sexta-feira, 15 de março de 2019

Conservatório de Tatuí recebe Jazz Sinfônica Brasil e Trio Corrente na terça, 19

Programação terá master classes às 15h30 e concerto gratuito às 20h00 no Teatro Procópio Ferreira, com entrada gratuita

Jazz Sinfônica Brasil (Foto de Joca Duarte)

O Conservatório de Tatuí recebe nesta terça-feira, dia 19, a orquestra Jazz Sinfônica Brasil. O grupo convidado fará master classes às 15h30 e um concerto às 20h00 com participação do Trio Corrente, conhecido por unir a tradição dos trios de samba-jazz dos anos 1960 à criatividade do jazz moderno. Todas as atividades terão entrada gratuita.

Com formação bastante singular, a Jazz Sinfônica une a orquestra dos moldes eruditos a uma big band de jazz. O resultado é uma sonoridade exclusiva que encanta a plateia por onde passa com seus arranjos contemporâneos e únicos. Um dos grandes nomes da orquestra, responsável por transformar as melodias populares de compositores brasileiros em arranjos sinfônicos, foi Cyro Pereira (1929-2011), maestro dos Festivais da Record dos anos 1960 e um dos fundadores do grupo.

A Jazz Sinfônica Brasil apresenta-se em concertos regulares na capital e interior do Estado de São Paulo. Entre outros, já tocou com Tom Jobim, Milton Nascimento, Gal Costa, João Bosco, Toquinho, Paulinho da Viola, Daniela Mercury, John Pizzarelli, Stanley Jordan, Gonzalo Rubalcaba, Dee Dee Bridgewater e Paquito D’Rivera. Participou de eventos com exibições de filmes, como Encouraçado Poterkin e Metrópolis, tocando sua trilha ao vivo. No cinema, também ganhou seu primeiro documentário, em 2011: A Nave – uma viagem com a Jazz Sinfônica de SP. A orquestra é administrada pela Fundação Padre Anchieta – TV Cultura, e tem direção artística e geral de Antonio Ribeiro.

O Trio Corrente foi formado em 2001 pela união do baterista Edu Ribeiro, do pianista Fábio Torres e do contrabaixista Paulo Paulelli. Desde então, o Trio interpreta de forma única os clássicos do choro e da MPB, além de desenvolver um crescente repertório autoral. Com o primeiro álbum, “Corrente”, gravado em 2005, os músicos ocuparam um espaço vago na cena instrumental brasileira, tornando-se referência no estilo. De lá para cá, o Trio gravou mais três álbuns. Os anos trouxeram ainda mais sincronia ao grupo, e o resultado é um trabalho com notável acabamento musical.

Concerto

O concerto desta terça-feira terá no repertório obras como “Lavadeira do Rio” (Lenine), “Lília” (Milton Nascimento), “Vou festejar” (Dida e Jorge Aragão), “Entardecer & Baião Doce” (Paulo Paulelli), “Garota de Ipanema” e “Modinha” (Tom Jobim e Vinícius de Moraes), “Venezuelana” (Fábio Torres), “Cebola no Frevo” (Edu Ribeiro), “Refém da Solidão” (Paulo César Pinheiro e Baden Powell), “O Bem do Mar” (Dorival Caymmi) e a obra “Choros Concertantes para Trio e Orquestra” (Alexandre Mihanovich), dedicada à orquestra Jazz Sinfônica e ao Maestro Cyro Pereira.

A regência é do maestro Guga Petri, um dos maiores nomes da regência no Brasil. Criou e é o regente titular da Sinfônica de Santos desde 1994, sendo responsável pela visível ascensão e atuação social da orquestra na região. Sua carreira é marcada por sucessos como regente, compositor e diretor musical. Recebeu vários prêmios por seus trabalhos como compositor e diretor musical, entre eles os prêmios Shell, APETESP e APCA.

Master Classes 

À tarde, integrantes da Jazz Sinfônica Brasil conduzirão Master Classes simultâneos em vários espaços do Conservatório de Tatuí, sendo: Clarinete com Anderson Menezes, Flauta com Daniel Allain, Saxofone com Jefferson Rodrigues, Trompete com Junior Galante, Percussão com Luiz Guello, Piano com Fabio Gonçalves Torres, Bateria com Eduardo José Nunes Ribeiro e Baixo com Paulo Paulelli.

SERVIÇO
Jazz Sinfônica Brasil e Trio Corrente
Antonio Ribeiro, direção artística e geral
Guga Petri, regência
Data: 19 de março, terça-feira
Horário: 15h30 (Master Classes) e 20h00 (concerto)
Local: Conservatório de Tatuí/Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário