em São Roque

Larissa Pessoa, no Cruzeiro do Sul, com edição do DT

Mesmo com medidas de isolamento e higiene, número de casos subiu 40% na RMS em cinco dias. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (7/4/2020)

14/04/2020 | “Chega a 92 o número de casos confirmados da Covid-19 nas 27 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).O aumento foi de 40%. Na tarde desta segunda-feira (13), os municípios aguardavam também a confirmação de 715 casos, incluindo 17 mortes suspeitas. Desde o início da pandemia, cinco mortes pela doença foram confirmadas, sendo quatro em Sorocaba e uma em São Roque.

Do total de cidade que integram a RMS, 18 confirmam casos da doença. Na semana passada eram 13 municípios com casos positivos. Outras oito cidades aguardam resultados de exames para a doença e somente Sarapuí não divulgou dados referentes à pandemia.

Sorocaba, sede da RMS, lidera o ranking de casos da Covid-19, com 39 confirmações e 329 suspeitas (incluindo 14 óbitos que aguardam resultados de exames). Conforme o boletim divulgado na noite de ontem, entre os suspeitos há 59 pessoas internadas em hospitais da cidade, sendo 14 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Outros 137 casos foram descartados.

No boletim mais recente divulgado por Tatuí, na manhã desta terça-feira (14), o município informou que dos 13 casos positivos, dois estão hospitalizados em UTIs. Outros 32 casos aguardam exames para confirmar a doença. Na Santa Casa de Misericórdia de Tatuí estão internados em isolamento, com quadros estáveis, um homem de 77 anos e uma mulher, de 76 anos. Ambos aguardam os resultados dos testes. Uma mulher, de 66 anos, caso positivo, está internada na UTI e seu quadro é gravíssimo. Em um hospital particular da cidade estão internados, com suspeitas, duas mulheres de 61 e 87 anos, no isolamento e quadros estáveis, e uma mulher de 67 anos, que está na UTI testada positivo para Covid-19.

Porto Feliz contabiliza, até o momento, seis pacientes confirmados para a doença e 12 casos em investigação, porém o município não divulgou mais detalhes. São Roque e Boituva contabilizam cinco casos confirmados cada. Em São Roque foi confirmada a primeira morte pela doença no sábado. A vítima foi um homem de 67 anos. No município há ainda 29 casos em investigação, incluindo três óbitos. Já Boituva, além das confirmações, conta ainda com sete suspeitas, entre elas uma morte que aguarda resultado de exames.

Itu e Salto também estão empatadas no número de confirmações para Covid-19, com quatro positivos para cada cidade. Salto tem ainda 44 casos suspeitos, entre eles três mortes, enquanto Itu aguarda confirmação de testes para 45 pacientes. Cinco deles morreram.

Números de Tatuí são de  12/04. Atualização no texto feita pelo DT

Nos municípios de Votorantim, Itapetininga e Pilar do Sul há três confirmações para cada. Conforme boletim votorantinense divulgado nesta segunda-feira (13), a cidade conta também com 35 casos suspeitos que aguardam o resultado do Instituto Adolfo Lutz. Destes, oito estão internados, sendo um deles na UTI. A cidade também já teve 15 casos descartados. Em Itapetininga, 47 casos, incluindo uma morte, seguem em investigação. Pilar do Sul tem cinco suspeitas.

São Miguel Arcanjo tem dois casos confirmados de Covid-19, conforme divulgou no domingo, além de cinco casos em investigação e seis descartados. Salto de Pirapora, Alambari, Ibiúna, Mairinque, Araçoiaba da Serra, Araçariguama e Piedade têm cada uma um caso confirmado e juntas aguardam os resultados de testes de 103 pacientes. A situação mais grave ocorre em Ibiúna, que das 37 suspeitas, três chegaram ao óbito. Araçariguama também investiga uma morte.

Aguardando testes

As oito cidades que ainda não confirmaram nenhum caso de Covid-19 aguardam resultados de 23 pacientes. Pilar do Sul e Alumínio têm cinco suspeitas cada; Tapiraí, Iperó e Cerquilho aguardam exames de três pacientes cada, enquanto Tietê e Capela do Alto somam quatro suspeitas, sendo duas em cada município. Jumirim é a única cidade que não possui nenhum caso suspeito ou confirmado da doença.

Recuperados

Do total de 201 confirmados, ao menos 50 pessoas já se recuperaram da doença na RMS após atendimento médico e isolamento domiciliar. Sorocaba já tem 29 pacientes curados, que segundo a SES, retomaram suas rotinas conforme a quarentena.

Das 13 confirmações de Tatuí, onze pacientes também se recuperaram bem da doença e já estão em suas casas. Em Salto, conforme o boletim divulgado no fim da tarde de ontem, dois casos confirmados estão curados e dois ainda estão internados. O mesmo número de curados foi informado por Boituva.

Porto Feliz também divulgou que um paciente recebeu cuidados médicos e já encontra-se sem nenhum sintoma da doença. Votorantim tem 100% dos pacientes infectados já recuperados, pois das três confirmações, todos estão curados. Mairinque, Salto de Pirapora e Araçoiaba da Serra também confirmaram a recuperação dos únicos pacientes testados positivos para a doença. Cada cidade teve um caso até o momento e todos estão curados. (Larissa Pessoa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário