segunda-feira, 1 de abril de 2019

Boituva | Idosa de 102 anos salta de paraquedas com a filha e a neta

Os homens da família fugiram do convite. 'Ninguém quis. Só foi a mulherada. Três gerações de mulheres saltando juntas', diz filha.

Por Eduardo Ribeiro Jr., G1 Itapetininga e Região, com edição do DT

Yukiko Urata, de 102 anos, fez salto de paraquedas em Boituva — Foto: Dina Sakagute/Arquivo Pessoal

01/04/2019 | Uma idosa de 102 anos surpreendeu a família ao dizer sim a um convite inusitado da filha: saltar de paraquedas. Yukiko Urata saltou com a filha Dina Urata Sakagute, de 59 anos, e a neta Karina Tizuka Urata Sakagute, de 26, no Centro Nacional de Paraquedismo, em Boituva, no sábado (30).

Segundo a filha, a idosa ficou muito feliz de ter participado do evento esportivo com a família. Dina conta que o salto foi bem mais tranquilo para a mulher centenária do que a ansiedade para mostrar o vídeo do feito aos parentes.

"No sábado ela estava bem tranquila. Saltou sem nenhum problema. Ficou apenas um pouco cansada. No dia seguinte ela estava super preocupada em passar o vídeo para os parentes verem. Queria que gravasse para levar na casa deles. Sendo que hoje é só postar e todo mundo vê", brinca a filha.

A ideia de saltar

Dina, que mora com a família em Guarulhos, na Grande São Paulo, explica que passava com certa frequência por Boituva e via os paraquedistas no céu.

"Eu sabia que a cidade era conhecida como a 'capital do paraquedismo'. Sempre passava por lá para levar minha filha para Bauru, onde fazia faculdade. E sempre que via dizia que queria saltar. Mas falava sem compromisso, nunca coloquei um prazo para isso", comenta.

Foi uma amiga de Dina, que também era do time "um dia quero saltar", que a incentivou a praticar a atividade esportiva. A filha Karina, que já havia saltado uma vez, motivou a mãe, diz.

O convite inusitado

Dina explica que a família se surpreendeu quando Yukiko levou a sério o convite feito de brincadeira.

As três gerações de mulheres da família indo ao avião para saltar de paraquedas em Boituva — Foto: Dina Sakagute/Arquivo Pessoal

"Eu combinei com a Ana Cláudia [amiga] de saltar. Quando estávamos em casa, conversando com a minha filha, vi que minha mãe estava interessada na conversa e falei brincando: 'Vamos saltar também, mãe?' Na hora ela aceitou".

Um detalhe que chamou a atenção da Dina é que até a mãe centenária queria saltar, mas os homens da família fugiram do convite. "Ninguém quis. Só foi a mulherada. Três gerações de mulheres saltando juntas."

Yukiko ficou animada para saltar, mas a preocupação com a perna dela deixou a filha em dúvida. Dina conta que a mãe precisou colocar uma prótese em uma das pernas depois de fraturar o fêmur, em novembro de 2017, e que por isso não poderia apoiar os pés no chão na hora do pouso.

Ana Cláudia (amiga), Karina, Yukiko e Dina se preparando para salto em Boituva — Foto: Arquivo Pessoal

"Nós compramos só três pacotes para saltar. O meu, o da Karina e o da Ana Cláudia. Minha mãe foi apenas para acompanhar. Mas a vontade era tanta que eu fui conversar com o instrutor e ele me disse que não teria problema, pois o pouso seria ele quem colocaria os pés no chão. Ela não sofreria o impacto", explica.

Sobre a saúde da idosa, a filha conta que não toma nenhum remédio. "Não é diabética, nem hipertensa, não reclama de dores. Lê jornal japonês todos os dias, sempre compro livros porque ela adora ler. Come muita fruta e pouca carne. Levo para assistir musicais, concertos, óperas, circo, shows de música japonesa, enfim, ela não fica 'parada' no tempo."

Yukiko nasceu em 1916. Fez salto em Boituva — Foto: Arquivo Pessoal

Com isso, a família foi logo comprar um pacote para a Yukiko, enquanto ela se preparava para o salto. A avó, filha e neta, junto com a amiga, então embarcaram no voo. Yukiko foi a primeira a saltar, seguida pela filha Dina, a amiga Ana Cláudia e a neta Karina.

Dina conta que a mãe virou uma celebridade no Centro de Paraquedismo após o salto, pois todos que estavam no local queriam tirar foto com ela, inclusive os instrutores. "O pessoal adorou. Todos que estavam lá queriam postar uma foto com ela."

Nenhum comentário:

Postar um comentário