quarta-feira, 27 de junho de 2018

Cia. Cênica apresenta em Tatuí espetáculo que homenageia o samba paulista

Grupo de teatro de São José do Rio Preto/SP traz “Virado à Paulista” nesta sexta, dia 29 de junho, abrindo a Jornada da Gestão Cultural. Por meio do ProAC, companhia irá refazer caminhos do gênero em solo paulista

Virado à Paulista - Neto Chiacchio

27/06/2018 - Cortejo de rua que homenageia o samba paulista, seus compositores e intérpretes, o espetáculo “Virado à Paulista”, da Cia. Cênica, de São José do Rio Preto/SP, chega a Tatuí nesta sexta-feira, dia 29 de junho. O espetáculo será apresentado às 18h, abrindo a Jornada da Gestão Cultural, realizada no Museu Histórico Paulo Setúbal. 

Após a apresentação, haverá bate-papo com o público sobre o espetáculo e o tema abordado. Nomes como Geraldo Filme, Dionísio Barbosa, Henricão, T. Kaçula, Paulo Vanzolini e Adoniran Barbosa, entre outros, estão presentes no cortejo, que conta com a participação do público e propõe uma viagem que tem como portos as raízes africanas, os encontros na Festa do Bom Jesus de Pirapora, os cordões carnavalescos, a institucionalização do Carnaval, a resistência do samba de raiz, a intolerância religiosa e o preconceito racial.

A apresentação de “Virado à Paulista” em Tatuí integra a circulação iniciada em março pela Cia. Cênica, que percorrerá ao todo 12 cidades do estado de São Paulo. A circulação busca refazer os caminhos e descaminhos da história do samba paulista - das raízes do samba rural às formas assumidas nos dias atuais. Neste mesmo fim de semana, o grupo também apresenta o espetáculo em Quadra e Capivari.

O projeto de circulação do espetáculo foi contemplado pelo edital de Circulação de Artes Cênicas para Rua do ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo. Em Tatuí, a apresentação tem a parceria do Museu Histórico Paulo Setúbal. O projeto pode ser acompanhado pelo site www.ciacenica.com.br. Todas as atividades têm acesso gratuito.

“Virado à Paulista”, que estreou em 2015, participou do Circuito Sesc de Artes em 2016 e circulou na cidade de São José do Rio Preto em 2017 com o apoio do Prêmio Nelson Seixas, da Secretaria Municipal de Cultura.

Sobre a Cia. Cênica

A Cia. Cênica é um grupo de repertório criado em 2007 em São José do Rio Preto/SP que realiza pesquisas e ações culturais a partir dos eixos: o popular não apenas como linguagem e temática, mas como meios de produção e difusão cultural; dramaturgia autoral; música ao vivo enquanto elemento dramatúrgico e ocupação de ruas e espaços não convencionais.

Atualmente, a Cia. possui oito espetáculos em circulação: “Acordes”, “Auto da Anunciação”, “Por Quê?”, “Sabiás do Sertão – Teatro musical brasileiro em um ato, uma chegança e uma andança”, “Virado à Paulista”, “Terra abaixo, Rio acima”, “A Cor Silva” e “Queijo & Goiabada, das canções que você não autorizou pra mim”.

SINOPSE:

Em Pirapora do Bom Jesus, batucadas dos mais diversos estilos e origens deixaram os barracões e ganharam as ruas! Em homenagem àqueles que com muito ritmo, resistência e poesia compuseram a história do samba paulista, músicos e atores da Cia. Cênica conduzem, neste espetáculo-cortejo que conta com a participação do público presente, uma longa viagem que tem como portos as raízes africanas, o samba rural, os cordões carnavalescos, a institucionalização do samba, a intolerância religiosa e o preconceito de cor.


FICHA TÉCNICA:
Roteiro: Fagner Rodrigues e Simone Moerdaui
Direção: Fagner Rodrigues
Orientação musical: José Maria Guirado e Márcia Morelli
Elenco e músicos: Beta Cunha, Cássia Heleno, Clara Tremura, Diego Guirado, Fabiano Amigucci, Fagner Rodrigues, Glauco Garcia, Jaqueline Cardoso, Márcia Morelli e Simone Moerdaui
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre para todos os públicos
Gênero: Teatro Musical Brasileiro
Cia. Cênica na internet: www.ciacenica.com.br | Facebook: @cia.cenica | Instagram: @ciacenica

SERVIÇO:
Espetáculo “Virado à Paulista”, da Cia. Cênica
Dia: 29/06 (sexta), 18h
Local: Praça Manoel Guedes, 98 (Praça do Museu Histórico Paulo Setúbal), Tatuí
Gratuito
Realização: Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura do Estado, através do ProAC (Programa de Ação Cultural)
Parceria: Museu Histórico Paulo Setúbal, equipamento de cultura da Secretaria de Esportes, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude da Prefeitura de Tatuí

Nenhum comentário:

Postar um comentário