terça-feira, 24 de julho de 2018

Estiagem compromete safra do trigo em Quadra

Produtividade deve cair pela metade em algumas plantações da região

Por Nosso Campo, TV TEM, com edição do DT

Estiagem compromete safra do trigo em São Paulo (Foto: Reprodução/TV TEM)

22/07/2018 - Silvio Frateli plantou trigo em maio numa área de dois mil hectares. A lavoura vai bem nos 400 hectares irrigados. No restante, o resultado é desanimador por causa da falta de chuva.

O desenvolvimento do cereal foi desigual e, para piorar, houve o aparecimento de fungos, o que requer tratamento e acaba aumentando os custos. Os meteorologistas dizem que o inverno deve ser mais seco que em outros anos, com temperaturas mais elevadas.

Estiagem compromete safra do trigo em São Paulo

Silvio esperava colher 60 sacas por hectare, mas, com a estiagem, a produtividade já caiu pela metade. Ele torce pela chuva para que a situação não piore.

No ano passado, a produção de trigo na região foi de 22 mil toneladas. Em todo o Estado, chegou a 260 mil. Agora, os números caíram. De acordo com a Conab, a safra atual deve ser de no máximo 247 mil toneladas em São Paulo.

Na fazenda de Robson de Oliveira, em Quadra (SP), são 160 hectares plantados com trigo. A área não é irrigada, o que comprometeu a produção. Robson trabalha com trigo há 10 anos e conta que nunca viu uma estiagem tão forte.

A média de produção deve cair de 70 para 20 sacas por hectare. Isso se voltar a chover. Para evitar perdas futuras, ele decidiu investir em um sistema de irrigação. Pelo menos 25 hectares não vão mais depender só de chuva.

Normalmente, a colheita do trigo é feita na segunda quinzena de setembro. O agrônomo Célio José Valdrighi diz que ela deve atrasar um pouco, o que pode afetar também o plantio da soja e do milho, na safra de verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário