segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Moradores reclamam de demora na liberação de loteamento em Cesário Lange

Segundo os moradores, há mais de sete anos que os lotes estão sendo vendidos e desde 2015 loteador prometeu que as obras poderiam ser feitas. Prefeitura ainda informou que o loteamento está irregular.

Por G1 Itapetininga e Região, com edição do DT

Moradores reclamam da demora na liberação de loteamento em Cesário Lange

02/12/2018 | Moradores de Cesário Lange (SP) reclamam da demora da liberação do loteamento "Jardim Paineiras", localizado no bairro Jardim das Flores.

Segundo eles, há mais de sete anos que os lotes estão sendo vendidos e que, em 2015, o loteador da área afirmou que as construções estavam liberadas. Na época, muitos moradores deram início às obras. Contudo, o local continua sem ruas e infraestrutura.

O morador Rômulo Silva conta que comprou um terreno em 2011 e que nada foi liberado. “Tem sete anos que a gente comprou e estamos amargando esse prazo, inclusive pagando aluguel que não é barato na nossa cidade. Isso torna muito dificultosa a nossa vida. É um dinheiro que onera a gente, faz falta para outras coisas, e poderíamos estar com a casa já, livre dessa despesa. Eu já paguei, tenho o comprovante, e não recebi o lote”, diz.

Moradores pedem dinheiro de volta após demora na liberação de loteamento em Cesário Lange — Foto: Reprodução/TV TEM

O eletricista Bruno de Oliveira Machado também comprou um lote, em 2015. Ele afirma que paga aluguel, e que viu no empreendimento uma oportunidade de ter a casa própria. “Mais de 30 pessoas na mesma situação. Um compra um lote, outro compra dois, e estamos sem resposta nenhuma. A gente pediu a devolução do dinheiro, já que vão demorar. Mas não tem um prazo definido para podermos fazer a construção. A gente não consegue pagar o aluguel sendo que compramos para sair do aluguel, sair desse gasto mensal”, afirma.

João Carlos de Moura afirma que construiu o prédio que seria usado para venda de água e gás. A ideia era parar de pagar aluguel do comércio que ele tinha na cidade. O investimento foi alto e João diz que precisou fechar a empresa. Porém, ainda não conseguiu inaugurar o novo prédio, pois o local não tem rede de água e esgoto, e a rua só é asfaltada porque não faz parte do loteamento.

“Eu ia ter meu próprio estabelecimento no local onde poderia gerar mais emprego, dar uma melhor qualidade de serviço para clientes, mas isso não aconteceu. O prédio eu terminei em 2016 e até agora não pude nada. Está embargado, porque o loteamento total é irregular. Creio que tive um prejuízo de mais de R$ 500 mil”, diz.

Moradores de Cesário Lange reclamam de demora na liberação de loteamento — Foto: Reprodução/TV TEM

Aline Cristiane da Costa Rodrigues afirma que comprou um terreno em janeiro deste ano e está pagando as parcelas. Ela conta que a dona do terreno disse que tudo ficaria pronto em julho deste ano.

“Eu não tinha nem ideia do que estava rolando. Já faz sete anos que está nesse pé. Eu fiz investimento, dei uma entrada para ela, estou pagando as parcelas, até falei que queria devolução do que dei de entrada e não pagaria mais as parcelas. Então, me falaram que não tem como me devolver esse valor porque não tem o dinheiro”, diz.

Os moradores afirmam também que procuraram ajuda da Prefeitura e da Câmara Municipal, mas nenhuma providência foi tomada. Eles também dizem que já fizeram várias reuniões com os responsáveis pela área.

A reportagem da TV TEM tentou contato com o engenheiro responsável pelo loteamento, mas não obteve retorno. Já a Prefeitura de Cesário Lange afirmou que a empresa tem um pedido de diretrizes para implantação de loteamento e que neste ano foi solicitado novas diretrizes de acordo com as exigências da Cetesb.

A prefeitura ainda informou que o loteamento está irregular porque não tem aprovação final da grupo de análise e aprovação de projetos habitacionais do estado de São Paulo, prefeitura e registro junto ao Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Tatuí.

A prefeitura informou também que nenhum morador registrou reclamação, mas que os donos da construtora já foram notificados e multados.

O Executivo participou de reuniões com representantes e responsáveis técnicos da loteadora para que a situação seja resolvida o mais rápido possível.

A Câmara Municipal informou que não tem nenhum pedido protocolado sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário