sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Música clássica e popular agitam o Conservatório de Tatuí

3ª Mostra de Prática de Conjunto apresenta Banda Sinfônica Infantojuvenil, Cameratas de Violões e Big Band Jovem, todos com entrada gratuita


O Conservatório de Tatuí promete agitar a cidade neste mês com concertos gratuitos de 18 grupos musicais, que tocam do clássico ao popular. É a 3ª Mostra de Prática de Conjunto 2018, que começou nesta semana e segue até o dia 27 de outubro. Banda Sinfônica Infantojuvenil, Cameratas de Violões e Big Band Jovem são as próximas atrações.

Formada por aproximadamente 40 instrumentistas, alunos da tradicional escola de música tatuiana, a Banda Sinfônica Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí apresenta-se neste sábado, dia 6, às 11 horas, no Teatro Procópio Ferreira. De acordo com o professor responsável, Marco Almeida Junior, o repertório terá “The Airships”, de George Sweet; “O morning star! How fair and bright”, de Johan Sebastian Bach; “Rising star”, de Samuel Hazo; “Legend of Phantom Canyon”, de James Curnow; e “Band class swing”, de Andrew Balent.

Ainda no sábado, dia 6, às 18 horas, as Cameratas Juvenis e Jovem de Violões do Conservatório de Tatuí apresentarão um concerto só com músicas brasileiras. Segundo a professora responsável, Márcia Braga, o programa é uma homenagem a compositores consagrados, como Chiquinha Gonzaga, Lupicínio Rodrigues, Waldemar Henrique, Américo Jacomino, Mário Zan, Geraldo Vandré, Waldir Azevedo e Ary Barroso, entre outros. 

Na terça-feira, dia 9, quem sobe ao palco é a Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí, com o professor Joseval Paes. No repertório, músicas nacionais e internacionais, como “Cute”, de Neal Hefti; “Manhã de Carnaval”, de Luiz Bonfá; “Mr. Lucky”, de Henry Mancini; “O amor em paz”, de Tom Jobim; “Tall cotton”, de Sammy Nestico; “Estamos aí”, de Maurício Einhorn e Durval Ferreira.

A Mostra segue durante todo o mês de outubro, com várias outras apresentações, incluindo: Jazz Combo Jovem, Grupo de Performance Histórica Jovem, Grupo de Choro Jovem, Coro Infantil, Coro de Câmara, Coro Jovem, Orquestra de Violoncelos, Camerata de Cordas Jovem, Grupo de Percussão Jovem, Orquestra Sinfônica Jovem, Banda Sinfônica Jovem e as Orquestras de Cordas Infantil, Infantojuvenil e Juvenil do Conservatório de Tatuí.

A Prática de Conjunto é uma disciplina obrigatória em todos os cursos da instituição, que garante aos estudantes de música da escola a oportunidade de tocar em conjunto com outros instrumentistas nas mais variadas composições: orquestras, cameratas, bandas, big band, jazz combo, coros e muito mais. É considerada uma parte fundamental na formação profissional, pois prepara o aluno para trabalhar em equipe, com consciência de todas as implicações éticas e hierárquicas da interação, sempre sob a orientação de professores fortemente qualificados. 

A coordenação é do professor Luciano Pereira, que iniciou seus estudos em Capivari-SP. É formado pelo Conservatório de Tatuí e diplomado pelo Instituto de Artes da UNESP, com especialização em clarinetes históricos pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e mestrado em Música pelo Instituto de Artes da Universidade de Campinas (Unicamp). Dentre seus mestres estão Ely Jacob Hessel, Joel Barbosa, Sérgio Burgani, Luís Antonio Montanha, Walter Boeykens (Bélgica), Mônica Lucas e Helena Jank.

Desde 2004 integra o Sexteto Harmoniemusik, único grupo no Brasil especializado na música para sopros do século XVIII. Participa frequentemente de concertos e gravações voltados à performance histórica, além de ministrar palestras e master classes em diversas instituições de música no Brasil. É professor de História da Música, Teoria e Percepção Musical e Clarinete no Conservatório de Tatuí e, atualmente, recebe orientações do Prof. Edmílson Nery.

Apoio Cultural – O Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de CCR SPVias e Coop.

SERVIÇO
3ª MOSTRA DE PRÁTICA DE CONJUNTO 2018
Luciano Pereira, coordenação

Banda Sinfônica Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí
Marco Almeida, professor responsável
Data: 06/10/2018
Horário: 11h00

Cameratas Juvenis e Jovem de Violões do Conservatório de Tatuí
Márcia Braga, professora responsável
Luciano Pereira, coordenação
Data: 06/10/2018
Horário: 18h00

Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí
Joseval Paes, professor responsável
Luciano Pereira, coordenação
Data: 09/10/2018
Horário: 20h00

Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário