terça-feira, 9 de outubro de 2018

Começa nesta quinta-feira a 4ª Mostra Téspis de Teatro do Conservatório de Tatuí

Evento reúne sete espetáculos produzidos por grupos de Tatuí, Sarapuí e Sorocaba, de 11 a 14 de outubro, com entrada gratuita

Mulher Sem Fim - Paola Bertolini

O Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí realiza, de 11 a 14 de outubro, a 4ª Mostra Téspis de Teatro, com apresentação de sete espetáculos produzidos por grupos da cidade e da região. As peças serão encenadas no Teatro Procópio Ferreira, Sala Preta de Artes Cênicas e Praça da Matriz de Tatuí, todos com entrada gratuita.

A Mostra começa nesta quinta-feira, dia 11, às 19 horas, com “O Dragão Verde”, da Cia. de Teatro de Sarapós (Sarapuí-SP). Inspirada no episódio bíblico de Davi e Golias, a peça traz a divertida história do reino de Verdes Campos na luta contra o terrível Dragão Verde. “A história nos faz viajar pelo universo lúdico e encantador da princesa Filosel Aurora e do corajoso Pedrinho, provando que o amor, a amizade e a sabedoria podem superar qualquer obstáculo — seja ele um dragão verde, um monstro pavoroso ou o que mais a imaginação permitir”, descreve o grupo. A classificação é livre e a direção é de Gustavo Barros.

Na sexta-feira, dia 12, às 14 horas, a Cia. Exodus Art’s (Tatuí/Sorocaba-SP) apresenta, na Praça da Matriz de Tatuí, “Era uma vez um pangaré”. Com uma atmosfera totalmente lúdica e classificação livre, o texto fala de Vitória, que tem como seu melhor amigo um pangaré. Após serem separados, a menina sai à procura dele e encara uma trajetória repleta de aventuras e brincadeiras. A direção é coletiva.

No mesmo dia, às 16 horas, a Cia. de Teatro Companheiros de Armas (Sorocaba-SP) encena “Terríveis aventuras de Digo e Dado”. Com criação e direção de Celso Stefano e Jéssica México, a obra conta a história de Dado, um palhaço sabichão, que apronta mundos e fundos com seu leal aliado, o palhaço Digo. Cansado de sempre ficar por baixo, Digo tenta reverter a situação, mas Dado tem uma carta na manga: ele tem um novo amigo, que veio do mundo dos mortos e pode mudar tudo. A classificação recomendada é para crianças a partir de 10 anos. 

Ainda na sexta-feira, às 19 horas, a Trupe de Teatro Garagem e Cia. (Tatuí-SP) sobe ao palco do Teatro Procópio Ferreira com “O pequenino grão de areia”. Com comédia e romance, o espetáculo trata da história de um pequenino grão de areia Sonhador, que se apaixona por uma estrela. Então, aparecem vários grãos com características próprias, tentando convencê-lo de que este é um amor impossível. Mesmo assim, o grão se sente cada vez mais próximo da estrela e não desiste de seu sonho de encontrá-la. Para isso, ele precisa de uma boa ideia que o leve até a sua amada. A classificação é livre e a direção é de Paula Fernanda.

Sábado, dia 13, às 19 horas, o Teatro Procópio Ferreira recebe “Contos caipiras de terror da vovó”, do grupo ArteemQ (Tatuí-SP). Nesta peça de classificação livre, os netos da vovó Antonieta – Julinho, Soninha e Chico – relembram três contos de terror que a vovó contava no sítio: uma lenda clássica do folclore brasileiro, uma história de fantasma e um acontecimento interestelar. A direção é de Gabriel Tonin.

No domingo, dia 14, às 18h30, o Grupo Asas (Tatuí-SP) recebe o público do Teatro Procópio Ferreira no Foyer Mário Covas com a peça “Negrice”: a história de uma menina e sua avó Nair, que ama contar histórias, enquanto passa o café. A classificação é livre.

Em seguida, às 19 horas, o Grupo Pró-Posição (Sorocaba-SP) encerra a Mostra com “Mulher sem fim”, de Andréia Nhur. Construído por pequenos quadros narrativos, falados e cantados, o espetáculo traz uma performer, que se identifica como mulher e apresenta inúmeras versões de si mesma, transitando entre dança, teatro, música, performance e multilinguismo. O texto, que tem classificação livre, aborda convenções, memórias e estereótipos relacionados ao universo feminino, que vão desde Madame Bovary, Lady Macbeth, uma macaca selvagem, Carmen Miranda até Dadá, a cangaceira. 

Com coordenação de Fernanda Mendes e Rogério Vianna, a Mostra Téspis é uma oportunidade para que ex-alunos da instituição e artistas em geral divulguem os trabalhos que têm desenvolvido profissionalmente. O nome é uma homenagem ao grego Téspis de Ática, considerado o primeiro ator do Ocidente a representar um personagem numa peça teatral. A 4ª Mostra Téspis de Teatro do Conservatório de Tatuí tem apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, da CCR SPVias e Coop.

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de CCR SPVias e Coop.

SERVIÇO
4ª Mostra Téspis de Teatro do Conservatório de Tatuí
Fernanda Mendes e Rogério Vianna, coordenação

Espetáculo: “O Dragão Verde”, de Maria Clara Machado
Cia. de Teatro de Sarapós – Sarapuí-SP
Gustavo Barros, direção
Data: 11/10/2018
Horário: 19h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
Classificação: Livre

Espetáculo: “Era uma vez um pangaré”
Cia. Exodus Art’s
Direção coletiva
Data: 12/10/2018
Horário: 14h00
Local: Praça da Matriz de Tatuí-SP
Evento gratuito
Classificação: Livre

Espetáculo: “Terríveis aventuras de Digo e Dado”
Cia. de Teatro Companheiros de Armas
Celso Stefano e Jéssica México, direção
Data: 12/10/2018
Horário: 16h00
Local: Sala Preta de Artes Cênicas
Rua Quinze de Novembro, 63, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
Classificação: Livre

Espetáculo: O pequenino grão de areia”
Trupe de Teatro Garagem e Cia. – Tatuí-SP
Paula Fernanda, direção
Data: 12/10/2018
Horário: 19h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
Classificação: Livre

Espetáculo: “Contos caipiras de terror da vovó”
Grupo Arteemq
Gabriel Tonin, direção
Data: 13/10/2018
Horário: 19h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
Classificação: Livre

Espetáculo: “Negrice”
Grupo Asas
Adriana Afonso, direção
Data: 14/10/2018
Horário: 18h30
Local: Foyer Mario Covas – Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
Classificação: Livre

Espetáculo: “Mulher sem fim”
Grupo Pró-posição
Andréia Nhur, texto, criação e performance
Data: 14/11/2018
Horário: 19h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário