Nosso Jornal Online

Tatuí, 


sexta-feira, 10 de maio de 2019

Frango Ensopado e Mingau de Milho Verde de Tatuí

A Renata Gallo nos ensina como preparar um mingau de milho verde que acompanha um frango ensopado delicioso – a receita típica de Tatuí.

08/05/2019 | Eu nasci em São Paulo, mas cresci no interior, em Tatuí. Em Tatuí brinquei muito de taco e queimada no meio da rua, fiz grandes amigos, me casei e… aprendi a comer mingau de milho verde.

Receita clássica e deliciosa de Tatuí: o mingau de milho com o frango ensopado.

O mingau é um dos pratos mais típicos da cidade, um sucesso de público – pelo menos do público que frequenta a minha cozinha. É só esfriar um pouco para eu chamar os amigos para comerem mingau. E todos adoram. O mingau acompanha um frango ensopado, especialidade do marido, e é servido com algumas gotinhas de limão rosa. Há quem faça também com costelinha de porco como acompanhamento. Mingau de milho salgado pouca gente conhece, mas em Tatuí tem até quem venda o caldo pronto, para agilizar o preparo. Se você não mora na cidade, não tem problema, segue a receita passo a passo. Você não vai se arrepender!

RECEITA de Renata Gallo

RENDIMENTO

4 porções

INGREDIENTES PARA O MINGAU

10 espigas de milho (que renderão 1 litro de caldo de milho)
a mesma quantidade de água (1 litro)
1 colher de sopa de manteiga
1 cebola picadinha
2 dentes de alho picados
1 tablete de caldo de galinha
sal e pimenta a gosto

INGREDIENTES PARA O FRANGO ENSOPADO

1,5 kg de frango em pedaços temperado (eu uso coxa e sobrecoxa cortado à passarinho)
1 colheres (sopa) de açúcar
1 cebola picada
2 tomates picados
1 lata pequena de extrato de tomate
água
cheiro verde

PARA FAZER O CALDO DE MILHO:

Como disse, em Tatuí, o prato é tão típico que tem quem venda o caldo do milho pronto, o que facilita bastante. Mas você também pode fazer, sem essa ajuda. Passe a faca na espiga e, com o mínimo de água, bata o milho no liquidificador. Peneire. Se você achar que ficou ralo demais, junte uma colherada da mistura que ficou na peneira no líquido. Dez espigas dão, em média, 1 litro de caldo de milho. Reserve.

PARA FAZER O MINGAU

Em uma panela, tempere a água, como diz o povo de Tatuí. Derreta a manteiga e refogue o alho e a cebola. Depois junte o tablete de caldo de galinha e 1 litro de água – sempre será a mesma quantidade do caldo de milho. Quando a água estiver quase fervendo, junte o caldo de milho aos poucos. Mexa sem parar por cerca de 30 minutos. Tempere com sal e pimenta.

PARA FAZER O FRANGO ENSOPADO

Em uma panela, polvilhe o açúcar. Assim que ele começar a caramelizar, coloque o frango temperado (com sal, pimenta do reino e limão). O açúcar deixa o frango douradinho, além de dar um gosto especial. Depois de dourar o frango, acrescente a cebola e o tomate. Quando a cebola e o tomate murcharem, junte o extrato de tomate e um pouco de água, para refogar o frango. Deixe cozinhando e, para finalizar, acrescente o cheiro verde picado.

DICAS

Para servir, coloque no prato o mingau de milho e, por cima, o frango ensopado. Tempere o prato com algumas gotinhas de limão, de preferência, o limão-rosa. Fica uma delícia. Eu garanto.

Do site Mapa da Cachaça, com edição do DT

Nenhum comentário:

Postar um comentário